História de São João Paulo II: Origem e Curiosidades

São João Paulo II foi o primeiro Papa polonês da história, nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice com o nome de batismo Karol Józef Wojtyła. Faleceu no dia 2 de abril de 2005 no Vaticano após uma vida dedicada a religião católica tendo sido o detentor do terceiro maior papado da história.

Em 1° de maio de 2011 foi proclamado beato pelo Papa Bento XVI. Em 27 de abril de 2014 foi canonizado pelo Papa Francisco com a presença do Papa emérito Bento XVI. A festa litúrgica de São João Paulo II é celebrada no dia 22 de outubro. Que tal conhecer mais sobre a história e as curiosidades da vida do Papa que se tornou santo num dos processos mais rápidos da Igreja Católica?

Conheça a História de São João Paulo II: Origem e Curiosidades

Abaixo você poderá conhecer mais sobre a história de vida de São João Paulo II, as suas origens e curiosidades de sua vida dedicada a Igreja Católica.

– Origem Polonesa

João Paulo II

João Paulo II

A escolha de João Paulo II como Papa em 1978 quebrou paradigmas, foi o primeiro papa não italiano desde Adriano VI (1522). Nascido na pequenina cidade de Wadowice na Polônia, Karol Jósef Wojtyla, era filho de Karol Wojtyla e de Kaczorowska. Com apenas 8 anos de idade perdeu sua mãe e seus dois irmãos mais velhos.

Aos 9 anos fez a sua primeira comunhão e estudou na escola Marcin Wadowita. No ano de 1938 se mudou para a Cracóvia e estudou na Universidade de Jaguelônica tendo participado também de uma escola de teatro. Para evitar a deportação para a Alemanha, quando as forças nazistas invadiram a Polônia e fecharam a Universidade, João Paulo II precisou trabalhar. O pai do futuro Papa faleceu em 1941 em decorrência de um ataque cardíaco, ele era um suboficial do Exército Polonês.

– Terceiro Maior Pontificado da História

 São João Paulo II teve o terceiro maior papado da história, foram 26 anos como o soberano da Cidade do Vaticano. Seu pontificado teve início em 16 de outubro de 1978 e terminou no dia 2 de abril de 2005 com o seu falecimento. Somente o papado de São Pedro Apóstolo de 37 anos (ano 30 ao ano 67) e do Papa Pio IX de 31 anos (1846 a 1878) foram mais longos.

– Brasil

João Paulo II

João Paulo II

Em 30 de junho de 1980, João Paulo II, fez história tornando-se o primeiro Papa a visitar o Brasil. O religioso esteve em nosso país quatro vezes reunindo multidões por onde passava. Teve grande influência para estreitar as relações da religião católica com outras religiões, um diálogo muito importante.

– A Vocação Religiosa

Em 1942 Karol Wojtyła começou a sentir a vocação para a vida religiosa e entrou clandestinamente num seminário na Cracóvia. Quando a guerra terminou concluiu os seus estudos Faculdade de Teologia da Universidade de Jaguelônica. A ordenação como padre ocorreu no dia 1° de novembro de 1946.

Seguindo seus estudos concluiu a graduação universitária em Roma e fez doutorado em teologia na Universidade Católica de Lublin. Em 1958 foi nomeado como bispo auxiliar em Cracóvia, também foi capelão universitário e professor de ética em Cracóvia e Lublin.

– Novos Degraus

Estátua de João Paulo II

Estátua de João Paulo II

No ano de 1964, Wojtyla, passou a exercer as funções de arcebispo de Cracóvia e em 1967 conquistou o posto de cardeal. Tornou-se um participante ativo do Conselho Vaticano Segundo representando a Polônia em cinco Assembleias internacionais de bispos no período entre os anos de 1967 e 1977.

– Eleição de Papa

No dia 26 de agosto de 1978, Albino Luciani, foi eleito Papa assumindo o nome de João Paulo I. Com um dos papados mais curtos da história governou somente por 33 dias. No dia 28 de setembro de 1978 o popularmente conhecido “Papa do Sorriso” faleceu no Vaticano. O fato de João Paulo I ter falecido em tão pouco tempo após ter assumido o posto criou uma série de rumores de que sua morte poderia ter sido causada por membros da ala mais conservadora do Vaticano que não gostaram de sua eleição.

Há boatos que dizem que João Paulo I previu sua morte tendo comentando durante sua eleição que não ficaria muito tempo no posto dando lugar a alguém que merecia estar nesse lugar e que durante a cerimônia estava sentado a sua frente. Quem estava sentado a frente de Albino Luciani era Karol Wojtyla. No dia 16 de outubro de 1978 ocorreu então a eleição do polonês como sucessor de João Paulo I. Como uma homenagem ao Papa do Sorriso adotou o nome de João Paulo II.

– Influência Política

O Papa João Paulo II foi um dos mais influentes da história em termos políticos, ele teve um papel imprescindível para que o comunismo chegasse ao fim na Polônia e em outros países do continente europeu.

– Atentados

O Papa João Paulo II sofreu alguns atentados ao longo de seu pontificado tendo sido o primeiro em 13 de maio de 1981 quando ficou gravemente ferido a bala. Passado um ano desse primeiro atentado, no dia 12 de maio de 1982, o Papa, decidiu agradecer a Virgem por tê-lo salvado indo pela primeira vez ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Nessa ocasião um homem tentou ferir o Papa usando uma baioneta. O Papa ainda foi alvo de planos terroristas da Al-Qaeda que não se concretizaram.

– Obras

Algo que poucas pessoas sabem é que o Papa João Paulo II publicou livros de poesia e até escreveu uma peça de teatro intitulada “A Loja do Ourives” em 1960 usando o pseudônimo de Andrzej Jawien. Em sua obra também constam escritos teológicos e éticos como “Sinal de Contradição” e “Amor Frutuoso e Responsável” publicados em 1979. A primeira Encíclica do Papa, “Redemptor Hominis” (Redentor dos Homens) de 1979 explica a ligação que existe entre Cristo e a dignidade do homem.

– Atuação do Papa João Paulo II

Durante as décadas de 1980 e 1990 o Papa realizou inúmeras viagens inclusive para os continentes americano, asiático e africano. O ano de 1993 ficou marcado como o ano da primeira visita de um Papa aos países da extinta União Soviética, ele visitou as repúblicas do Báltico. O Papa teve um papel bastante importante para a retomada da democracia e das liberdades religiosas no continente europeu em especial em sua terra natal, a Polônia.

Foi um Papa que reafirmou ensinamentos Católicos Romanos em contrariedade ao uso de métodos contraceptivos, aborto e homossexualidade. O ano de 2000 marcou os 2000 anos de História da Igreja Católica e o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros cometidos por católicos romanos sem mencionais quais erros seriam esses. Incluem-se na lista do perdão as Cruzadas, Inquisição e a apatia da Igreja.

– A Morte de João Paulo II

Às 21h37 de Roma (16h37 de Brasília) do dia 2 de abril de 2005, João Paulo II, falecia aos 84 anos de idade em decorrência do Mal de Parkinson. Os momentos derradeiros se deram nos aposentos do Palácio Apostólico.

Gostou de conhecer mais sobre o Papa João Paulo II? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.