Em reuniões e locais onde há um grupo de pessoas que não se conhecem muito bem, as dinâmicas ou também chamadas de quebra gelo são um importante meio de interação entre os presentes, fazendo eles se soltarem mais, se sentirem mais confortáveis com as pessoas as quais estão reunidos, promovendo a diversão entre o grupo. Porém os quebra gelo não são somente uma brincadeira, na maioria das vezes eles passam uma lição e uma moral, que passa a ficar mais evidente e é exemplificada com a realização da brincadeira. Nesse texto iremos falar sobre alguns quebra gelo que passam a lição da amizades que devemos ter com Deus, essas dinâmicas podem ser realizadas em grupos de jovens religiosos, em encontros da comunidade, etc.
Já na bíblia há diversos versículos que falam sobre a amizade como a citação encontrada em Eclesiastes 4:9-10 “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”. É dito também na igreja que jesus encontra-se no irmão, portanto, manter amizade e relações saudáveis com os indivíduos que nos cercam irá mostrar que também estamos próximos de Deus, pois Deus é onipotente, onipresente e onisciente, o que quer dizer que ele consegue estar em todo canto e saber tudo o que estamos pensando, tendo também todo poder sobre nossas vidas, e tendo pensamentos bons, e sendo uma boa pessoa para com as outras pessoas que você convive, você estará mantendo também a amizade com Deus. Abaixo iremos ver alguns quebra gelo que irão exemplificar melhor sobre amizade com Deus.
Dinâmica – “Eu desejo que…”
Para a realização da dinâmica é necessário papel e caneta para todos os participantes. O coordenador da dinâmica então irá organiza-los de forma que eles possam escrever no papel sem que o companheiro do lado veja, geralmente a organização em uma roda é ideal. Depois dos participantes todos em seus lugares, o coordenador pede para que cada um escreva o que quer que o colega do lado realize, uma “prenda” para ele pagar (por exemplo dançar no meio da roda, pular em um pé só, imitar algum bicho, etc), alguns participantes nesse momento irão escrever coisas constrangedoras, para que possam rir do colega do lado. Após todos escreverem, o coordenador revela então que quem irá fazer a brincadeira é o próprio autor da mesma, ou seja cada um faz o que escreveu.
Depois de todos realizarem as tarefas o coordenador passa então a lição simples da dinâmica: “Nunca deseje ao outro o que você não deseja para você.” Essa dinâmica irá mostrar pensar como pensamos em nós mesmo, pois Deus fez homem a sua semelhança. Então não se deve desejar o mal ao irmão, pois nesse momento você estará também desejando a Deus. E está escrito na bíblia em João 15:12 “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.” dessa forma devemos amar aqueles que nos rodam imensamente, assim como Deus nos amou, pois assim nos aproximamos dele, mantendo boas relações com os irmãos.
Dinâmica – “A importância da Amizade”
Essa dinâmica tem algumas variações, aqui serão mostrada duas formas de realiza-lá. Para a primeira você irá necessitar de bombons, uma quantidade suficiente para dar um para cada membro que irá participar do quebra gelo. Você irá pedir que eles formem uma roda e estiquem os braços, entregue um bombom para cada um e então diga que eles terão que comer sem flexionar os braços. Eles irão quebrar a cabeça para saber como realizar a atividade, tentarão comer com os braços esticados. Em determinado momento espera-se que algum deles entenda que um deve dar o bombom na boca do outro, assim cada companheiro irá comer não o bombom que está em suas mãos, mas sim o de um colega.
Na segunda versão, você irá posicionar uma bandeja no meio de uma roda, contendo balas ou bombons suficiente para todos os membros participantes do quebra gelo. Em roda, você dirá a eles que tem de comer a bala sem usar as suas próprias mãos. Eles tentaram de algumas formas, alguns se abaixam e tentam pegar com a boca, outros tentam pegar com outras partes do corpo. Em determinado momento alguém também irá perceber que o coordenador falou com as suas próprias mãos, e que então eles podem comer a bala se ela for dada pela mão de um outro participante, então o que deve ser feito é pegar a bala e colocar na boca de um colega.
Em ambos os quebras gelos a lição que fica é a mesma: “trabalho em equipe e união nos levam a conquistar pequenas e grandes vitórias”, nesse quebra gelo mostra-se o poder da amizade, e como com a ajuda do irmão somos mais fortes e vitoriosos. A reflexão a ser feita é em como devemos nos dedicar a ajudar o próximo, pois dessa forma estaremos alegrando e nos aproximando de Deus, pois ele mesmo nos ensinou a amar e ajudar o próximo. E como foi dito na bíblia em Lucas 6:38 “Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”. Por isso, ajude aqueles que necessitam, pois assim você estará cultivando o amor e a amizade de Deus por você.
Dinâmica – “Caminhando Juntos”
Para a realização desse quebra gelo será necessário um rolo de barbante, e de preferência que os participantes estejam em número par, pois assim todos conseguem participar, pois eles serão divididos em duplas. A dinâmica precisa ser realizada em um espaço um pouco maior. Pegue as duplas e amarre a perna de um na perna do outro, depois você irá estabelecer um objetivo (pode ser no fim da sala, ou dar uma volta na sala), e irá pedir que eles corram pra ver quem ganha.
Após a dupla campeã alcançar o objetivo, o coordenador irá falar que na vida todos temos o mesmo objetivo, e unidos ao irmão é mais fácil de alcança-lo. Mesmo com as adversidades de cada um, e com as dificuldades de alcançar algo (por exemplo numa igreja todos são bastante diferentes mas tem o mesmo objetivo de realizar as tarefas e celebrar a Deus em união), devemos super os obstáculos. E muitas vezes o caminho para alcançar a amizade de Deus passa por muitos obstáculos, há no caminho muitas tentações que dificultam o nosso objetivo, mas celebrar a amizade de Deus é algo maravilhoso, e com força de vontade todos conseguem alcança-la.