A história de Nossa Senhora Conceição Aparecida, também chamada simplesmente de Nossa Senhora Aparecida, é longa e acompanha a história do Brasil há mais de 300 anos. Foi o encontro dessa imagem que deu origem a cidade em que o Santuário Nacional está localizado, chamada de Aparecida em homenagem a santa, e por alguns, de Aparecida do Norte, devido a Estrada de Ferro do Norte que passava pela região.
Nossa Senhora Aparecida é um elemento importante da cultura brasileira, consequentemente, o número de devotos e de pessoas que a têm como um ser poderoso é enorme, e aumenta sempre. Com a construção do seu Santuário a devoção se torna ainda maior, bem como a admiração por tudo que foi construído em sua homenagem.
E com tanta admiração vem também o desejo de estar envolvido com a Padroeira do Brasil em momentos marcantes da sua vida, tais como o casamento. Ao conhecer o Santuário, muitas pessoas têm dúvidas em relação a realização de casamento no local, se ela pode ocorrer, quais são os custos, etc. Para saber mais informações acerca da realização de eventos como esse no local, primeiro é interessante conhecer mais da história do Santuário e de Nossa Senhora Aparecida, para entender o motivo da devoção existente e a importância do local para o país.
Um Pouco sobre a História de Aparecida do Norte
Toda a história que envolve a Nossa Senhora Aparecida começou com uma pescaria, no ano 1717. Nessa época, o governante das capitais de São Paulo estava viajando para Vila Rica, localizada atualmente em Minas Gerais. Durante a viagem, ele iria passar pela cidade de Guaratinguetá, e os moradores do local decidiram fazer uma festa em sua homenagem. Para a realização da comemoração, vários pescadores partiram para o Rio Paraíba do Sul, para conseguir a comida para o evento.
Isso ocorreu por volta de outubro, tempo que não é favorável para pesca. Três dos pescadores eram Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, que ao jogarem a rede algumas vezes sem sucesso, decidiram rezar e pedir a benção da Virgem Maria para os ajudar.
Quando os pescadores já estavam quase desistindo, eles decidiram lançar a rede de pesca mais uma vez, e pescaram o corpo de uma imagem, decidiram lançar a rede de pesca novamente, e dessa vez pescaram a cabeça da imagem, a que se sagraria como Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A imagem ficou pesada na mão dos pescadores, que lançaram novamente a rede de pesca que voltou com centenas de peixes.
Quando retornaram para a cidade, os pescadores contaram a história para todos os que ali viviam, e a imagem ficou guardada na casa de Filipe Pedroso. A devoção pela santa milagrosa se espalhou pela região, o que fez com que a casa do pescador estivesse sempre cheia de visitantes que desejam adorar a imagem.
Logo foi necessário construir uma capela para abrigar a imagem e receber os visitantes em melhores condições. A região ao redor dessa capela foi se desenvolvendo, fazendo parte da cidade de Guaratinguetá. Após grande desenvolvimento, a região se tornou autônoma, não mais vinculada a Guaratinguetá, e o nome escolhido foi em homenagem a santa que ajudou muito no desenvolvimento da região: Aparecida. No ano de 1888 foi inaugurada a basílica de Nossa Senhora Aparecida, hoje conhecida como basílica velha.
Um pouco sobre o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
O Santuário Nacional é o maior do mundo dedicado a Maria, além disso, conta com a segunda maior basílica do mundo – atrás apenas da Basílica do Vaticano. A área total construída do Santuário é de 143 mil metros quadrados, sendo o maior templo religioso do Brasil.
A pedra fundamental que deu início a construção da Basílica nova foi lançada no ano de 1946, no dia 10 do mês de setembro. O início real da construção ocorreu no dia 11 do mês de novembro do ano de 1955. A construção perdurou até o ano de 1982, quando começaram a ocorrer atividades religiosas no local. A Basílica foi consagrada no ano de 1980, considerada o maior Santuário mariano do mundo, já no ano de 1983 foi declarada oficialmente como o Santuário Nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Desde então, a devoção por Nossa Senhora Aparecida cresceu mais ainda no Brasil. Ela é considerada a padroeira do Brasil desde o ano de 1930, por decreto feito pelo Papa Pio XI. A imagem encontrada no Rio Paraíba está localizada no Santuário, sendo o ponto mais famoso do Santuário, onde passam milhares de fiéis diariamente.
A devoção pela santa tem diversos motivos: os milagres que por ela foram realizados, a grandiosidade do templo em sua homenagem e o fato dela ser padroeira do Brasil são apenas alguns deles.
Dessa forma, é possível entender o motivo de muita gente querer realizar o casamento em Aparecida do Norte, afinal, essa cidade e a santa padroeira do Brasil estiveram presentes de forma muito viva na história do país.
Se você é uma das pessoas que tem interesse em saber qual é procedimento para se casar em Aparecida do Norte, confira abaixo:
Casamento em Aparecida do Norte
É possível se casar no maior templo católico do país, no entanto, as cerimônias contam com um número limitado ao longo do ano, sendo necessário que o agendamento ocorra com muita antecedência da data desejada. No ano de 2017 foram realizadas 17 cerimônias de casamento no local, o que demonstra uma média de menos de 2 casamentos por mês no local.
Normalmente, as celebrações em Aparecida do Norte ocorrem somente na Basílica Velha, o templo antigo, que fica ao lado do Santuário Nacional. Existem alguns casos que são exceções à regra, sendo possível realizar o casamento na Basílica do Santuário, é importante entrar em contato com a administração do Santuário para saber as possibilidades do casamento ser realizado na Basílica principal. Um exemplo é o casamento do cantor Rick, da dupla Rick e Renner, que ocorreu na Basílica principal de Aparecida, no ano de 2015.
Quanto Custa Casar em Aparecida do Norte?
Antes de saber quanto custa casar em Aparecida, é importante conhecer os detalhes do agendamento. O agendamento tem que ser realizado com no mínimo 90 dias antes da data desejada, em alguns casos, é importante que ele ocorra com ainda mais espaçamento. Durante a semana que ocorrem as comemorações a Nossa Senhora Aparecida, devido ao dia 12 de outubro, os casamentos não podem ser realizados. Nesse período ocorre a Novena de Nossa Senhora Aparecida, realizada entre o dia 1 e 15 do mês de outubro.
Existem duas modalidades de casamento em Aparecida do Norte, sendo um chamado de casamento simples e o outro de casamento completo.
O casamento chamado de simples não permite a escolha de músicas diferentes, enfeites na Igreja, entrada com detalhes e filmagens de vídeo profissionais. É permitido um fotógrafo profissional, sem equipamentos de iluminação. O custo para esse tipo de cerimônia é de R$ 250,00 reais.
Já o casamento completo autoriza os serviços de iluminação e filmagem na igreja, além de ser permitido o som com escolha de músicas e decoração da igreja. Não é permitido o uso de drones para filmagem. O custo desse estilo de casamento é de R$ 1.500,00 reais, e o pagamento deve ser realizado durante o ato de agendamento do casamento.
Em ambas as modalidades, os noivos precisam apresentar os seus documentos de identidade, sendo o RG e o CPF, além do processo matrimonial. O agendamento ocorre na Secretaria de Pastoral da Basílica Velha de Aparecida, e pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É possível entrar em contato com a secretaria por meio de telefone ou ainda por meio de e-mail, onde é possível obter mais informações e detalhes sobre a realização da cerimônia.