A aula de catequese a respeito do sacramento da confissão também chamado de reconciliação é muito importante para transmitir para as crianças a relevância de estar em plenitude com Deus. A confissão é um dos sacramentos mais significativos para os cristãos porque permite que eles reconheçam seus pecados, cumpram uma penitência e voltem a estar em comunhão com o Senhor, motivo pelo qual esse sacramento pode ser chamado de Reconciliação.
Como Falar Sobre a Confissão na Catequese Infantil
As crianças que estão na fase da catequese passam por uma fase muito importante para a sua formação como cristãos, a de adquirir conhecimentos sobre os sacramentos da religião. Cabe ao catequista utilizar uma linguagem lúdica para apresentar conceitos tão essenciais para a prática do Cristianismo. É muito importante mencionar para os pequenos que a confissão é um sacramento instituído por Jesus Cristo.
Conforme o que está escrito no Evangelho de São João, Jesus, teria dito: “Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23). Jesus também concedeu a Igreja a autoridade para oferecer o perdão aos pecados de quem se confessar e demonstrar arrependimento por seus maus feitos através do cumprimento da penitência.
O Papel do Padre na Confissão
Para que as crianças não fiquem confusas é necessário explicar que o padre é um homem como os demais que está suscetível a cometer erros, porém, ele funciona como um instrumento de Deus durante a confissão. Não é o padre quem está perdoando os seus pecados e sim o Senhor através do sacramento da confissão e da penitência. O catequista pode até fazer um paralelo com o fato de que os pais são instrumentos de Deus para gerar vida assim como o sacerdote é o instrumento do perdão.
Sacerdotes Também se Confessam
Padres, Bispos e até o Papa se confessam seguindo dessa maneira os ensinamentos de Jesus Cristo, é válido citar esse fato para as crianças para que elas reconheçam a importância de estar em comunhão com o Senhor com a sua alma leve de pecados. Lembre-se que para as crianças tudo é novidade e precisa ser corretamente explicado para que possa ser assimilado.
5 Pontos Necessários Para Uma Boa Confissão
Abaixo estão 5 questões que são primordiais para realizar uma boa confissão e que devem ser passadas para as crianças:
Exame de Consciência
Para começar é necessário que o indivíduo interessado em se confessar faça um exame de consciência sincero de maneira que esteja sendo honesto com Deus.
Arrependimento
Ao pedir perdão por um pecado é necessário estar mesmo arrependido de ter ofendido a Deus e ao próximo. Quem está se confessando deve estar verdadeiramente arrependido, pois caso contrário estará ofendendo a Misericórdia Divina ao seu confessar.
Desejo de não pecar mais
Para que a confissão e a penitência gerem a comunhão verdadeira com Deus é importante que o indivíduo que está se confessando tenha o firme o propósito de não pecar novamente. Essa pessoa tem que ter o desejo de não cometer o mesmo erro novamente.
Clareza
Ao relatar os seus pecados ao sacerdote procure ser o mais claro quanto possível. Isso facilita a instituição da penitência e também faz com que aquele que se confessa perceba a dimensão dos seus erros.
Cumpra a penitência
Por fim é importante que aquele que se confessou cumpra a penitência que lhe foi instituída pelo sacerdote para que possa estar em plena comunhão com Deus.
Como Deve Ser a Confissão?
Para que as crianças entendam com maior clareza como se dá a confissão é interessante lhes apresentar um esquema de como deve transcorrer esse momento:
- A primeira coisa a se fazer é dizer quanto tempo faz da última confissão.
- Em seguida o indivíduo deve falar sobre os seus pecados começando pelos de maior gravidade e depois chegando aos mais leves. É importante falar de maneira resumida, mas sem deixar de mencionar os pontos mais relevantes.
- Somente fale sobre pecados de terceiros se você tiver tido alguma participação nos mesmos.
De maneira geral o que se espera é que os indivíduos confessem os pecados mais graves que são chamados de mortais, porém, mesmo os mais leves conhecidos como veniais devem ser confessados para ajudar a praticar a humildade.
Quantas Vezes Precisa se Confessar?
A confissão deve ser feita pelos católicos pelo menos uma vez por ano com o objetivo de prepara-los para a Páscoa, contudo, é esperado que toda vez que um pecado mortal for cometido o indivíduo se confesse.
Penitência Não é Castigo
Por fim deixe claro para as crianças que a penitência dada ao final da confissão não é um castigo pelo pecado cometido e sim uma manifestação de alegria por ter sido perdoado por Deus.