A Eucaristia é considerada a renovação do Sacrifício, também chamada de Sagrada Comunhão. Para a Igreja Católica, o ritual da comunhão é um momento onde o fiel irá consumir o próprio corpo de Cristo, representado pela Hóstia.
O Que É a Eucaristia?
Segundo a Bíblia, Jesus se sacrificou para que a população do mundo todo fosse perdoada de seus pecados, e o ritual da Eucaristia reconstrói esse momento em todas as missas, ou seja, a Eucaristia é o momento em que Jesus se sacrificou na cruz pela humanidade. Sendo assim, ela é representa o maior sacrifício já feito, sendo esse o de Jesus sacrificando seu próprio corpo.
Quando ocorre o momento litúrgico da Eucaristia, é um momento de relembrar os acontecimentos passados e tornar eles, de certo modo, presentes. Quando se está celebrando a Eucaristia, está celebrando também a Páscoa de Cristo, fazendo de certa forma uma “homenagem” a esse momento tão importante para a humanidade, trazendo esse sacrifício para os dias atuais.
No momento em que a hóstia é consagrada antes do ritual da comunhão, ela se transforma no corpo presente de Jesus, o que antes era apenas uma partícula, feita de trigo e água, se transforma no próprio corpo de Cristo, e o que antes era apenas vinho comum, se transforma em seu sangue, dessa forma, quando alguém consome tais itens, está ingerindo o próprio corpo e sangue de Jesus, estando ele presente no pão, ele estará presente também no corpo de quem o consumiu.
A palavra Eucaristia surgiu do grego e significa “agradecer” ou ainda “dar graças”, no momento em que ela passou a representar o ritual da comunhão cristã, ela ganhou um significado novo, fazendo referência a um acontecimento que é relatado na Bíblia e conhecido comumente como A Última Ceia, que foi celebrada por Jesus. Durante a última ceia que Jesus organizou, ele já sabia do seu destino, então “deu graças a Deus” abençoando aqueles que estavam junto dele e se entregando como sacrifício em prol da humanidade.
Durante esse evento ele mesmo realiza um ritual muito parecido com que da Eucaristia feito pelos cristãos nos dias de hoje. Jesus abençoa um pedaço de pão e uma quantidade de vinho dizendo que eles passaram a ser seu corpo e sangue, quando ele dá tais alimentos aos seus apóstolos, ele os abençoa para que possam continuar a realizar tal ritual, fazendo o mesmo em memória de Jesus e se tornando um sacramento para aqueles que não estavam ali presentes.
A Eucaristia pode ser entendida como um banquete para reconstruir o sacrifício feito por Jesus, recordando a todos o que ele fez por possuir muito amor pela humanidade.
O Que É Jesus Na Eucaristia?
A presença de Jesus na Eucaristia vai muito além do alimento que é ingerido, a ideia de consumir o Corpo e o Sangue de Cristo irá transformar a vida daqueles que o fazem, tornando essa vida em algo pleno e rodeado por amor. Jesus na Eucaristia tem o poder de mudar a vida daqueles que passam por esse ritual, fazendo com que todos levem um pouco dele dentro de si.
Essa vida abençoada por Jesus passa a ser muito mais agradável para aqueles que consomem a comunhão, Jesus na Eucaristia tem o poder de promover uma melhor qualidade de vida e ao mesmo tempo uma proteção.
A Eucaristia é considerada o Sacramento dos Sacramentos, já que ela tem o poder de colocar Jesus nos meios sociais, fazendo com que as famílias e comunidades possam viver com parte dele.
É simples entender o que é Jesus na Eucaristia, já que na realidade ele está presente em todo o ritual, sendo que ele ocorre devido a toda a trajetória traçada por Jesus, que o levou até a Última Ceia e depois ao seu sacrifício na Cruz e ressurreição. Jesus dá origem a Eucaristia no momento em que é condenado a sua morte e que o seu sangue é derramado.
