Timóteo foi um bispo cristão que de acordo com algumas passagens da Bíblia acompanhou o apóstolo Paulo sendo uma figura de grande relevância para a difusão do cristianismo no século I. Acredita-se que Timóteo faleceu em torno do ano 80 tendo sido um importante discípulo de Paulo, o seu mentor. A personalidade desse fervoroso bispo pode nos ensinar muitas coisas relativas aos ensinamentos bíblicos.
Conhecendo a Personalidade de Timóteo
A personalidade de Timóteo faz grande contraste com a personalidade do apóstolo Paulo. O primeiro era conhecido por sua timidez sendo aventada inclusive uma baixa autoestima enquanto que o segundo se caracterizava por ter temperamento decidido e algumas vezes até colérico com o objetivo de que as pessoas que se diziam cristãs demonstrassem tal fé a Deus.
Pode parecer curioso que dentre tantos discípulos Paulo tenha escolhido logo Timóteo para lhe ser próximo, porém, isso é facilmente explicado quando se descobre a fé inabalável do jovem tímido. Embora pudesse ter uma personalidade entendida por alguns como sendo fraca, Timóteo, era um jovem de grande fé e fidelidade ao Senhor.
Lágrimas de Timóteo
Em certo trecho bíblico Paulo menciona lágrimas que Timóteo teria derramado: “Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria, pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento…” (em 2 Timóteo 1:4-5a). Temos o mau hábito de interpretar lágrimas como um sinal de fraqueza, porém, nem sempre é dessa forma, o choro pode ser o símbolo de fé e de bons sentimentos.
Timóteo era um jovem bastante emotivo e talvez as lágrimas citadas nesse texto fossem motivadas pela prisão de Paulo, a tristeza de saber que eles iriam se separar. O coração de Paulo, já um senhor idoso, pode ter se comovido com tal demonstração de carinho de seu discípulo. Aliás, a fidelidade que Timóteo lhe dirigia fez com que ele fosse mencionado em várias saudações de cartas escritas por Paulo.
Timóteo nas Cartas de Paulo
Em Filipenses 3:19-23, Paulo, tece uma série de elogios para Timóteo ressaltando algumas de suas principais qualidades sendo a maior delas o seu caráter forte. Vale mencionar que embora o jovem discípulo não tenha posto de protagonista em nenhuma das histórias de aventura de Paulo foi sim muito importante como seu fiel ajudante, aquele que oferecia todo tipo de auxílio que fosse necessário.
Toda vez que um problema aparecia, Paulo, sabia que podia contar com a força de caráter de Timóteo para lhe ajudar. Mesmo quando Timóteo recebia um pedido que lhe deixava apreensivo cumpria sem discutir porque sabia que se tratava de algo maio do que ele. A grande questão sobre esse discípulo de Paulo é que ele em nenhum momento quis ter fama, prestigio ou recursos advindos de suas atividades.
O Exemplo de Timóteo
Hoje em dia há a falta de mais Timóteos, pessoas que tem fé no Senhor e não estão apenas em busca de reconhecimento na realização do bem ao próximo. O único objetivo de Timóteo era servir a Jesus a quem amava sem questionamentos. As pessoas podem servir a Igreja por diversos motivos como ser reconhecidos em suas comunidades, não ir para o inferno ou impressionar os demais, porém, o único motivo válido é por amor a Jesus.