O Que é a Nave de Uma Igreja? Para Que Serve?

Você já ouviu falar sobre nave de uma igreja? Se já, mas não sabe do que se trata deve continuar lendo, pois vamos explicar com detalhes. Também vamos explicar para que a nave serve e contribui para o dia a dia de uma igreja.. Então prossiga na leitura desse artigo e entenda completamente esse conceito.

Afinal, O Que é Nave de Uma Igreja?

Nave é um termo proveniente da arquitetura e tem sua origem no grego naos ligado ao latim medieval navis. Consiste num espaço fechado dentro de um templo, é a ala central da catedral ou igreja na qual os fiéis se reúnem para que possam acompanhar o serviço religioso. Tem grande relevância para o andamento dos ritos litúrgicos da igreja por oferecer uma sensação de aconchego e proximidade a Deus para os fiéis.

Qual a Origem da Nave de Uma Igreja?

Curiosamente essa área central ampla já existia em templos egípcios, a curiosidade está na adoção de algo originário de uma religião politeísta pela maior religião monoteísta. No Egito Antigo alguns templos possuíam passagens laterais estreitas que eram chamadas de hipostilo.

Esse conceito arquitetônico se perpetuou pelo tempo sendo empregado nas basílicas romanas. Durante a Idade Média os projetos das igrejas apresentaram diversas mudanças e espaços foram sendo adicionados. É desse período as monumentais catedrais góticas.

Como a Nave das Igrejas Evoluiu Ao Longo do Tempo

De maneira geral, a nave, fica situada no eixo ocidental da igreja se estendendo de forma longitudinal do átrio da entrada principal, nártex, até o coro que é o local em que os clérigos ficam para realizar os procedimentos litúrgicos. É possível que a zona do santuário esteja dividida por um painel.

Em igrejas cujos projetos apresentam um transepto (que cria um eixo no sentido norte-sul passando perpendicularmente pela nave antes do coro) se tem uma nave que vai até cruzeiro que é o ponto em que se dá o encontro de dois eixos. Em alguns casos a ala dos braços do transepto também pode ser chamada de nave de cruzeiro.

Edificação

Quando a igreja em questão possui apenas uma ala recebe o nome de igreja salão. Outros tipos de edificação de igrejas podem ter uma nave principal flanqueada por duas outras alas que são mais estreitas e que se apresentam paralelamente ao eixo central e que são nomeadas como colaterais ou naves laterais. A nave central separa essas alas por meio de arcadas.

Igreja Salão

Igreja Salão

Nos edifícios maiores pode acontecer das colaterais terem aberturas para capelas. No período românico passou a ser construída em cima das colaterais um tipo de galeria que permitiria a passagem e que recebeu o nome de trifório. Isso ajudava a aumentar as paredes da nave verticalmente. Nesse processo ainda seria adicionado o clerestório que é uma sequência composta por janelas.

O clerestório foi adicionado ao limite superior de dois níveis (trifório e colunas) de forma que a parede da nave se tornou dividida em três níveis. Como essas janelas estão posicionadas acima do telhado das colaterais permitem a entrada de luz dentro do edifício em especial no tocante a nave central.

Nave: A Marca Arquitetônica das Igrejas Europeias

Boa parte das grandiosas igrejas e enormes catedrais europeias ocidentais contam com uma nave ampla e que possui em suas laterais corredores relativamente mais baixos e que estão divididos por arcadas nos dois lados. Em alguns casos acontece de corredores terem a mesma altura da nave (a igreja salão que mencionamos acima). Essa é uma marca da arquitetura desses templos que se destacam por sua grandiosidade.

Nave no Gótico

Nave no Gótico

Nave no Gótico

Durante a proeminência do gótico a nave passou a ser o corpo central do templo assim como a base para a sua verticalização imponente interna. Nesse estilo os dois níveis superiores são eliminados dando espaço para o surgimento de grandiosas janelas e vitrais impressionantes que praticamente rasgam a parede da nave permitindo que a luz entre através de um mosaico incrível de cores.

Catedral de Notre-Dame de Paris: Antiga Catedral Gótica Francesa

Impossível falar a respeito de arquitetura de igrejas e não mencionar a Catedral de Notre-Dame de Paris (Catedral de Nossa Senhora de Paris) que além de um grande exemplo do estilo arquitetônico gótico também é uma das mais antigas da França. A construção dessa maravilha da arquitetura gótica teve início no ano de 1163. A igreja é dedicada a Virgem Maria.

Mais do que uma representação da essência do gótico, a Catedral de Notre-Dame, é também um marco do momento em que a alta sociedade buscou por uma forma de ascensão espiritual. A grande catedral tinha como função ajudar fazer esse encontro da alma dos fiéis com Deus. O estilo gótico promoveu mudanças significativas no estilo arquitetônico românico substituindo as paredes pesadas por colunas altas e arcos que tornavam possível a sustentação do peso exercido pelos telhados.

As igrejas góticas tem uma aparência muito mais leve do que as igrejas românicas. Além disso, as janelas mais amplas e ornamentadas com vitrais coloridos permitiram filtrar a entrada da luz natural nessa edificação. Os vitrais permitiram criar uma ambientação mais mística dentro das igrejas.

Incêndio

No dia 15 de abril de 2019 essa catedral passou por um grave incêndio que acarretou em sérios danos ao seu fabuloso teto, as rosáceas e ao pináculo. Não foi possível precisar o motivo que desencadeou o incêndio, mas acredita-se que se trata de uma ocorrência devido as obras que estavam sendo realizadas no local.

Curiosidade Histórica

Para quem gosta de curiosidades é interessante mencionar que no local em que foi construída a Catedral de Notre-Dame havia um grande histórico de rituais religiosos tendo começado com os celtas. Esse povo realizaria nesse espaço algumas cerimônias, o mesmo local foi usado pelos romanos algum tempo depois para erguer um templo dedicado ao Deus Júpiter.

Nesse local ainda teria sido construída a Basílica de Saint-Etienne, projetada por Quildeberto I em torno 528 d.C, que foi uma das primeiras igrejas dedicadas ao Cristianismo em Paris. Substituindo essa basílica foi construída uma igreja em estilo românico que existiu até 1163 quando começou a construção da Catedral de Notre-Dame.

Gostou de saber o que é uma nave e para que ela serve além de um pouco mais sobre uma das catedrais mais importantes do mundo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.