A unção com óleo é mencionada no Antigo e no Novo Testamento com finalidades distintas, mas igualmente importantes. Na primeira parte da Bíblia o ato de ungir refere-se a consagrar um indivíduo ou um objeto a alguma atividade designada por Deus. Aarão, irmão de Moisés, foi ungido para que pudesse desempenhar o papel de primeiro sumo sacerdote. Era uma forma de distinguir pessoas em posições estratégicas, profetas e reis também eram ungidos por Deus.
No Novo Testamento a unção com óleo está relacionada à cura de enfermos, a preparação do corpo dos mortos para o enterro e as boas vindas, Jesus teve seus pés ungidos com óleo algumas vezes ao chegar a casa daqueles que queriam receber o filho do Criador. Nesse artigo vamos explicar com um pouco mais detalhes o significado e o que representa o óleo de acácia.
Óleo de Unção: O Que é?
O óleo de unção é um líquido gorduroso e que permite ser despejado sobre aquele a quem se pretende ungir. O significado da unção é derramar sobre o ungido o Espírito Santo permitindo que Deus entre em sua vida e guie seu coração. Existem diferentes óleos que podem ser usados para a unção, no texto bíblico é possível conhecer os principais e seus objetivos.
Óleo de Unção de Acácia ou Cássia
Acácia é uma casca aromática bastante parecida com a canela e que é mencionada em Êxodo 30:24. A árvore de acácia tem origem na Arábia e Índia e se caracteriza pela produção de goma. Trata-se de um dos ingredientes do óleo sagrado para unção e representa o poder da ressurreição. Em Salmos 45 a acácia é citada como um ingrediente do óleo de unção usado para perfumar as vestes de Jesus Cristo.
A acácia faz parte da mesma família do Cinamomo (ingrediente usado para o fabrico de óleo de unção), sendo proveniente da parte externa da casca da árvore enquanto que o primeiro é extraído do interior da casca. Essas plantas se destacam por conseguirem se desenvolver com saúde em locais em que outras plantas não conseguem crescer. Em tempos remotos a acácia era usada como um repelente de insetos.
Significado da Acácia
A acácia é tida como uma representação do poder de ressurreição de Jesus Cristo, pois consegue crescer em qualquer lugar e funciona como um repelente afastando aquilo que é maligno. É capaz até mesmo de repelir a serpente do diabo de acordo com Êxodo 30.24 – Salmos 45.8.
Como Aplicar Óleo de Acácia
Quando em conjunto com Lírio dos Vales pode ser usado na unção de crianças para que recaia sobre elas a proteção de Deus. A unção pode ajudar a manter a pureza nos pensamentos das crianças e reduzir o sentimento de rebeldia. O óleo de acácia também contribui para trazer esperança uma vez que representa a ressurreição de Jesus Cristo.
Curiosidade: Origem do Óleo de Unção
Deus instrui os hebreus a produzir o óleo de unção em Êxodo 30 indicando as quantidades e os ingredientes. Fica claro que esse óleo não pode ser reproduzir e nem aplicado sobre a pele humana a menos que seja dos escolhidos como sacerdotes. A quantidade de azeite era de 1 him (equivalente a 6 litros) e as essências são citadas em valores monetários sendo: 250 siclos de Cálamo, 500 siclos de Mirra. Acácia 500 siclos e canela 250 siclos.
Siclo era uma unidade monetária dos hebreus sendo que 50 siclos era equivalente a 1 mina e 60 minas equivaliam a 1 talento. Essa forma de indicação de ingredientes misturando medidas com unidade monetária tem como objetivo dificultar a reprodução do óleo de unção. Não dá para saber quanto de cada essência foi usado para o fabrico desse óleo.
Gostou de saber mais sobre o óleo de unção de acácia? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!