A Igreja Católica conta com sete sacramentos, sendo eles: Batismo, Confissão, Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Ordens Sagradas e Unção dos Enfermos.
Esses sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo e são sinais da fé dos seguidores da região, sendo através dos mesmos que eles recebem as bênçãos de Deus.
Os sacramentos acompanham toda a vida de uma pessoa, desde o seu nascimento até o final de sua vida, sendo cada um, um passo necessário no caminho da fé, que renova as crenças dos fiéis e os incentiva a seguir o caminho religioso.
Existem algumas dúvidas sobre os sacramentos principalmente em relação aos seus significados. Um dos sacramentos que gera bastante dúvida é a Primeira Eucaristia.
O que significa a Primeira Eucaristia?
A Primeira Eucaristia é também chamada de Primeira Comunhão, e consiste no sacramento onde a criança celebra o momento em que ela está preparada para receber o Corpo e o Sangue de Cristo, por meio da hóstia e do vinho consagrados durante a missa.
A Eucaristia é um dos rituais mais relevantes da Igreja Católica, onde é representado o próprio sacrifício feito por Jesus Cristo na cruz, onde Ele mesmo instituiu que tal sacrifício deveria ser perpetuado até que ele voltasse. Em sua última ceia junto dos apóstolos, Jesus partiu um pão e disse que aquele era o seu corpo, e abençoou o vinho dizendo que aquele era seu sangue, atualmente, o ritual é feito pelos padres e celebrantes dos ritos católicos. A própria palavra Hóstia, que representa o corpo de Cristo, quer dizer vítima em latim, demonstrando o sacrifício feito por Jesus.
A Primeira Eucaristia é o momento que demonstra que as crianças passaram para uma nova fase da sua vida, momento em que eles são capazes de entender o que o ritual representa e a importância do mesmo. Esse ritual é um sinal de unidade, caridade e vínculo com Cristo, quando se recebe parte do mesmo, se enchendo tanto do seu amor como da sua graça.
Para passar pela Primeira Comunhão os cristãos passam por aulas que são chamadas de catequese, nela eles aprendem sobre os alicerces da Igreja católica e todos os seus dogmas, como os 10 Mandamentos, as principais orações católicas, os mandamentos de Madre Igreja, os 7 Sacramentos e suas funções, dentre outros. O importante é que a criança passe por esse momento e comece a compreender como é o funcionamento da Igreja Católico, pois esse é um processo de renovação e descobrimento da fé.
Antes da Primeira Eucaristia, a criança tem que passar por outro Sacramento: a confissão. A confissão é feita junto de um sacerdote da Igreja que possui tal função, nela, a pessoa fala sobre tudo que foi feito por ela e que pode ser considerado pecado pela Igreja, e o sacerdote irá lhe dar uma penitência para que ela possa se redimir dos pecados, desde que ela demonstre real arrependimento dos seus atos.
Todas as vezes que uma pessoa sente que fez algo grave e que não condiz com os ensinamentos da Igreja Católica, é importante que ela se confesse antes de retomar a receber a Eucaristia.
Como surgiu a Primeira Eucaristia?
A Primeira Eucaristia surgiu durante a Última Ceia, na quinta-feira santa, e foi instituída por Jesus Cristo, ao realizar o compartilhamento do pão dizendo que ele representaria o seu corpo e do vinho, dizendo que ele iria representar o seu sangue, e pedindo aos seus apóstolos que continuassem a promover aquela divisão em sua memória.
O ritual eucarístico surgiu então com o desejo do próprio Jesus Cristo em pessoa de se manter eternizado na mente dos seus fiéis, o que foi cumprido da maneira esperada por ele, afinal, é um dos rituais católicos de maior importância para os seguidores da religião.
O Sacramento da Primeira Eucaristia passou por algumas alterações desde que era realizado durante a Igreja Primitiva até os dias de hoje. Nos tempos antigos a Primeira Eucaristia ocorria desde o momento do Batismo do cristão, naquele momento ele também já consumia a sua primeira hóstia. No entanto, em determinado momento notou-se que era necessário uma “formação” mais elevado dos fiéis para que eles pudessem finalmente receber a Eucaristia, e a partir de então os rituais se separaram.
A Primeira Eucaristia é considerada um passo muito importante para complementar à iniciação cristã, já que as pessoas que passam por ela tem que passar inicialmente pelo primeiro passo, que é o rito do Batismo. No geral, a Primeira Eucaristia passou a ser uma confirmação da fé, sendo também um momento em que as crianças passam a participar mais ativamente da comunidade em que estão inseridos.
Qual é a importância da Primeira Eucaristia?
Normalmente as crianças iniciam a sua catequese sem saber muito sobre a religião católica, já que, na maioria das vezes, eles frequentam as celebrações por influência dos seus pais (o que não é ruim, porém, demonstra que as crianças não sabem ao certo o que estão fazendo ali).
É na catequese que eles passam a entender os fundamentos da Igreja, consequentemente, entender a importância da religião em suas vidas e também na vida da sua família. O catequista irá transformar a vida daquela criança, demonstrando o porquê ela deve seguir aquela religião e também a importância que ela própria tem para Deus e para a sua comunidade em geral.
O momento da catequese, que antecede a Primeira Eucaristia, é um momento em que as crianças recebem atenção e também podem sanar as suas dúvidas em relação a sua religiosidade (dúvidas que algumas vezes os pais podem ter dificuldade em responder).
É a partir desse momento que a criança passa a entender o significado da palavra comunhão (que é muito bem aplicado no Sacramento da Primeira Eucaristia), sendo essa fase importante para sua vida cristã quando para os seus outros meios sociais (escola, vizinhos, etc).
Encaminhar as crianças para a catequese e após elas concluírem esse ensinamento conseguirem alcançar a Primeira Eucaristia é muito importante, afinal, esse momento é quase como uma “formatura” dos seus ensinamentos na Igreja. É um momento importante para incentivar os pequenos a continuarem seguindo uma vida religiosa e não abandonarem a Igreja.
Como É a Cerimônia Da Primeira Eucaristia?
A cerimônia da Primeira Eucaristia é diferente das demais que são realizadas com regularidade, sendo um momento bem especial para toda a comunidade, onde as crianças estão seguindo para uma nova fase de sua vida.
Nessa missa normalmente as próprias crianças que irão receber a Primeira Eucaristia levam até o Altar o pão e o vinho, então o Padre que está realizando a celebração faz a apresentação das crianças a Deus, depois, consagra o Corpo e o Sangue de Cristo e convida as crianças a se converterem a ele.
Quando a criança vai consumir a hóstia, o Padre irá pronunciar para ela as palavras “O Corpo e o Sangue de Cristo” e a criança terá que responder com “Amém”, demonstrando que ela aceita o que está recebendo e que possui fé naquele ritual. Após consumir a hóstia cada criança faz um momento de silêncio, onde ela faz uma oração agradecendo pelas coisas boas de sua vida.
As crianças que estão passando pela Primeira Comunhão tem que vestir uma roupa que condiz com a ocasião, que consiste em peças brancas ou em tons bem claros.
Após a cerimônia da Primeira Eucaristia algumas famílias decidem comemorar esse momento na vida de seus respectivos filhos, fazendo inclusive lembrancinhas para os amigos que compareceram a esse momento tão importante na vida da criança.