O espírito tem diferentes significados e conotações, mas no geral ele está relacionado à energia das pessoas, e está ligado a um corpo físico. Para muitos ele representa a consciência, e em diversas vezes o seu significado é misturado ao de alma, pois ambos estão ligados à religião. O espírito também pode representar “fantasmas” ou entidades malignas, como demônios, ainda representa divindades, como no cristianismo onde o Espírito Santo representa a Deus.
O espírito não é uma pessoa, mas é preciso haver uma pessoa para a sua existência, muitas pessoas acreditam que ele fala com a pessoa através de sua consciência, outros ainda acreditam que ele pode se manifestar através dos sonhos.
Vamos entender a definição do espírito em vertentes diferentes:
O Espírito Na História Da Humanidade
Na filosofia o espírito é interpretado como sendo o conjunto total da faculdade intelectual de um ser vivo muitas vezes ele pode estar ligado à essência da vida incorpórea, já em outras ele pode ser um princípio material, como sendo o conjunto das leis da física que geram o sistema nervoso.
Na Antiguidade era como um sopro que portava um som, voz ou palavra, um exemplo esta nas religiões judaico-cristã, onde é relatado que Deus soprou o barro, e com isso deu vida ao homem, o sopro de Deus foi o espírito. Em diversos contos míticos o espírito aparece como um som.
Em diferentes culturas através dos tempos o espírito tem a função de vivificar o ser no mundo, ele é o elo entre o corpo e a alma do ser humano. Em diversas religiões a morte é que irá separar o espírito do corpo físico, e quando isso o ocorre se torna somente uma espera espiritual, as religiões que acreditam nisso, creem que a morte não é o fim da existência do ser humano, somente da existência na terra.
O filósofo Descartes criou a teoria dualista, onde ele acredita que o espírito e o corpo são duas substâncias que não se misturam, e cada uma delas tem naturezas diferentes, o espírito esta ligado ao mundo racional, e o corpo as coisas do mundo e coisas mensuráveis.
A Espiritologia
A psicologia define o espírito como a atitude mental de um ser, sendo ele que irá motivar tal pessoa a agir de certa forma e tomar determinadas decisões. Já na espiritologia, a psicologia espiritual, ele é um corpo psíquico, que consegue entrar em contato com a quarta dimensão, também chamada de Mundo Astral.
Na quarta dimensão não há espaço ou tempo, por isso, quem acredita nessa definição acredita também que o ser humano seria capaz de entrar em contato com outras épocas e outros lugares. Além disso, alguns pesquisadores acreditam que o Mundo Astral influencia diretamente no “Mundo Terrestre”, e que os problemas que vivemos não são inteiramente culpa dos seres humanos, mas uma junção de vários fatores.
O Espiritismo
A Doutrina espírita define o espírito como o princípio inteligente do Universo, quando ele está no corpo humano é chamado de alma, então, para eles, espírito e alma nesse caso é a mesma coisa. Os seguidores dessa religião também acreditam na reencarnação, que para os espíritas é um processo de aperfeiçoamento próprio, e todos os espíritos passam por ele.
O espírito tem como seu estado natural a liberdade a matéria, ou seja, a função deles não é estar junto do ser humano, sendo esse somente um processo em que ele precisa passar, quando esta desencarnado, o espírito mantém sua real personalidade sem influências externas. Para se comunicar com o corpo quando está encarnado, o espírito faz uso do períspirito, que conecta a vontade do espírito ao cérebro.
O Cristianismo
Há diversas religiões de natureza cristã, e entre elas há divergências quanto à natureza dos homens e do espírito. Algumas religiões cristãs acreditam que o espírito e o corpo são partes separadas, e que ao morrermos será o espírito recompensado com o reino dos céus, ou castigado com a eternidade no Inferno. Outras religiões defendem que o espírito é indivisível do corpo e da alma, e que ele foi o sopro de Deus para dar vida aquele corpo.
Na religião católica, o espírito é a força que dá a vida, fazendo referência ao momento em que Deus soprou a vida no homem, dando a ele um espírito, essa crença está contida na bíblia, em Gênesis 2:7.
O espírito seria então a parte dos seres humanos que interage com as forças espirituais, e que aproxima o homem de Deus, pois a partir do momento que ele vem de Deus, ele também irá permitir ter contato com ele. Em João 4:24 está escrito que: “Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito”. Em outra passagem, contida em Atos dos Apóstolos 2:38, está escrito: “Todos que aceitam Jesus como salvador estão unidos ao Espírito Santo”.
Segundo a bíblia, o espírito não morre. Em Eclesiastes 12:6-7 podemos ler que: “Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida”. Para os cristãos católicos, quando morremos e não estamos ligados a Deus, temos o que é chamado de morte espiritual, já que estaríamos separados da nossa fonte de vida, mas quem tem proximidade de Deus e acredita em Jesus como salvador, tem o seu espírito ressuscitado para viver junto de Deus.
Após a ressurreição as pessoas recebem um corpo espiritual, esse corpo não fica velho e nem se decompõe, é imortal. O corpo espiritual esta em harmonia com o espírito e em total obediência a Deus.
Outros Espíritos Citados Na Bíblia
A bíblia também cita outros espíritos, eles são os anjos e demônios. A passagem da bíblia do Apocalipse conta sobre como alguns anjos se rebelaram contra Deus, pois desejavam o seu poder, e eles são chamados de espíritos. Esses espíritos perderam a possibilidade de morar junto de Deus, e passaram a viver influenciando a mente dos seres humanos, tendo inclusive a capacidade de se incorporar ao corpo dos homens e animais e possuí-los.
Esses espíritos não tem corpo físico, apesar de conseguirem tomar a aparência dos homens e se misturar em nosso meio.