Quantos Anos Tem A Igreja Católica?

A Igreja Católica é uma das diversas Igrejas Cristãs, sendo a maior de todas as suas vertentes, com cerca de 1,3 bilhões de seguidores, cerca de 18% da população mundial (dados do ano de 2018). Além da maior, essa também é a mais antiga dentre as religiões cristãs.

Alguns Detalhes Sobre a Igreja Católica:

A principal autoridade da Igreja Católica é o Papa, o Bispo da cidade de Roma, sendo ele considerado o sucessor do apóstolo Pedro. O Papa tem como função seguir os ensinamentos deixados por Jesus Cristo e por Maria, além disso, ao longo dos anos surgem Santos da Igreja Católica, que também tem a função de guiar tanto os papas como todos os seres humanos fiéis a tal religião. Para pregar para os fiéis são usados os Evangelhos escritos por Jesus Cristo, além disso, a Santidade de Maria é narrada e afirmada pela Igreja Católica. O atual papa é o Papa Francisco, que está no comando da Igreja desde o ano de 2013. O papado é um mandato vitalício, que só acaba com a morte ou renúncia do líder.

Para além do aspecto religioso, a Igreja Católica possui instituições sociais e trabalhos em todo o mundo, atuando em universidades, escolas, hospitais, abrigos para moradores de rua e idosos, dentre outros pontos. A caridade é algo muito forte entre os católicos, que em sua maioria, desejam ajudar o próximo sempre que possível, sendo um costume incentivado em seus seguidores por todo o mundo.

Igreja Católica

Igreja Católica

Segundo a Igreja Católica, ele foi estabelecido pelo próprio Deus, para que todos os homens pudessem ser salvos em sua vida eterna. Ela admite inclusive a salvação daqueles que não a seguem, desde que se arrependam dos seus pecados antes do fim da sua vida.

O próprio termo que define a religião já representa a sua amplitude. O nome “católico” vem do grego, e significa global ou universal. Portanto, apesar de propor uma vida espiritual baseada no Evangelho, ela apoia e abrange todos os seres humanos.

O regimento da Igreja Católica, ou seja, suas leis e doutrinas encontram-se definido pelo Código de Direito Canônico. Nele é possível conhecer mais sobre a hierarquia católica, que é extremamente forte e bem definida na religião, bem como os seus dogmas principais.

Mesmo possuindo seus próprios costumes, a Igreja Católica tem como uma das suas bases respeitar as tradições e a cultura de todos os seus fiéis, e como ela possui adeptos em todo o mundo, conta com igrejas autônomas (24 no total), que estão em comunhão e são subordinadas ao Papa, porém conta com suas próprias tradições. Há ainda 6 tipos de ritos diferentes, todos eles contam com suas regras próprias e diferentes entre si.

No Brasil, por exemplo, segue-se o Rito Latino-Romano, que é o maior dentre todos eles. Esse rito cobra o celibato dos seus sacerdotes, algo que não acontece em nenhum dos outros cinco praticados. A Igreja que o segue é a Igreja Católica Apostólica Romana. Os outros ritos são: Rito Bizantino (que conta com 14 Igrejas), Rito Armênio (uma Igreja), Rito Antioqueno (que conta com 3 Igrejas), Rito Caldeu (conta com duas igrejas) e Rito Alexandrino (conta com duas igrejas).

A Igreja Católica é uma potência mundial, vê-se tanto pelo número de adeptos como pela influência que a mesma teve ao longo da história da humanidade, sendo esse um papel de destaque em momentos cruciais da vida humana, desde a sua criação até os dias atuais.

Quantos Anos Tem a Igreja Católica?

A História da Igreja Católica

A História da Igreja Católica

A história da Igreja católica data de mais de 2 mil anos atrás. Para conhecer mais como é sua trajetória e surgimento é importante saber sobre o que a Igreja Católica prega e como é seu funcionamento.

Essa é a instituição mais antiga que ainda continua em funcionamento, sendo a sua história ligada a História do Cristianismo e também de toda a civilização ocidental. Alguns historiadores acreditam que o termo católico foi usado para definir a Igreja até mesmo pelos apóstolos.

