Patena é um dos objetos litúrgicos utilizados na celebração de missas da Igreja Católica, trata-se de um tipo de prato em que o pão é consagrado para que então seja convertido no corpo de Cristo. O sacerdote coloca sobre a patena o pão (hóstia) que será partido na celebração. Continue lendo para saber mais sobre a patena e outros objetos litúrgicos de grande relevância para a Igreja Católica.
Objetos Litúrgicos da Igreja Católica
De acordo com as indicações do Missal Romano todos os objetos usados na liturgia devem se destacar pelo bom gosto, simplicidade nobre e qualidade sendo dessa forma duradouros para cumprir a missão a que se destinam. Os objetos litúrgicos devem se destacar em termos de beleza e qualidade daquilo que é utilizado no dia a dia, afinal eles tem uma simbologia bastante relevante no contexto do catolicismo.
Na celebração eucarística é necessário dar honra e valor para os vasos sagrados, o cálice (para o vinho) e a patena (para o pão). São nesses dois recipientes que pão e vinho serão consagrados e por isso devem ser feitos de metal nobre, como ouro. Se forem de metal oxidável é indicado que sejam dourados em sua parte interna.
Outros objetos litúrgicos também devem ser de materiais nobres haja vista a finalidade para que se destinam. Os livros litúrgicos – Lecionário, Evangeliário e Missal – enfatizam a importância de que esses objetos sejam distinguíveis de tudo o que se usa no cotidiano.
Principais Objetos Litúrgicos: Função e Identificação
A seguir você poderá saber mais sobre os principais objetos litúrgicos, sua função e identificação. Falaremos sobre os materiais de que são feitos e suas funcionalidades reais no contexto religioso.
Cálice
Trata-se do vaso em que o vinho é consagrado durante a missa, dentre os objetos litúrgicos é o de maior relevância.
Patena
Consiste num prato pequeno em que a hóstia é colocada durante a celebração da missa, normalmente é feito de metal.
Âmbula, Cibório ou Píxide
É o recipiente em que as hóstias são conservadas e posteriormente distribuídas aos fiéis.
Naveta
Consiste num vaso pequenino em que é transportado o incenso nas celebrações litúrgicas.
Turíbulo
É um vaso usado nas incensações no decorrer da celebração, nele são depositados o incenso e as brasas.
Castiçal
Usado como suporte para a vela.
Candelabro
Um castiçal de grande porte que possui várias ramificações sendo que em cada uma há um foco de luz.
Aspersório e Caldeirinha
A caldeirinha é uma vasilha pequenina em que é colocada a água para a aspersão. Por sua vez o aspersório é o instrumento usado para jogar água benta sobre as pessoas e objetos. Esses dois itens são inseparáveis na liturgia.
Bacia e Jarra
Esses dois itens são usados para o rito do ‘Lavabo’ durante a missa e também na celebração dos sacramentos como a Crisma, Batismo, Unção dos Enfermos entre outros que usam imposição de óleo.
Ostensório
Esse objeto é usado para expor a hóstia consagrada para a adoração dos fiéis e para conceder a benção eucarística.
Custódia
A parte central do Ostensório na qual é colocada a hóstia consagrada para expô-la ao Santíssimo. É fixa e circular no Ostensório.
Luneta
Peça que compõem o Ostensório e na qual se coloca a hóstia consagrada para que fique em exposição ao Santíssimo. Trata-se de uma peça móvel com formato de meia lua.
Galhetas
Consistem em dois recipientes para água e vinho que são usados na celebração da missa.
Teca
Um estojo pequeno normalmente feito de metal em que se leva a Eucaristia para os enfermos. A versão em tamanho maior é usada na celebração eucarística para conter as partículas.
Corporal
Consiste num tecido em forma quadrangular sobre o qual fica o cálice com o vinho e a patena contendo o pão.
Manustérgio
Uma toalha usada pelo sacerdote para secar as mãos durante o rito do Lavabo. Há uma versão menor que é utilizada pelos Ministros da Comunhão Eucarística para secar os dedos.
Pala
Um cartão com forma quadrada com revestimento de pano que é usado para cobrir o cálice e a patena.
Sanguinho
Também conhecido como purificatório é um tecido com forma retangular usado pelo sacerdote após a comunhão para secar o cálice. Se precisar pode ser usado também para secar os dedos e a boca.
Véu de Âmbula
Um tecido branco pequeno usado para a cobrir a âmbula quando ela está com as partículas consagradas. A utilização desse véu é recomendada especialmente por simbolismo bastante forte. Esse véu é responsável por velar, esconder, algo preciso. Inclusive o véu da noiva num casamento católico tem esse simbolismo, o de guardar um tesouro precioso.
Hóstia
O pão usado na celebração eucarística é não fermentado (ázimo). Comumente tem a forma redonda.
Partícula
É o mesmo que a hóstia, mas em tamanho menor e é geralmente destinada para a comunhão dos fiéis.
Reserva Eucarística
Nome dado às partículas consagradas que ficam armazenadas no sacrário e que costumam ser dadas aos enfermos e a adoração dos fiéis que estão em visita ao Santíssimo. Elas devem ser consumidas na missa seguinte.
Círio Pascal
Uma vela de grande porte que é benzida na Vigília Pascal do Sábado Santo e que se mantém sendo usada nas celebrações até o Domingo de Pentecostes. Essa vela deve ser acendida nas celebrações do Batismo, Crisma e rito de Exéquias na igreja.
Cruz
A cruz tem função processional, ser a guia da procissão de entrada, e pode ter uma cruz menor sobre o altar ou próximo dele. As duas cruzes precisam ter a imagem de Jesus crucificado, no entanto, apenas uma delas permanecerá na celebração. A cruz do altar deve permanecer perto dele fora das celebrações litúrgicas podendo em alguns casos ser levada para a procissão de entrada.
É importante ressaltar que essa definição não possui caráter retroativo de maneira que não é necessário retirar das igrejas cruzes que não tenham a imagem do Crucificado e que sejam anteriores a essa determinação.
Velas
Geralmente são usadas duas velas em dois castiçais, essas velas podem ser comuns, mas devem ser de bom gosto para ficarem no altar. Quando há um evento festivo ou mesmo nas missas dominicais o número de velas no altar pode chegar a seis.
Incenso
Uma resina aromática que é extraída de plantas para ser usada sobre brasas em celebrações com solenidade. A fumaça se eleva simbolizando a oração dos santos a Deus.
Gostou de saber mais sobre os objetos litúrgicos? Curta e Compartilhe!