“Tu, Senhor, conservará em perfeita paz aquele cuja mente (propósito) é firme; porque ele confia em Ti.” (Isaías 26:3)
O versículo acima, assim como tantos outros da bíblia, fala em manter a mente trabalhando de acordo com o Espírito, e em como os que conseguem manter a mente firme e de acordo com os desejos de Deus, irão ser recompensados por este. Mas como, de acordo com os religiosos, a mente deve trabalhar de acordo com o espírito? Qual seria a ligação entre essas duas partes do ser humano, e como mante-las unidas?
A bíblia traz em Romanos 1.18-25, passagens que dizem respeito aos conhecimentos humanos, as passagens falam: “Todo ser humano possui verdadeiro conhecimento de Deus” (Romanos 1.19), também é dito “Seres humanos pecadores deliberadamente suprimem esse conhecimento e essa verdade” (Romanos 1.18). O que querem dizer essas passagens? Bom, muitos religiosos acreditam que aqui fica explicito que todo ser humano tem conhecimento da existência de Deus, e de seus poderes, porém a mente do homem é algo fraco e frágil, de maneira que é algo fácil de ser invadida, mudada, com isso, o homem passa a acreditar menos em Deus em decorrência das ações de sua mente de forma pecaminosa, e a forma de manter a mente livre disso, seria cada dia buscar mais aproximação a Deus, se afastando das coisas ruins mundanas. O espírito tem um dever importante aqui, muitos acreditam que a mente é a controladora do homem, porém que esse possuí um espírito, espírito esse que seria sua essência, sua alma, a forma de sua vida em seu interior, seria esse espírito que ajudaria a mente a decidir aquilo que deve ser feito, seria ele a voz que ouvimos do nosso coração. O espírito aqui representa também a voz do espírito santo que habita em nós, e que devemos seguir, mas não é somente essa voz que existe em nós, existe também a voz do mal, voz que irá implantar duvidas em nossa vida, voz que irá implantar orgulho, rancor, preconceito em nossa vida. A mente deve trabalhar para expulsar essa voz, e manter aquela voz que é calma e tranquila e nos ensina somente a fazer coisas boas.
Alguns aplicam a ideia de que mentes fortes são dadas a pessoas inteligentes, mas não entenda pessoa inteligente como aquela que tem um diploma na mão, não, a inteligência aqui vai muito além, as pessoas que conseguem trabalhar a mente de acordo com o espírito são inteligentes pois possuem discernimento em suas escolhas, isso aplica-se tanto aquele rico com diploma e conhecimento de outras línguas, como a um mendigo humilde. Não tem a ver com posição social, tem a ver com poder pessoal. Aquelas pessoas que conseguem controlar sua mente, para fugir assim das tentações que cercam a todos nós humanos, são as donas da verdadeira inteligência. Para fugir dessas tentações não é simples, o mundo está repleto de coisas que nos interessam, mesmo que as vezes essas coisas possam ser consideradas erradas perante aos olhos de Deus. Sabemos que roubar e matar é errado, e a mente da maioria das pessoas não sucumbi a essas ações, mas há algumas ações mais difíceis de se afastar, e nessas esta o verdadeiro trabalho. Ninguém é cem por cento perfeito, e é quase impossível manter a mente saudável em conjunto com o nosso espírito, por isso, busque sempre ações que lhe trazem paz, mas que principalmente, não prejudique o seu irmão. Se algo que lhe traz paz traz a amargura a outro, isso não é bom, e não deve ser praticado.
O espírito está ligado a nossas emoções e sentimentos, se a mente é a dona da razão do ser humano, a alma é a dona da essência, da personalidade do indivíduo. Afaste-se dos sentimentos ruins que você possa ter, novamente, é impossível alguém ser cem por cento perfeito, por isso as vezes ocorre de sentir um ciúmes, uma inveja, se sentir melhor que os outros, mesmo que você saiba que são sentimentos ruins e errados. Tente trabalhar o seu eu interior para melhorar isso, e é aqui que a mente entra, ela conseguirá classificar o bom e ruim para você, basta que você tente sufocar o bom, enquanto enaltece o ruim. Para que uma pessoa seja firme em sua mente, ela deverá estar firme em suas ações com seu coração, somente assim essa pessoa encontrará paz interior e será recompensada pelos seus bons pensamentos, e boas ações. Para que a mente possa trabalhar de acordo com o espírito então, ela deve estar livre do mal, e focada em Cristo.