Para Que Serve O Véu Umeral? O Que É Isso?

As religiões cristãs possuem alguns itens conhecidos como objetos litúrgicos, que possuem grande importância no desenvolvimento dos seus rituais e celebrações, sendo esses itens parte da sua tradição. Esses itens variam entre objetos que tem a função de guardar produtos relacionados às celebrações, cobrir, expor e até mesmo as vestes usadas pelos seus celebrantes.

Um desses itens é o Véu Umeral, uma veste utilizada pelo diácono ou sacerdote que está fazendo a celebração, sendo ela usada pelos Católicos Romanos, além de também aparecer na Igreja Anglicana e na Igreja Luterana, sendo tradicional das igrejas cristãs ocidentais.

Para que Serve o Véu Umeral? O que é Isso?

Véu Umeral

Véu Umeral

Também chamado de véu de ombros, o Véu Umeral é utilizado pelo sacerdote quando se está portando o Santíssimo Sacramento ou também as relíquias da Santa Cruz.

O véu é na realidade um manto que é amplamente adornado. Ele tem o formato retangular possuindo cerca de 2,75 m de comprimento e em torno de 90 cm de largura. Ele é colocado nos ombros do sacerdote, cobrindo tanto as suas costas como parte do seu peitoral. Esse é confeccionado em tecidos nobres, normalmente de seda. Alguns véus de Umeral podem possuir bolsos na sua parte da frente, dessa forma, o sacerdote pode inserir ali as mãos e alcançar objetos sem que eles sejam tocados diretamente pelas mãos, já que são objetos sagrados.

A definição do para que serve o Véu Umeral encontra-se na Liturgia, onde é especificado que o mesmo tem a intenção de proteger uma realidade que é sagrada. Dessa forma, o uso do Véu Umeral representa o respeita pelos itens sacros da Eucaristia e também da Santa Cruz. A funcionalidade do Véu Umeral está também em proteger os objetos sagrados das mãos humanas, mantendo assim a sua integridade.

Quando o Véu Umeral é Utilizado?

O Véu Umeral é reservado para ocasiões especiais, sendo usado em algumas celebrações, sendo elas:

  • Exposição de Relíquias da Santa Cruz, que é um evento que ocorre poucas vezes em momento especiais, quando são expostas relíquias que tiveram origem com Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, itens sagrados e importantíssimos para a Igreja.
  • Santa Missa da Ceia do Senhor, que ocorre na quinta feira Santa, sendo um convite para aprofundar a Celebração da Paixão do Senhor, que ocorre na sexta feira santa para a Transladação do Santíssimo Sacramento, quando o Santíssimo é levado para uma capela lateral da Igreja que é previamente preparado para receber o mesmo.
  • Benção do Novo Tabernáculo, quando é inaugurado um novo templo religioso.
  • Durante a celebração do Corpus Christi, mais precisamente na procissão na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, que ocorre durante a celebração.
  • Durante as celebrações onde ocorre a Exposição e a benção do Santíssimo Sacramento, que é um objeto onde é exposta a Santíssima Eucaristia.

É Obrigatório?

O uso do Véu Umeral é obrigatório em todas as ocasiões em que o Santíssimo Sacramento é exposto, podendo ser essa exposição tanto na âmbula como no ostensório, portanto, é um item indispensável em diversas celebrações realizadas pelos cristãos.

Existem algumas regras quanto à cor do Véu Umeral e o seu uso, quando ele é usado para tocar o Santíssimo Sacramento, o véu deve ser branco, exceto na celebração da Sexta Feira Santa da Paixão de Cristo, onde é possível escolher entre branco e vermelho. Já quando o Véu Umeral está sendo usado para tocar as relíquias da Santa Cruz, ele deve ser vermelho, porém, nos casos onde não há um Véu Umeral vermelho disponível, é possível usar o branco.

O Véu Umeral é colocado sobre a casula, uma veste tradicional da Igreja, ou sobre o pluvial, dependendo do tipo de celebração que está ocorrendo. O mais comum é que seja usado sobre o casulo nas Santas Missas e em outras celebrações, sobre o pluvial. Como o Véu Umeral é formado por duas faixas, é usado um feixe de metal, chamado alamar, para uni-las sobre o peito, há ainda alguns modelos que possuem um par de cordões para fazer essa união.

O Uso do Véu Umeral na Igreja Católica ao Longo dos Anos

Não se sabe ao certo quando o Véu Umeral começou a ser utilizado na Igreja Católica, porém, é certo que o seu uso era comum nos locais que seguiam os Ritos Romanos, e também em outros ritos que eram praticados antes mesmo da Reforma Protestante, que ocorreu no século XVI, dentre eles incluísse o Rito Sarum, que era realizado nas Ilhas Britânicas antes da separação da Igreja na Inglaterra.

O seu uso sempre foi tido como uma separação ritual, ou seja, usado para tocar algo que é considerado tão sagrado que as mãos humanas não poderiam tocá-lo. O véu sempre variou de acordo com a cor litúrgica da festa do dia que ele era usado, podendo ser além do branco e vermelho, dourado. Somente não há Véu Umeral negro para as celebrações que exigem vestes negras, já que não é exigido isso nos rituais romanos.

O Véu Umeral não deve ser confundido com a vimpa, outro manto usado durante as celebrações religiosas, esse por sua vez é mais estreito que o Véu Umeral e é usado pelos acólitos ou outros auxiliares da celebração da missa. A vimpa é usada para cobrir as mãos dos auxiliares e demonstrar que os itens que eles seguram não pertencem a eles.

Vestes

Existem diversas outras vestes que são usadas além do Véu Umeral e são importantes para o seguimento dos ritos cristãos.

A mais conhecida delas é a batina, que é uma roupa usada pelos padres, bispos, diáconos e também os presbíteros. Essa é uma veste longa que vai até os pés, possuindo 33 botões de alto a baixo para representar a idade de Cristo, além de 5 botões nos punhos, para representar as Chagas de Cristo. Na cintura usa-se uma faixa que significa tanto a castidade e também a Igreja peregrina na terra, variando a cor da faixa de acordo com a hierarquia ao qual o individuo pertence. A cor da batina é preta com o colarinho branco, representando a pureza e também a morte para a vida mundana.

Existe também a Casula, sobre a qual é usado o Véu Umeral, ela normalmente é feita em seda e as suas cores variam de acordo com o rito litúrgico que está sendo celebrado. Existe a Casula Romana, que é uma espécie de colete com bordados, e a Casula Gótica, que é mais larga e cobre o corpo todo, essa segunda representa o planeta, pois possui uma forma arredondada, simbolizando que o sacerdote está além do mundo terrestre e vive no mundo Espiritual.

Outra veste litúrgica é a mozeta, também chamada de murça, que consiste em uma capa curta que cobre tanto os ombros como uma parte dos braços e do pescoço. Ela é usada sobre a sobrepeliz, que é uma veste dos clérigos. Essa capa é fechada na sua parte superior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.