Ao longo do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia é possível encontrar passagens que falam a respeito da unção (ato de ungir com óleo) com significados e propósitos distintos. Para quem se interessa por esse tema vamos apresentar a seguir alguns dos óleos de unção e essências mencionadas no texto bíblico esclarecendo as suas finalidades.
Os Óleos e Essências na Bíblia
A unção, bastante mencionada ao longo do Velho Testamento, nada mais é do que hábito de ungir as pessoas com óleos e essências especiais como cálamo, cássia, nardo, cinamomo entre outras. É necessário dizer que na Bíblia não é utilizada a palavra “essência” e sim especiaria ou especiarias para falar a respeito de óleos, unguentos e perfumes dessa época.
A unção tem um papel primordial de proteção para os hebreus na Bíblia agindo tal qual um escudo para evitar que o mal possa tocá-los. As unções do Antigo Testamento tinham como objetivo consagrar e santificar pessoas e objetos escolhidos por Deus. Tudo o que era ungido – pessoa ou objeto – tornava-se santo.
Pessoas que eram escolhidas para assumir postos de grande relevância como sacerdotes, profetas e os reis eram ungidos como uma forma de Deus lhes capacitar para a sua missão. Entendia-se que a unção era o derramamento do Espírito Santo sobre aquele que era ungido.
Unção no Novo Testamento
Essa forma de entender a unção é levada até o Novo Testamento, o azeite era usado para ungir os doentes de maneira que representava o Espírito Santo se derramando sobre aqueles que precisam. Nessa parte da Bíblia a unção poderia estar relacionada a cinco situações diferentes:
– Símbolo do Espírito Santo
Como uma forma de oferecer capacitação divina.
– Unguento
Como medicamento para a cura de feridas como acontece na parábola do bom Samaritano.
– Unção dos Mortos
Na época de Jesus era comum ungir os mortos com especiarias e perfumes, trata-se de um costuma funerário.
– Sinal de Hospitalidade
Nessa caso a unção tinha relação com a lavagem dos pés e ao beijo, sinais de que alguém era bem-vindo na casa.
– Enfermos
A unção poderia ser dada com o objetivo de curar os doentes.
Conheça Alguns óleos de Unção e Seus Significados
A seguir vamos apresentar alguns dos tipos de óleos de unção e os significados que eles possuem.
Mel e Leite
O versículo 11 há um trecho em que o noivo diz que embaixo da língua da noiva há mel e leite e dos vestidos dela vem uma fragrância como a do Líbano. O mel simboliza o amor e a doçura enquanto o leite representa o alimento e a abundância. Dessa forma essa fragrância alerta para a necessidade de que tenhamos sempre palavras doces para nossos semelhantes e façamos da Palavra de Deus o nosso alimento.
Especiarias do Líbano
A menção do cheiro da fragrância do Líbano se refere a especiarias vindas dessa região. O significado é que devemos nos manter sempre prontos para aproveitar o que a vida tem de melhor para nos oferecer assim como acontece nessa região em que há densa cobertura de florestas. As vestes da noiva têm fragrância de frutas dos pomares e cheiro das matas.
Romã
A romã mencionada no versículo 13 é uma fruta reconhecida no Oriente por suas propriedades adstringentes empregadas como medicamento. Logo as nossas palavras devem ser como remédios para que as ouve.
Nardo
Maria, irmã de Lázaro, ungiu Jesus com nardo em Betânia, o significado do nardo é a presença constante de Deus conosco. Sendo assim representa o desejo de Jesus de estar conosco todos os dias. Nardo é uma planta perene que faz parte da família da valeriana e tem como nome científico Nardostachys jatamansi.
Uma das características mais destacadas do nardo é contar com raízes perfumadas. Originária do norte da Índia é usar até os dias de hoje para dar perfume aos cabelos. Nos tempos de Jesus nardo era uma especiaria muito cara importada em receptáculos selados. Na passagem em que a irmã de Lázaro usa nardo para ungir Jesus há indignação de seus discípulos por entender que o uso é indevido.
Cálamo
Essa raiz é chamada também de cana doce, a palavra cálamo vem do grego Kalamos que significa cana, junco ou caniço. Para que o perfume dessa planta seja exalado é necessário quebrar a raiz. A cesta em que Moisés foi colocado no Rio Nilo era feita de cálamo (junco).
Os significados do cálamo estão relacionados à humildade e ao preço que Jesus pagou para salvar a humanidade. Indica que é importante ser dependente do Senhor e renovar seus conhecimentos de tempos em tempos. A unção de cálamo indica que existe uma necessidade constante de que sejamos ‘partidos’ por Deus para que a Sua essência possa então ser exalada através de nós. Esse ingrediente faz parte da receita do óleo da santa unção dos sacerdotes.
Cinamomo
Pertencente a mesma família da cássia, da canela e do louro, o cinamomo, é a casca de um tronco que a cada estação se restaura. Tem como significados o temor de Deus, seu resgate, evitar cometer os mesmos erros e restaurar as coisas pessoais.
Aloés
https://www.youtube.com/watch?v=Do1UEv7BlPc
Em conjunto com a missa e a cássia, o aloés, dá origem ao óleo da alegria. A aloés mencionada na Bíblia no trecho que fala sobre esse óleo não é a aloe vera como muitos pensam e sim uma das 500 espécies de aloés que existem. A palavra aloés tem origem estrangeira tendo como significados galhos secos, vara e varetas.
É uma madeira com resina escura, bastante densa e perfumada que é utilizada para fabricar incenso, esculturas de pequeno porte e perfume. Para produzir óleo é necessário que o aloés tenha pelo menos três décadas. A extração desse óleo é feita por meio de machucados e dilacerações no tronco.
O significado é de que para chegar à alegria é necessário passar por ‘ferimentos’ feitos com as mãos do Senhor. Em nosso interior há algo precioso como o óleo do aloés que somente será extraído de passarmos pelas provações necessárias.
Mirra
Os significados da mirra incluem purificação, libertação, cura, mudança de vida. A realeza usava a mirra para ungir as vestes de casamento. Foi bastante usado ainda como um perfume sedutor. Essa planta é um arbusto que cresce em áreas de deserto em especial no continente africano. Mirra é também o nome atribuído a resina oleosa marrom-avermelhada obtida a partir da seiva seca da árvore.
A palavra mirra vem do hebraico maror ou murr significando amargo, algo que tem o poder de anestesiar. Mirra também foi um dos presentes recebidos por Jesus dos magos no seu nascimento. O óleo da santa unção é feito com cálamo, azeite de oliva, cássia, cinamomo (ou canela) e mirra.
Gostou de saber mais sobre os óleos de unção e seus significados?