Oração Padre Victor

O padre Victor, também conhecido como Beato Francisco de Paula Victor, nasceu na cidade de Campanha, localizada no estado de Minas Gerais no Brasil, no dia doze do mês de abril do ano de 1827, mesmo ano em que foi batizado, ponto de partida de uma vida de intensa devoção e de dedicação para com a Igreja Católica Apostólica Romana. Ele era filho de uma escrava que se chamava Lourença Maria de Jesus e viveu de uma maneira muito exemplar, com garra e com fama de ser santo, título que acabou, de fato, sendo dedicado a ele anos após a sua morte.

Quem autorizou a sua beatificação, isto é, a sua “transformação” em santo, logicamente foi o Vaticano, a partir do reconhecimento de um milagre que ele teria feito. A cerimônia para a ocorrência e oficialização da beatificação ocorreu no dia 14 de novembro do ano de 2015, com a decisão do Papa Bento XVI, na cidade de Três Pontas, que também se localiza no estado de Minas Gerais. Nessa cerimônia, quem representou o Papa foi o Cardeal Ângelo Amato, que na ocasião tinha o título de prefeito da chamada Congregação da Causa dos Sonhos.

Tudo começou quando, Francisco de Paula Victor era ainda um alfaiate e procurou o Dom Antônio Ferreira Viçoso, no ano de 1848 que, na época, era o atual bispo de Mariana, uma outra cidade de Minas Gerais, assim que ele foi visitar a cidade natal de Francisco, Campanha. Aceitando a manifestação de Francisco para seguir na carreira religiosa, o então bispo o levou consigo para a cidade de Mariana, onde Francisco entrou para o seminário e onde ficou por cerca de três anos, até o dia 14 de junho, em que foi ordenado como padre e então pode voltar para Campanha, onde acabou atuando como padre por apenas um ano, uma vez que em seguida foi transferido para a cidade de Três Pontas, cidade essa em que ele ficaria para se dedicar totalmente às questões sociais, auxiliando a população com diversos trabalhos.

Sua dedicação era tamanha que ela foi logo reconhecida pela população de Três Pontas, uma vez que ele apresentava muito zelo e carinho para com a paróquia em que trabalhava e para com os fiéis que ali frequentavam, sendo muito admirado por todos eles. Foi ele quem, inclusive, criou a chamada escola “Sagrada Família”, escola esse pela qual se passaram diversas outras pessoas importantes para a história religiosa de nosso país, como, por exemplo, o Cônego José Maria Rabello e o Dom João de Almeida Ferrão, que foi o primeiro bispo da cidade de Campanha.

Imagem do Beato Padre Victor

Imagem do Beato Padre Victor

Por ter tido uma origem bastante humilde, ele reconhecia a importância da instrução das pessoas para o crescimento pessoal e social delas, o que promoveu a sua enorme contribuição para com a educação de centenas de crianças de origem humilde da cidade de Três Pontas, além de auxiliá-los na busca de suas respectivas e variadas profissões, isto é, a sua intenção não era necessariamente orientar essas crianças para seguir a carreira religiosa, mas seguir de uma maneira digna qualquer outra profissão que essas crianças desejassem seguir.

Dentre os seus feitos de extrema admiração e reconhecimento por todos há um milagre que, inclusive, foi o responsável pela sua beatificação, que foi a cura inexplicável de um morador da cidade de Três Pontas. O Padre Victor faleceu nessa cidade, no dia 23 de setembro do ano de 1905 e um de seus legados de sua história foi a seguinte oração feita em sua homenagem, denominada “Oração do Beato Padre Victor”: “Ó Deus, Vós modelastes o Beato Francisco de Paula Víctor Segundo o Coração de Vosso Filho Jesus pelo bem que fez às crianças e aos pobres, concedei-nos a virtude da caridade, para amarmos a Vós e aos irmãos e irmãs. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.