O óleo de nardo tem grande relevância no contexto bíblico devido a passagem em que Maria lava os pés de Jesus Cristo com esse caro perfume para depois secá-los usando seus próprios cabelos. A unção (ato de derramar óleo sobre alguém) tem grande representatividade na Bíblia, em especial no Antigo Testamento como uma forma de atribuir capacitação aos escolhidos para cumprir uma missão. Continue lendo para entender melhor o que é esse óleo e o que ele representa.
Afinal, o Que é Óleo de Nardo?
A planta conhecida popularmente como nardo, espicanardo, jatamansi ou nardo indiano tem como nome científico Nardostachys jatamansi. Essa planta é originária de países como China, Índia e Nepal. O óleo essencial extraído dessa planta é utilizado como perfume ou para finalidades medicinais. Faz parte da família das gramíneas podendo alcançar até 1 metro de altura. Suas flores tem forma de sino e são brancas.
Nardo se tornou sinônimo para perfume haja vista que o seu óleo aromático pode ser usado para fazer perfumes. Pode ser usado ainda como planta medicinal devido a propriedades bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias. Pode tratar desde varizes e hemorroidas até dor de angina. Possui características antissépticas contribuindo para tratar problemas no sistema respiratório e digestivo. O bálsamo de nardo pode ser usado ainda como um calmante.
Como Fazer Óleo de Nardo?
Para quem deseja extrair o óleo essencial de nardo selecionamos um vídeo que explica como fazer esse processo usando um alambique. Assista e seguindo as instruções tente replicar esse processo em casa. Pode ser bem mais simples do que parece, mas tenha atenção para as questões relativas à segurança.
Se tiver dúvidas sobre como fazer esse procedimento em casa vale a pena comprar o óleo de nardo pronto em lojas de produtos dessa categoria.
O Que o Nardo Significa e Representa na Bíblia?
No Antigo Testamento a unção com óleos servia para atribuir autoridade para indivíduos em posição de destaque como reis e profetas. Já no Novo Testamento a unção com óleos passou a ter um novo significado, em algumas passagens ele passou a ser associado com a cura de enfermidades. Na Bíblia há 24 menções ao óleo feito de flores de nardo.
Inclusive foi criada a expressão ‘fazer descer o nardo’ que refere-se ao ato de ungir alguém usando esse óleo. O episódio mais destacado com esse óleo na Bíblia é aquele em que Maria pegou um frasco de nardo puro para banhar os pés de Jesus Cristo e depois enxugou usando seus cabelos de maneira a espalhar a fragrância por toda a casa.
Trata-se de um feito significativo pelo fato de que o perfume mencionado era muito caro na época custando 300 denários, essa quantia equivale a cerca de 300 dias de salário. O óleo tem um papel bastante relevante na Bíblia seja para finalidades de atribuição de autoridade e capacitação para realizar uma determinada tarefa proposta por Deus ou como uma forma de cura.
Gostou de saber mais sobre óleo de nardo? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!