História de Santo Isidoro
Santo Isidoro Padroeiro dos agricultores e lavradores nasceu na Espanha, na cidade de Madrid, no ano de 1070. Sua família era formada por camponeses, que eram de origem simples, porém eram extremamente devotos da fé católica, e grandes seguidores de Jesus Cristo.
O jovem Isidoro era um menino alegre e feliz, que desde pequeno era muito caridoso com todos, ajudando a família e todos que precisam. Trabalhava com os pais desde muito pequeno.
Ainda criança, levantava cedo para ir à missa, antes de ir trabalhar no campo com os pais. Depois, ele se casou com Maria Toríbia, e continuou com a mesma rotina que tinha antes, acordando cedo, indo à missa e depois trabalhar. Com Maria ele teve dois filhos, e na sua vida de casado passou as se dedicar ainda mais a caridade e as práticas de sua fé.
Um dia, um de seus companheiros de trabalho o acusou de abandonar o serviço para ir rezar, criticando Isidoro, falando que ele só queria ficar na igreja e não trabalhar. Apesar de Isidoro fazer uma pausa durante o seu dia para fazer uma oração, isso não atrapalhava o seu rendimento, o que logo foi notado pelo patrão.
Vida de Caridade
Esse homem não se destacou somente pela oração e pela forma que trabalhava, seu maior destaque era em sua bondade e caridade com aqueles mais pobres que ele, tudo que ele ganhava no trabalho dividia com quem necessitava, deixando somente o necessário para si e sua família, o que fosse usado para alimentação e a vida digna. Por isso ele era considera por muitos como um pai ou um amigo para todas as horas.
Santo Isidoro passou por um momento de provação em sua vida, quando seu filho, ainda criança, morreu. Apesar da dor, a família se uniu ainda mais, e ele e a esposa passaram a ajudar ainda mais os pobres e necessitados.
Santo Isidoro faleceu no dia 15 do mês de maio do ano de 1130, sendo sepultado de forma comum, sem nada de especial. Aqueles que ele ajudou em vida, pobres e necessitados, compareceram em peso ao seu sepultamento. E após a sua morte, esses pobres que ele ajudou durante a vida, passaram a ser devotos dele, e com isso, espalharam tal devoção a toda a população.
Diversos milagres foram atribuídos à intercessão de Santo Isidoro, que logo passou a ser chamado de Isidoro Lavrador. Após a sua morte as autoridades eclesiásticas reconheceram o seu valor, e iniciaram um processo de reconhecimento da santidade dele. Logo todo o povo do campo, e também os moradores de Madrid eram grandes devotos de Santo Isidoro, um homem que viveu uma vida justa e correta, se baseando na oração e na caridade.
O então Rei da Espanha, Filipe II, foi curado de um problema grave quando passou a pedir intercessão de Santo Isidoro Lavrador, e após sua cura, ele mesmo formalizou um pedido de canonização de Isidoro. Somente no ano de 1622 é que o papa Gregório XV canonizou Santo Isidoro, depois disso, ele se tornou padroeiro da cidade de Madri, dos indígenas, dos agricultores, dos desempregos e dos trabalhadores rurais.
Oração a Santo Isidoro Lavrador
“O Santo Isidoro, a vossa fé vos levava a esquecer o mundo para contemplar as belezas do Reino de Deus. Dando-vos em oração, os anjos completavam o vosso trabalho de agricultor. Abençoai-me, Santo Isidoro! Abençoai a minha família, a minha terra, a minha horta, as minhas plantações, a minha criação. Pedi aos anjos que sustentem as minhas forças nas horas de cansaço. Abri os meus olhos e fazei-me ver, na semente que nasce, na flor que desabrocha, no fruto que amadurece, a força criadora de Deus onipotente. Santo Isidoro, fortalecei a minha fé, dai-me gosto pela oração, para a minha piedade atraia as bênçãos de Deus e dos anjos do céu sobre o trabalho de minhas mãos e faça frutificar a minha plantação. Amém. Santo Isidoro, rogai por nós.”