O polonês Karol Jósef Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920 numa cidade chamada Wadowice. Karol ficou sozinho no mundo aos 21 anos de idade tendo perdido sua mãe, seu pai e seus dois irmãos mais velhos. Essa era uma lembrança bastante dolorosa para aquele que em 1978 tornou-se Papa escolhendo como seu nome oficial João Paulo II. Continue lendo e conheça um pouco mais sobre a história de um dos Papas com papado mais extenso da história.
A História do Papa João Paulo II
O nome de batismo do Papa João Paulo II era Karol Jósef Wojtyla, ele nasceu na cidade de Wadowic, na Polônia no dia 18 de maio de 1920. Com 18 anos de idade passou a fazer parte da escola de teatro da Universidade Jagellonica. No ano de 1939 a escola foi invadida e fechada pelos nazistas.
Para sobreviver e não ser levado para a Alemanha, Karol, passou a trabalhar numa indústria química. Objetivando preservar a rica cultura do seu país ele continuou estudante clandestinamente. Foi em 1942 que Wojtyla entrou num seminário clandestino na Cracóvia fundado pelo arcebispo Adam Stefan Sapieha. Nessa época judeus e padres viviam sob a ameaça de serem levados para campos de concentração pelos nazistas. Karol sentia que tinha grande vocação para a vida religiosa.
Primeiros Passos na Vida Religiosa
Após o término da Segunda Guerra Mundial, Karol, pode retomar abertamente seus estudos de teologia. Consagrou-se sacerdote no ano de 1946 e mesmo com essa função não deixou de estudar. Tornou-se Doutor em teologia em Roma. Trabalhou como vigário nos anos seguintes e deu aulas de Teologia e Ética.
Em 1958 se tornou bispo e em 1964 recebeu a designação de arcebispo de Cracóvia. No ano de 1967 foi nomeado cardeal por intervenção do Papa Paulo VI. No dia 16 de outubro de 1978 tornou-se Papa.
Quantos Anos Tinha João Paulo II Quando Virou Papa?
O polonês Karol Jósef Wojtyla tornou-se Papa em 16 de outubro de 1978 quando tinha 58 anos de idade. O nome João Paulo II foi escolhido por Karol como uma homenagem ao Papa anterior, João Paulo I que faleceu 33 dias após ter sido eleito. O papado de João Paulo II durou 26 anos sendo um dos mais longos da história.
O pontificado de João Paulo II ficou marcado pela abertura de diálogo com outras religiões e pelas orações em prol da paz. Em 1985 criou a Jornada Mundial da Juventude buscando atrair os mais jovens para a Igreja Católica. A grandiosidade de seu pontificado pode ser observada nas homenagens prestadas a ele no dia do seu falecimento em 2 de abril de 2005. Até os dias de hoje é um papa muito querido pelos fiéis.
Como João Paulo II se Tornou Papa
No dia 26 de agosto de 1978, Albino Luciani, foi eleito Papa adotando o nome de João Paulo I. Conhecido como o “Papa do Sorriso”, Luciani era um nome inesperado para assumir o cargo máximo da Igreja Católica, no entanto, foi o mais votado. Algo interessante é que o simpático Papa não tinha ambição de chegar num posto tão alto tendo ficado inclusive muito surpreso haja vista que ele não tinha tendências conservadoras.
Infelizmente no dia 28 de setembro de 1978, apenas 33 dias após ter assumido o posto de Papa, Albino Luciani faleceu, acredita-se que em decorrência de um infarto do miocárdio. Com esse acontecimento inesperado foi necessária uma nova eleição para escolher outro Papa, o nome escolhido foi o de Karol Jósef Wojtyla.
Uma curiosidade é que algumas pessoas relataram que Albino Luciani teria dito ao ser eleito que infelizmente seu papado seria curto, mas que ele seria um grande sucessor. Luciani teria ido mais além e dito que o novo Papa seria aquele que sentou a sua frente durante a sua própria eleição. Quem estava a frente de João Paulo I na eleição era Karol Wojtyla.
O Papado de João Paulo II
João Paulo II teve seu papado marcado por inúmeras viagens para diferentes partes do mundo com o objetivo de aproximar a Igreja Católica dos fiéis. Foram diversas visitas a Ásia, América e África. Viajou para as repúblicas do Báltico em setembro de 1993, essa foi à primeira visita de um Papa a países que faziam parte da antiga União Soviética.
A atuação de João Paulo II não se restringiu somente a assuntos religiosos, teve grande influência na restauração da democracia no leste europeu em particular no seu país natal, a Polônia. No entanto, teve alguns pontos polêmicos em seu papado como o fato de se posicionar contra a homossexualidade, o aborto e os métodos contraceptivos.
O Papa pediu perdão pelos pecados cometidos pelos católicos romanos em 2000, quando a Igreja refletiu sobre os seus 2000 anos de história. Apesar de não ter mencionado especificamente os motivos pelos quais pedia perdão ficou claro que tinha a ver com as injustiças e intolerância do passado em relação aos não católicos. Nessa lista de pecados aparecem certamente as Cruzadas e a Inquisição.
Durante seu papado, João Paulo II, resistiu fortemente a secularização da Igreja sendo a favor da laicização de padres e ordens religiosas e rejeitando a ordenação de mulheres. Fez movimentos significativos rumo a um entendimento com outras religiões em especial com a Igreja Ortodoxa, com o Anglicanismo e com o Protestantismo.
Beatificação do Papa João Paulo II
O processo de beatificação do Papa João Paulo II teve início apenas 26 dias após o seu falecimento. O primeiro milagre atribuído ao papa se deu com uma freira francesa que estava sofrendo muito com o mal de Parkinson. João Paulo II tinha a doença e também sofreu muito com ela ao longo de sua vida. A freira rezou para que o papa a ajudasse e milagrosamente foi curada.
A beatificação de João Paulo II ocorreu no dia 1° de maio de 2011. A canonização de João Paulo II se deu no dia 27 de abril de 2014, a celebração foi feita pelo Papa Francisco. A data de celebração do Papa, agora santo, foi 22 de outubro. Muitas pessoas rezam para o Papa João Paulo II em momento de dificuldade para obter a sua ajuda.
Gostou de saber mais sobre o Papa João Paulo II? Curta e compartilhe!