A Sagrada Face de Jesus Cristo recebe uma devoção verdadeiramente edificante porque permite que o cristão lembre-se e compartilhe do sofrimento do Salvador. O ponto de partida da história de origem da Sagrada Face está no momento de maior dor de Jesus Cristo que por meio de um milagre imprimiu a imagem do seu rosto no Sudário de Verônica. No século passado a devoção a essa imagem cresceu consideravelmente, continue lendo e entenda o motivo.
A Linda História da Sagrada Face
Como mencionado tudo começou com a impressão do rosto de Jesus Cristo no Sudário de Verônica. Contudo, a devoção ganhou mais atenção entre os cristãos no meio do século passado por meio do testemunho da irmã Maria Pierina di Michelli (nascida em 1890 e falecida em 1955). A freira santa tinha visões da Virgem Maria e do próprio Jesus Cristo, eles apareciam para lhe pedir que ajudasse na difusão da Sagrada Face.
Jesus queria a reparação pelos insultos que sofreu durante a Sua Paixão, assim quando as pessoas de fé admirassem a Sua Sagrada Face compartilhariam com ele o seu sofrimento. Maria Pierina enviou uma carta ao Papa Pio XII contando que no dia 31 de maio de 1938 enquanto rezava teve uma visão da Virgem Maria que lhe apresentou um escapulário diferente de tudo o que já tinha visto.
Num dos lados do escapulário estava estampada a Sagrada Face de Jesus acompanhada pela frase “Ilumina Domine Vultum Tuum super nos” (Fazei resplandecer sua face sobre nós) e no outro lado estava uma hóstia envolvida foi raios acompanhada pela frase “Mane nobiscum Domine”. (Fica conosco senhor). A santa lhe disse que o escapulário era uma arma de defesa que iria proteger aqueles que tem fé contra o ódio direcionado a Igreja.
Dificuldades
Tocada pela visão e com o desejo de reparar os insultos praticados contra Jesus, Maria Pierina, logo procurou os seus superiores para lhes dizer que precisavam produzir os escapulários de acordo com a solicitação divina. No entanto, ela encontrou grande resistência dos superiores, pois eles acreditavam que ela era desequilibrada. Quando houve uma substituição da madre superiora no convento de Maria Pierina as coisas começaram a mudar.
A nova superiora acreditou no testemunho da freira e perguntou se ao invés de escapulários poderiam ser cunhadas medalhas com a Sagrada Face e com as frases. Apreensiva Maria Pierina pediu que novamente a Virgem Maria aparecesse para lhe esclarecer essa dúvida e a resposta foi positiva. Foram cunhadas então as medalhas que durante a época da Segunda Guerra Mundial se tornaram um símbolo de fé e esperança para aqueles que as tinham junto de si e tinham fé.
É interessante mencionar que a confecção das medalhas somente foi possível devido a um milagre. O valor de 11.200 libras (dinheiro exato para a cunhagem) apareceu na mesa de Maria Pierina dentro de um envelope sem nenhuma explicação. Desde então a Sagrada Face se tornou um símbolo ainda maior de expressão da fé e da busca do consolo em Jesus Cristo. Quem o contempla em seu sofrimento recebe de volta o seu amor e o seu conforto.