Benedito Calixto de Jesus Netto foi o arquiteto designado para projetar o maior templo mariano do mundo. A ideia era que a Basílica de Aparecida ao mesmo tempo em que fosse uma igreja grandiosa também fosse um lugar acolhedor para os fiéis que vão para Aparecida todos os anos.
Houve a contribuição de muitas pessoas para a idealização do projeto que deu origem ao Santuário de Aparecida, porém, o nome de Benedito Calixto de Jesus Neto é o que mais se destaca. Que tal conhecer mais sobre a história desse arquiteto? Continue lendo!
Benedito Calixto de Jesus Netto
O arquiteto nasceu no dia 27 de maio de 1906 no município de Bebedouro, interior de São Paulo. Seus pais foram Fantina de Jesus Netto e João Pedro de Jesus Neto. O avô materno era o célebre pintor Benedito Calixto. A ligação com o Santuário de Aparecida se iniciou em 1946 quando Benedito Calixto recebeu o convite do então arcebispo de São Paulo – Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta – para desenvolver estudos do projeto da nova igreja.
A escolha do arquiteto foi feita observando a sua grande experiência em arte sacra e liturgia. Para se ter uma ideia esse arquiteto projetou mais de 200 igrejas espalhadas pelo país. O trabalho para desenvolver o projeto de uma grandiosa e acolhedora igreja contou com viagens feitas para destinos como México, Estados Unidos e Europa.
Planta e a Visita à Roma
Em 1949, Benedito Calixto, terminou o projeto da planta da igreja e recebeu uma missão muito especial, ir à Roma para solicitar a aprovação da Comissão Romana de Arte Sacra. Em dezembro de 1954 o arquiteto assinou o contrato para administrar e fiscalizar as obras do local escolhido para erguer o templo mariano, o Morro das Pitas.
O Projeto da Basílica de Aparecida
Essa basílica segue o estilo neorromântico, estilo de arco redondo. Essa basílica é única, não se encontra nada igual. O projeto da década de 1940 segue um estilo arquitetônico românico com o revestimento de tijolinhos feitos de barro cozido. Uma escolha que funciona bem tanto no quesito acústica como temperatura assim como condiz com a imagem de Nossa Senhora encontrada nas águas que era feita de barro.
O Trabalho de Benedito Calixto
Durante 18 anos Benedito Calixto administrou as obras da Basílica fazendo visitas semanais, ele se deslocava de São Paulo capital para a cidade de Aparecida para acompanhar a evolução da obra. O entusiasmo para ver o andamento do trabalho de construção do maior Santuário mariano do mundo era nítido.
O período em que esteve a frente do projeto contemplou o levantamento da nave da frente, da capela das velas, de duas galerias frontais, o início da nave posterior e ainda o salão dos romeiros. No dia 21 de julho de 1972, Benedito Calixto, faleceu deixando esposa e cinco filhos.
Outros Trabalhos de Benedito Calixto
Benedito Calixto foi um arquiteto bastante profícuo no desenvolvimento de projetos arquitetônicos sacros. Uma das obras de destaque do seu portfólio é o Santuário Diocesano de São Sebastião que fica na cidade de Porto Ferreira, São Paulo. Também merece destaque a Catedral do Sagrado Coração de Jesus localizada em Colatina, Espírito Santo.
Foi Benedito Calixto quem realizou o projeto de adornos da igreja central de Vera Cruz, São Paulo. O projeto e construção dessa igreja foram de responsabilidade do Monsenhor Florentino Santamaria. Vale citar ainda uma das obras de Benedito Calixto que é pouco conhecida, o altar-mor e monumento da Igreja do Calvário, em São Paulo.
Esse altar tem estilo romano-barroco que harmoniza com o santuário, a obra possui nove metros de altura e possui o formato de arco triunfal aberto ao meio. Possui na sua parte central um nicho em que está abrigado o grupo do Calvário. Em cima da mesa há uma artística Santa-Ceia de bronze dourado com alto-relevo. O pavimento todo é feito de mármore com cores diversas formando dessa forma cinco circunferências com uma cruz no centro.
Originalmente existia a mesa de comunhão de mármore que estava apoiada sobre a balaustrada em curva. A mesa foi retirada e o piso elevado na reforma que aconteceu depois do Concílio do Vaticano II, a missa passou a ser rezada em português em frente aos fiéis. Foi utilizado como material colunas grandiosas de mármore rosado de Verona, capitéis de bronze, mármores de Carrara, lioz português e ônix argentino.
Por fim vale mencionar ainda entre os trabalhos de Benedito Calixto o Santuário São Bom Jesus que fica em Conchas, interior de São Paulo. Também atuou como desenhista e arquiteto na Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrate no bairro de Pinheiros na capital de São Paulo. A paróquia tem o registro do desenho original de 1940. O arquiteto se formou no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo.
A Basílica de Aparecida Hoje em Dia
Atualmente, a Basílica de Aparecida possui 25 mil m² tendo espaço para 30 mil fiéis por missa. Todos os anos o santuário desenvolve projetos de obras de construção que possibilitem acolher mais fiéis. O objetivo é que seja um lugar de acolhimento em que a evangelização se dá de forma completa.
A Basílica de Aparecida é o maior templo católico do Brasil e aparece como segundo maior do mundo, fica atrás somente da Basílica de São Pedro no Vaticano. Contudo, é a maior catedral (a Basílica Vaticana não é uma catedral) e o maior templo mariano do mundo. Esse é também o maior espaço religioso do Brasil recebendo milhares de fiéis todos os anos.
A consagração da sua estrutura se deu no dia 4 de julho de 1980 pelo Papa João Paulo II quando ele esteve no Brasil pela primeira vez. No ano de 1984 a basílica foi elevada ao status de Santuário Nacional durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A basílica fica no centro da cidade e tem seu acesso pela chamada “Passarela da Fé” que faz a ligação dessa basílica com a antiga. Os romeiros costumam visitar ambas. A Basílica de Aparecida já foi visitada por três papas, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
Gostou de saber mais sobre o arquiteto responsável pelo projeto da Basílica de Aparecida? Curta e compartilhe em suas redes!