A religião é um dos assuntos onde a complexidade é intimamente envolvida. Não é por acaso: mais de 3 mil religiões estão em atividade no planeta hoje. Cada uma com sua particularidade, sua crença, enfim. No entanto, apenas três religiões dominam o cenário mundial: o Cristianismo, o Islamismo e o Hinduísmo.
Dentre as três, o Cristianismo é, de longe, a doutrina mais seguida no mundo. Estima-se que mais de 30% da população mundial seja adepta de alguma das três vertentes principais do cristianismo – que são o catolicismo, o protestantismo e a Igreja Ortodoxa. O Brasil, por exemplo, é um país essencialmente religioso, sendo um dos países com maior número de católicos do mundo. Apesar disso, o protestantismo vem logo atrás, abocanhando, também, uma grande fatia da população brasileira.
No entanto, as religiões não se baseiam somente monoteísta ou politeísta. Existem seitas que não fazem menção a uma entidade divina, ou a um líder. Mas, sim, tem a espiritualidade como o seu centro de pesquisa. É o caso da Cientologia, religião na qual iremos falar nesse artigo. Aqui, você vai conferir algumas informações relevantes sobre a religião, bem como algumas curiosidades relacionadas a essa doutrina. Vamos lá?
A Definição e Origem da Cientologia
A Cientologia pode ser definida como um conjunto de práticas e crenças relacionadas a um estado de autoajuda, que foi criada por Ron Hubbard, iniciando suas atividades no ano de 1952. Posteriormente, em 1953, a Cientologia foi elevada ao patamar de religião por Hubbard, anexando, nesse mesmo ano, a Igreja da Cientologia, na cidade de Camden, no estado de Nova Jersey, EUA.
A Cientologia tem como principal fundamento que os seres humanos não são mortais, mas sim imortais, que desconhecem a sua verdadeira natureza. E, para que tenha consciência disso, os membros da seita participam de encontros conhecidos como “auditoria”, que tem, por objetivo, fazer com que os membros tenham contato como que foi traumático durante sua vida passada, fazendo com que ele se liberte de tal condição e possa, enfim, conhecer a sua verdadeira natureza. Tais fatos considerados traumáticos na vida passada de um ser humano é chamado de “fator limitante” pelos cientólogos. Mas, para que seja disponibilizado ao membro um material de estudo para conhecer mais sobre tais fatores, é necessário que o mesmo faça uma doação, cujo valor é determinado pelos membros superiores da cientologia.
Em vários países do mundo, a Cientologia é reconhecida como uma genuína religião e, por conta disso, é isenta de impostos. Ela está presente, além dos EUA, na Itália, na Nova Zelândia, Espanha, Portugal, Austrália, África do Sul entre outras. Em outros países, como o Canadá, a Cientologia embora não seja considerada uma religião, tem permissão para manter seus templos nesses territórios. No entanto, há países que a prática da Cientologia é ilegal, como no caso da Austrália. O órgão responsável pela fiscalização do corpo docente das religiões indicam que algumas das práticas da cientologia, como a hipnose, poderia fazer com que o fiel ficasse a mercê dos membros superiores, fazendo o que eles quisessem. Por conta dessas práticas, em alguns locais do planeta, ela pode ser praticada, mas sob forte esquema de vigilância, como na Alemanha.
A Igreja da Cientologia também é notadamente conhecida por processar pessoas que ela julga que podem ameaçar a religião. Por conta disso, é estimado que ela gaste milhões de dólares anualmente com advogados que seriam instruídos a processar tais pessoas. Em 2013, na França, a religião foi condenada, por conta de acusações como formação de quadrilha e fraude. Juízes que instituíram a sentença argumentavam que as duas instituições cientológicas presentes em território francês contavam com estruturas destinadas a extorquir pessoas consideradas vulneráveis.
Dados da Cientologia
Segundo a instituição responsável pela Cientologia, a religião é a que mais cresce no mundo inteiro. Dados de 2005 fornecidas pela própria mostravam que a Igreja tinha cerca de 8 milhões de adeptos no mundo, sendo que 3,5 milhões destes estavam nos Estados Unidos. No entanto, pesquisas de 2001 indicavam que um número bem menor de pessoas se declaravam adeptas da cientologia: aproximadamente 55 mil pessoas. Anos depois, outras pesquisas indicavam que, razoavelmente, 200 a 300 mil pessoas tem como religião a cientologia no mundo.
Em contrapartida, os cientologistas buscam menosprezar as pesquisas religiosas que as outras instituições fazem, argumentando que elas não têm valor por conta que, muitas pessoas que praticam a cientologia disseram fazer parte de uma doutrina que seja mais socialmente aceita, escondendo a sua verdadeira seita. Muitos pesquisadores indicam que os números apresentados pela instituição cientológica são exagerados; no entanto, concordam em uma coisa: que a Igreja foi a única que realmente mais cresceu, em tamanho, pelo ocidente, no final do século XX e início do século XXI.
Famosos Que Aderiram a Cientologia
Logo no início de suas atividades como religião, a cientologia, comandada por Hubbard, percebeu que a atração de pessoas famosas para a religião seria um prato cheio, visto que a publicidade gerada seria instantânea. Por conta disso, no ano de 1955, lançou o Projeto Celebridade, que tinha como meta atrair cerca de 70 celebridades da época, em uma lista confeccionada pela própria Igreja. Para que isso pudesse ser feito, a Igreja convocou seus fiéis, propondo que eles o ajudassem a trazer tais celebridades para o seu corpo de fiéis. E deu certo. Alguns desses artistas realmente adentraram à religião, sendo os primeiros Dave Brubeck, pianista de Jazz e Gloria Swanson, grande estrela da época, a compartilharem dos ritos cientológicos.
Atualmente, várias estrelas conhecidas de Hollywood, o maior polo cinematográfico do planeta, fazem parte da Igreja Cientológica, nos quais podemos destacar John Travolta, Lisa Marie Presley, Chinck Correa, Edgar Winter, Tom Cruise, entre outros.
Por falar no protagonista do grande sucesso dos anos 80, o filme Top Gun, Tom Cruise é um dos membros mais conhecidos da cientologia. Isso advém do seu enorme apreço pela religião, e, também, por conta de algumas polêmicas relacionadas à sua participação na religião. Sua lealdade à cientologia tem atrapalhado sua convivência com sua filha, fruto de seu romance com Katie Holmes, segundo sites e jornais.