Surgimento do Catolicismo

A religião cristã surge junto de Jesus Cristo. Ele foi um homem que ajudou a todos, sempre se manteve positivo e dizia que tinha vindo a Terra por envio de Deus, para que pudesse salvar as almas de toda a população. Jesus pregava o amor, a fraternidade, a compaixão e a bondade em meio à comunidade. Ele foi o maior apóstolo já conhecido do Cristianismo.

O Novo Testamento relata a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua ascensão como o Messias, e a forma como ele se tornou perseguido pelas autoridades que sentiam nele uma ameaça. Quando ele completou 33 anos, foi perseguido e levado a julgamento público, onde a população o condenou a morte. A sua morte foi repleta de sofrimento, ele foi obrigado a carregar a Cruz em que ele seria crucificado, apanhando e levando pedradas pelo caminho. Jesus fez tudo isso com seu consentimento, já que a partir do seu sacrifício a humanidade seria salva.

Após a sua morte, Pedro, seu apóstolo, se tornou o maior pregador do cristianismo. Durante o auge da civilização romana, foi a vez de Paulo, outro apóstolo, ter o papel principal na expansão do cristianismo. O cristianismo começou a se desenvolver fortemente entre os romanos, mesmo que essa prática fosse proibida por lei, já que as pessoas nessa época eram pagãs e o cristianismo era extremamente marginalizado.

O Imperador Nero foi um dos que mais alimentou o ódio aos cristãos, promovendo perseguições e torturas a qualquer um que fosse seguidor da religião. Ele promovia espetáculos públicos para torturar cristãos, afim de assustador outros que pensavam em seguir a religião.

Desenvolvimento ao Longo dos Anos

O grande marco da Igreja Católica ocorreu com o Imperador Constantino, que deu liberdade aos cristãos para realizarem seus cultos, no ano de 313. Com essa liberdade mais pessoas se tornaram adeptos do Cristianismo em Roma. De maneira inesperada anteriormente, o Cristianismo foi crescendo de tal forma que no ano de 390 já havia se tornado a religião oficial do Império Romano, durante o governo de Teodósio. Nesse momento os papéis são trocados, e a perseguição passa a ser em relação aos pagãos.

Durante o reinado de Constantino ele decidiu criar a capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, e a parte ocidental permaneceram com a capital em Roma. Ele decidiu criar essa divisão para que o Império Romano não entrasse em decadência.

Ao longo dos séculos as diferenças entre os dois impérios foi aumentando, até que no ano de 1054 ocorre a divisão entre duas grandes Igrejas: a Igreja Bizantina na sua parte oriental e a Igreja Romana na parte ocidental.

A influência da Igreja Católica nesse período era intensa. Quando os líderes perceberam que o Império Romano estava em decadência, eles se uniram aos povos germânicos, que eram considerados bárbaros, fazendo que eles fossem cristianizados e depois os auxiliando na conquista das terras romanas. A Igreja Católica se aliou aos francos e também ao Império Carolíngio.

Durante a Idade Média, sob a liderança de Carlos Magno, a Igreja Católica se concretizou como uma das maiores instituições religiosas e também política de todo o mundo ocidental. O seu poder era extremo, sendo que nesse período a sua liderança e a do Estado andavam em concordância total. O poder da Igreja Católica, veio por meio de diversos motivos, sendo um dos principais deles ela ser a grande detentora dos estudos, já que todas as grandes bibliotecas estavam presentes em mosteiros.

Foi nesse período que ela se torna sanguinária e instala a Santa Inquisição, um tribunal que condenava os pagãos, torturando de formas inimagináveis. Esse foi um dos pontos que demonstrou o poder político católico.

Esse período obscuro se tornou passado, inclusive, líderes católicos recentes pediram perdão por essa parte da sua história. Logo surgiu o tempo das Grandes Navegações Marítimas Europeias para a América, onde novamente a Igreja Católica teve um importante papel, catequizando os nativos que encontrava nas terras distantes. Foi dessa forma que o Catolicismo chegou ao Brasil e aos países latinos, a influência aqui foi tão forte que essa religião prevaleceu sobre a religião de origem dos povos que já viviam no continente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.