Jesus na Eucaristia irá representar a benção na vida dos fiéis, já que ele se tornará também parte do corpo daqueles que consumirem o Corpo e o Sangue de Cristo. Ao passar por esse ritual a pessoa estará apta para propagar a palavra de Jesus, abençoada por aquele, já que o próprio faz parte também do seu corpo.
Como É O Ritual Da Eucaristia?
O ritual da Eucaristia é realizado durante a celebração da missa, na Igreja Católica. Sua intenção é fazer referência à morte de Jesus na Cruz e a sua ressureição. Nele, o celebrante irá repartir entre os fiéis o pão e vinho, que passam, após a consagração, pela transmutação, transformando eles no corpo e no sangue de Jesus.
A Última Ceia realizada por Jesus ocorreu próxima a data da Páscoa Judaica, que era celebrada com pão ázimo, um pão assado sem fermentação. Jesus fez uso desse pão em sua ceia, e no momento em que foi repartir ele com seus apóstolos, disse que estava entregando seu corpo, pedindo para eles pudessem seguir esse ritual. A partir desse pedido de Jesus que o ritual da Eucaristia foi perpetuado.
Toda a celebração da missa faz referência ao sacrifício que Jesus fez por amor a humanidade, e o momento da Eucaristia é o ápice de toda a cerimônia. Esse momento também tem o poder de servir como um alimento da Igreja em si.
O ritual é realizado após algum tempo de celebração da missa, quando o celebrante irá consagrar as hóstias e depois as distribuir para os presentes no local.
Quais Os Elementos Do Ritual Da Eucaristia? O Que Cada Um Deles Representa?
Os itens usados na celebração de uma missa são especiais, e segundo as regras da Igreja, eles devem se distinguir dos que são usados no cotidiano pessoal de cada membro da Igreja. Há vários elementos usados para finalizar o ritual da Eucaristia, todos eles tendo uma função importante. Os objetos que são usados para manusear a hóstia e o vinho devem ser feitos em um metal nobre, geralmente o ouro.
Os elementos usados no momento da Eucaristia são:
- Cálice: Feito de ouro ou banhado pelo material é nele que irá ser guardado o vinho durante a celebração da missa.
- Patena: É um prato pequeno que é usado para colocar uma hóstia maior, essa é a que será exposta para os que estão assistindo a missa.
- Âmbula: É um recipiente, normalmente em formato circular, onde são dispostas as hóstias que serão distribuídas aos fiéis que estão presentes na missa.
- Bacia e Jarra: Esses itens são usados para a lavagem das mãos tanto do padre quanto do seu auxiliar, já que as mãos devem estar completamente limpas, tanto pela higiene habitual quanto pela ideia de lavar as suas mãos dos pecados do mundo.
- Ostensório: Um objeto onde é exposta a hóstia consagrada, ele normalmente é dourado e possui uma borda com hastes para lembrar uma estrela de várias pontas. Dentre dele está a custódia, onde a hóstia é depositada. Ele também possui uma peça chamada luneta, que é móvel e tem formato de meia-lua.
- Galhetas: Recipientes usados para colocar água e vinho durante a celebração.
- Corporal: Um tecido em formato quadrangular que é colocado sobre o cálice com o vinho e também sobre as hóstias.
- Manustérgio: É uma toalha que é usada para enxugar as mãos após a sua lavagem.
- Pala: Um pequeno cartão, quadrado, que é usado para cobrir tanto a patena quanto o cálice, ele é duro, porém, revestido com pano.
- Sanguinho: É um tecido usado pelo sacerdote para que o cálice, após tomar todo o vinho, seja limpo.
- Véu da âmbula: É um pequeno tecido branco que cobra a âmbula, local onde estão dispostas as hóstias, somente quando elas já estão consagradas. Ele é importante, pois passa a ideia de guardar algo precioso.
- Hóstia e Vinho: A hóstia consiste em um pão não fermentado e representa o corpo de Cristo, já o vinho representa o sangue de Cristo.