A unção é um rito religioso, geralmente feito com óleos naturais, principalmente o azeite, o derramando sobre a cabeça da pessoa que está sendo ungida, para assim a consagrar, santificar o seu serviço e a abençoar. O termo ungir também é usado quando se chama um individuo de ungido, nesse caso é uma pessoa fiel a Deus, e que está completamente preenchida pela sua fé, e pela unção do Senhor.
Nos tempos bíblicos, os reis, profetas e sacerdotes eram ungidos para que pudessem realizar os seus serviços. A unção é um meio de se comunicar com Deus, para assim poder trabalhar de acordo com o que ele deseja. Assim como pessoas, o Antigo Testamento mostra que alguns objetos também eram ungidos, esses objetos eram usados para algo sagrado.
Nos dias atuais algumas igrejas ainda mantém a tradição de ungir as pessoas e objetos, sendo uma prática menos comum que nos tempos bíblicos.
A crença é de que a pessoa ungida passa a ter uma influência do Espírito Santo, por isso, esse é um ato poderoso e importante para os religiosos. A unção na bíblia é uma forma de capacitação, quando a pessoa é ungida com óleo, ela passa a ser capacitada para realizar alguns atos que ela não conseguiria sem tal auxílio.
Por Que Realizar a Unção?
Se você é praticante de uma religião que tem a unção como um de seus ritos religiosos, e se você tem fé em tal prática, o ato da unção sobre você pode te auferir mais firmeza em sua religião, te ajudar a resolver problemas que possuía e trará diversos benefícios para a sua fé, por isso, é um rito importante.
Uma Vez Ungido, Sempre Ungido?
Se acreditarmos no que está sendo dito na Bíblia, a unção é algo permanente, pois a partir do momento que ela é realizada o individuo passa a estar capacitado para novos atos, portanto, não é algo que ele irá perder com o tempo.
Mas outras pessoas podem achar que o afastamento religioso seria uma forma de “não estar” mais ungido, de ter perdido os benefícios provenientes desse ritual.
Óleos Usados Para Cada Tipo De Unção:
Nos textos bíblicos são mostrados vários tipos de preparos de óleos, com especiarias e misturando outros ingredientes, onde cada um é usado para um tipo de unção. Vamos conferir eles abaixo:
- Óleo de Mirra: usado para a libertação, cura de feridas, durante a benção de casamentos, em momentos de guerra espiritual e de adoração. Na bíblia esse óleo é usado para expulsar demônios, curar cegos, libertar oprimidos, tratamentos de beleza, e também durante o nascimento de Jesus, quando os três reis magos entregam mirra entre os presentes dados a ele.
- Óleo de canela: usado para a benção familiar. Junto de outras especiarias, era usado entre irmãos.
- Óleo de calamo: é considerado o óleo da sabedoria.
- Óleo de Cássia: é o óleo e libertação e cura.
- Balsamo de Gileade: óleo de cura da alma e também do corpo. É usado quando há doenças físicas ou problemas espirituais.
- Óleo de nardo: é o óleo de prosperidade e também renovação espiritual. Usado por Maria para abençoar os pés de Jesus.
- Óleo de aloes: é o óleo que reveste o ungido de poder. Usado na Bíblia em reis.
- Óleo da Alegria: é o óleo para a alegria, louvor e também adoração.
- Óleo da gratidão: usado durante a ação de graças.
- Óleo das primícias: usado pra a prosperidade e para a habicurim.
- Azeite dourado: usado para a unção da honra.
- Nardo e lagrimas: usado para a unção de servos, sendo colocado tanto na cabeça como nos pés.