O Que São os Muçulmanos? Como Funciona Sua Religião?

Os muçulmanos são os seguidores da religião muçulmana que também é chamada de islã. Um erro recorrente é achar que muçulmanos e árabes são sinônimos, ou seja, que necessariamente os muçulmanos são árabes e vice-versa. Árabe é a definição étnica do grupo que habita em especial a região do Oriente Médio e a África Setentrional. Muçulmano, por sua vez, refere-se apenas a quem segue a fé islâmica.

Realmente grande parte dos árabes segue a religião muçulmana, no entanto, a maioria dos muçulmanos não é árabe. Há grande número de muçulmanos na Ásia com destaque para a Índia e a Indonésia. Continue lendo para entender melhor a religião muçulmana e os seguidores dela.

Como Surgiu a Religião Muçulmana?

Islã significa ser submisso a Deus, Allah em árabe, e seu surgimento data do século 7 da era cristã. Inclusive esse é o marco inicial do calendário islâmico que é distinto do calendário gregoriano (o que seguimos). Tudo teve início com a figura do profeta Maomé (Muhammad em árabe) que teria recebido os princípios básicos da fé islâmica do anjo Gabriel.

Criança Muçulmana

Criança Muçulmana

Maomé era um mercador analfabeto que aos 40 anos de idade passou a receber as revelações do anjo. Todas as profecias de Maomé foram então organizadas no Alcorão (também chamado de Corão) que é o livro sagrado do Islã. O processo levou 23 anos para ser concluído, mais um motivo pelo qual os muçulmanos dão muito valor aos dogmas da religião.

Os muçulmanos veem Maomé como o último mensageiro do Islã, isto é, acreditam na existência de outros mensageiros anteriores. A fé islâmica considera Jesus Cristo um profeta. Maomé seria o profeta final, por meio dele Deus completou a mensagem que gostaria de passar para a humanidade. Os muçulmanos reconhecem outras escrituras como os Livros de Abraão, a Torá de Moisés, o Evangelho de Jesus Cristo, no entanto, tem no Alcorão a fonte final da mensagem de Deus, aquilo que é imutável.

As Cinco Leis Fundamentais da Religião Muçulmana

A seguir você poderá conhecer melhor as cinco leis fundamentais da religião muçulmana.

1 – Proclamação de Fé

A Shahada nada mais é do que o testemunho do muçulmano de apenas Allah deve ser adorado e que Maomé é o seu mensageiro. Basta fazer essa declaração para que um indivíduo se torne muçulmano, não há formalidades ou celebrações.

2 – Oração

Muçulmanos oram 5 vezes ao dia, a oração (Salah) objetiva manter a fé islâmica e reafirmar a submissão a Allah.

3 – Caridade Compulsória

O pilar chamado de Zakah consiste na obrigatoriedade de que muçulmanos com melhores condições financeiras ofereçam apoio aos mais carentes e necessitados. Essa obrigação é equivalente a 2,5% do patrimônio individual por ano.

4 – Jejum do Ramadã

O nono mês do calendário islâmico é o Ramadã, nesse período os muçulmanos saudáveis devem fazer jejum (Sawm), ou seja, se abster de comidas, bebidas e atividades prazerosas (como jogos, sexo e diversão) entre o nascer o por do sol.

5 – Peregrinação à Meca

No período entre o oitavo e o décimo terceiro dia do mês de Dhu al-Hijja (último do calendário islâmico), os muçulmanos comemoram o Hajj. Basicamente se trata da peregrinação realizada pelo menos uma vez ao longo da vida. Todo muçulmano que seja plenamente saudável e com condições financeiras deve ir até Meca, a cidade sagrada, na Arábia Saudita. Essa é uma tradição que remonta a Abraão, tido como o ‘pai de todos os profetas’. Anualmente, milhões de muçulmanos se dirigem a Meca.

Diferenças Entre Sunitas e Xiitas

A corrente sunita e a corrente xiita são as duas principais correntes do islamismo, há uma grande rivalidade entre ambas que teve início após o falecimento do profeta Maomé. A sucessão do profeta gerou discordâncias entre os muçulmanos, essa divergência levou inclusive ao assassinato de líderes.

Os sunitas escolheram como sucessor de Maomé, Abu Bakr, que era amigo pessoal e conselheiro do profeta. Já os xiitas preferiam manter a linhagem familiar de Maomé optando então por seu primo e genro Ali Bin Abu Talib. Além da divergência em relação ao sucesso de Maomé, sunitas e xiitas, têm outras diferenças.

Os sunitas são a maioria dentre os muçulmanos e comparativamente aos xiitas se mostram mais flexíveis. Esse grupo aceita atualizações na forma de interpretar os dogmas da Suna que é um livro complementar ao Alcorão em que há relatos das ações de Maomé e também a respeito da Sharia (Lei Islâmica). O nome do grupo, sunita, deriva de suna.

Os xiitas são mais tradicionais no tocante a interpretação do Alcorão e da Sharia. Representam um grupo minoritário dentre os islâmicos. Nos noticiários não é incomum que haja alguma notícia referente a conflitos entre sunitas e xiitas.

A Mulher na Religião Islâmica

Dentro do islamismo há correntes bastantes conservadoras que ainda veem a mulher como um inferior que deve ficar aos cuidados do homem. No Alcorão há um capítulo nomeado como “As Mulheres” em que os homens são orientados a oferecer cuidado e sustento para suas esposas.

No Alcorão consta que a poligamia (casamento com mais de uma pessoa) é permitida somente aos homens. Cada homem pode ter até 4 esposas se tiver condições financeiras de mantê-las. Nesse texto há a sugestão de que os homens podem castigar as suas esposas em caso de infidelidade, algo que pode influenciar até mesmo em tribunais de alguns países.

Em diversos países de fé predominantemente islâmica há restrições consideráveis a liberdade feminina incluindo o uso de vestimentas que cubram o corpo delas como um todo e proibições como a de votar e dirigir. Para os ocidentais parece confuso distinguir nessa relação entre religião e mulheres islâmicas o que é sugestão religiosa, lei de fato ou ambos.

Islamismo Está em Ascensão

O mundo conta com aproximadamente 7,6 bilhões de pessoas dentre as quais em torno de 2,2 bilhões segue a fé cristã e cerca de 1,6 bilhões segue a fé muçulmana. Essas são as duas religiões com o maior número de adeptos do planeta. De acordo com estudos estatísticos se algumas tendências se mantiverem é bem possível ainda durante o século 21 a religião islâmica se torne a maior religião do mundo em termo de número de fieis.

Gostou de saber mais sobre a religião islâmica? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.