O batismo é um ritual praticado em muitas religiões, e tem como finalidade purificar e consagrar a pessoa que está sendo batizada. No Cristianismo ele é amplamente praticado, sendo uma tradição muito antiga, que teve início por volta do século III.
Há vários tipos de batismo, vamos conferir alguns deles:
Batismo na Água
Esse é o batismo que é realizado em recém-nascido na Igreja católica, durante o ritual a cabeça da criança é molhada três vezes, dessa forma ele estará iniciando sua vida de fé em jesus. O ato de ser submerso faz alusão a morte de Jesus, e a ideia de emergir sendo uma pessoa que se encontra agora na fé de Jesus, assim ele como ele voltou em sua ressurreição.
O batismo na água é bem comum e a maioria das pessoas nascidas de pais católicas passa por esse ritual.
Vamos conhecer agora o Batismo no Espírito Santo, um tipo diferente de batismo e menos recorrente.
Batismo no Espírito Santo
O batismo do Espírito Santo é quando um cristão recebe a unção do Espírito Santo, e a partir de então recebe diversas glórias em sua vida. O Batismo do Espírito Santo não é realizado em todas as igrejas, algumas não acreditam nesse ritual, também há certa discrepância entre o momento que ele ocorre. Muitas religiões acreditam que o fato de aceitar Jesus em sua vida já o tornará batizado no Espírito Santo, já outras acreditam que esse processo acontece após um tempo. Para algumas igrejas, quando a pessoa começa falar em línguas diferentes do seu idioma normal é que ela recebeu o batismo no Espírito Santo.
Na prática o batismo no Espírito Santo tem dois significados diferentes, existindo uma forma de conversão e a outra sendo uma experiência poderosa com o Senhor.
A conversão ocorre quando uma pessoa aceita Jesus como o salvador, e então ela passa a receber o Espírito Santo. Na bíblia há algumas passagens que caracterizam tal ato:
- “Nesse primeiro sentido, todos os salvos são batizados no Espírito Santo” (1 Coríntios 12:13). – A ideia de que aceitar o Senhor já torna a pessoa batizada no Espírito Santo.
- “Através do Espírito Santo, entendemos realidades espirituais e as palavras da Bíblia ganham sentido” 1 Coríntios 2:12-13 – A pessoa irá passar a ter entendimento da Bíblia.
- “O Espírito Santo nos convence que somos filhos de Deus e que fomos perdoados” (Romanos 8:16) – Confirma a ideia de salvação.
Além disso, há a possibilidade de o Espírito Santo tomar posse do seu corpo, no geral é ter uma experiência diferente e mais direta com Deus. Algumas passagens na bíblia também caracterizam esse tipo de batismo:
- “O Espírito Santo dá novas capacidades ao crente para ajudar no seu crescimento espiritual, na evangelização ou no crescimento da igreja; o crente poderá receber dons espirituais.” (Atos dos Apóstolos 19:6) – Essa passagem mostra que a pessoa será capacitada de forma diferente.
- “O crente perde a timidez, porque está completamente focado em Deus, não nas opiniões de outras pessoas” (Atos dos Apóstolos 4:31) – O batismo no Espírito Santo irá encher a pessoa com coragem.
Além disso, também se acredita que a pessoa irá poder ter uma revelação, alguma solução para um problema importante, ou uma indicação do que fazer para chegar ao caminho certo, e também, irá se dedicar a essa experiência e a religião que ela segue.
Como Ser Batizado No Espírito Santo?
Não há um estudo a se fazer para que consiga ser batizado no Espírito Santo, não há instruções ou algo a se seguir, não é possível forçar a receber Deus em sua vida, mas é possível procurar receber tal benção.
O primeiro passo é aceitar Jesus como Salvador, a partir de então, o Espírito Santo já está dentro de você, e se você procura uma experiência ainda mais próxima a Deus, converse com ele, buscando sempre essa conexão.
O batismo no Espírito Santo pode demorar a ocorrer, mas isso não significa que você é menos espiritual que outros que acreditam que viveram tal experiência, essa não é a única forma de receber Deus e suas bênçãos em sua vida.
No Antigo Testamento há relatos do Espírito Santo se aproximando de homens e mulheres para que eles reproduzissem tarefas especificas que era desejo de Deus, mas atualmente isso não ocorre mais dessa forma, sendo necessário somente orar e esperar que algo ocorra. No Novo Testamento, após Jesus subir aos crus, ele pediu para que seus discípulos permanecessem em Jerusalém em oração, após dias de oração o Espírito Santo pousou sobre eles.
Qual É a Finalidade Do Batismo No Espírito Santo?
Ele ocorre como maneira de manter o Evangelho de Jesus Cristo, ou seja, das pessoas continuarem propagando sua palavra. Mesmo que nos dias de hoje não ocorram milagres com frequência como é constantemente relato na Bíblia, o ato de pregar e evangelizar os descrentes são o que as pessoas que receberam o Espírito Santo devem fazer.
Ou seja, ele é fundamental para que a obra de Deus continue sendo propagada e desenvolvida, gerando assim mais pessoas salvas para o reino dos céus.