História da Mãe Rainha Três Vezes Admirável De Schoenstatt

Mãe Rainha três vezes admirável de Schoenstatt é um dos muitos títulos recebido por Maria, mãe de Jesus na crença católica. A crença na Mãe Rainha originou o Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, sendo esse um movimento mariano que teve início no ano de 1914, e nos dias atuais possuem mais de 200 santuários espalhados pelo mundo, no Brasil são 23 santuários dedicados a Mãe Rainha três Vezes Admirável.

História E Contexto Em Que Surgiu a Mãe Rainha Três Vezes Admirável

Schoenstatt é um bairro localizado na cidade de Vallendar, na Alemanha. Foi nesse bairro que o Padre José Kentenich criou a adoração a Mãe Rainha e dai surge também o Movimento Apostólico de Schoenstatt. No local está localizado o Santuário Original, primeiro santuário dedicado a ela, sendo considerado um lugar sagrado, que é visitado por milhares de fiéis no ano.

A história da Mãe Rainha teve início no dia de uma palestra em que o Padre José Kentenich estava ensinando alguns alunos de um mosteiro. Nesse dia ele teve uma visão de Deus pedindo para orarem a Maria, e que fizessem sacrifícios por ela, pedindo principalmente pela educação do mundo. O Padre não só fez isso como desejou transformar a capela do local, que era dedicada a São Francisco, se transformar num local sagrado dedicado a Mãe Rainha, sendo esse o Santuário Original. Tudo isso ocorre no dia 18 de Outubro do ano de 1914.

O Padre Kentenich era um homem com uma fé extrema, e ele em vida teve que provar essa fé, pois passou vários anos no campo de Concentração de Dachau, numa época dura para todos aqueles de fé. Após isso, ele viveu a sua fé de forma ainda mais intensa, durante todos os anos de sua vida, até o final dela, que ocorreu no dia 15 do mês de setembro do ano de 1968.

O principal objetivo de iniciar o movimento era a ideia de renovação religiosa e moral do mundo, para o Padre Kentenich isso só seria possível através da educação dos novos homens. A ideia é que as pessoas consigam sua autoeducação, e com isso consigam melhorar suas vidas e tornarem-se missionários de fé, sendo pessoas boas, livres, fortes e responsáveis.

Todas essas coisas são buscadas nos Santuários da Mãe Rainha espalhados pelo mundo, é ela quem seria a grande educadora do mundo, e através dela seria possível gerar Cristo no coração dos homens, ocorrendo assim uma transformação interior. Por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt hoje se unem mais de um milhão de pessoas buscando resposta na fé nesse movimento.

A Mãe Rainha pode educar pessoas de todas as idades e em todos os estados de vida, mas o movimento é organizado em colunas, sendo essas formadas pelos: sacerdotes, famílias, mulheres e homens, e cada um desses tem graus diferentes de pertença ao Movimento. São mais de 25 grupos sendo todos eles enlaçados pela Aliança do Amor da Mãe Rainha três vezes Admiráveis. Há desde Institutos Seculares que possuem contrato jurídico até os peregrinos que vez ou outra visitam algum dos Santuários.

A Mãe Peregrina

A Mãe Rainha três vezes Admirável de Schoenstatt é o centro da espiritualidade de todo o movimento, também chamada de Mãe Peregrina. Possui cerca de 200 santuários dedicados a ela em todo o mundo, 23 deles no Brasil, nas cidades de: Belo Horizonte, Araraquara, Salvador, Jacarezinho, Poços de Caldas, Cornélio Procópio, Brasília, Rio de Janeiro, Santo Ângelo, Brejo da Madre de Deus, Olinda, Itaara, Guarapuava, Porto Alegre, Curitiba, Santa Cruz do Sul e Atibaia.

A imagem escolhida é uma reprodução de uma obra criada pelo pintor Crosio, um italiano, que a fez no fim do século XIX. Na imagem podemos ver Maria, mãe de Jesus, segurando seu filho em seu colo. A forma como ela o segura sugere proteção, mas ao mesmo tempo, deixa o menino à mostra para o mundo. Ela se encontra dentro de uma capelinha feito de madeira, e em cima da cruz da capela, há uma coroa.

O costume é de que a imagem visite a casa de todos que desejam na comunidade, ela fica em cada casa durante um dia, e tem o intuito de abençoar e conceder graças a trinta famílias, uma em cada dia do mês. Somente no Brasil, há mais de 140 mil imagens, que visitam as famílias.

Imagem de Mãe Peregrina

Imagem de Mãe Peregrina

O responsável por trazer o movimente ao Brasil foi João Luiz Pozzobon, que o conheceu através de outro Padre, chamado Celestino Trevisan, após conhecer o movimento João Luiz ficou fascinado com a história, e se tornou diácono da igreja. Iniciou então uma campanha em prol da Mãe Rainha, percorrendo vários locais durante as suas noites, onde levava a imagem em várias casas, para que todos conhecessem a Mãe Peregrina. Em uma dessas noites, enquanto atravessava a rua com a imagem da Mãe Rainha nas mãos, foi atropelado por um caminhão e faleceu. A Diocese de Santa Maria encaminhou um pedido de canonização ao Vaticano, que ainda não ocorreu.

Como É a Organização Da Obra Internacional De Schoenstatt?

Como foi dito, há diversos “níveis” dentro do movimento, vamos conhecer eles a seguir:

  • Institutos Seculares são formados por: Padres de Schoenstatt, Sacerdotes e Diocesanos de Schoenstatt, Irmãos de Maria de Schoenstatt, Irmãs de Maria de Schoenstatt, Instituto de Nossa Senhora de Schoenstatt e Instituto de Famílias de Schoenstatt.
  • As Ligas Apostólicas são formadas por: Liga dos Sacerdotes de Schoenstatt, Liga dos Homens de Schoenstatt, Liga das Mães de Schoenstatt, Liga das Famílias de Schoenstatt, Liga Feminina de Schoenstatt, Liga da Juventude Masculina de Schoenstatt, Liga da Juventude Feminina de Schoenstatt e Liga dos Enfermos de Schoenstatt.
  • As Uniões são formadas por: União dos Sacerdotes de Schoenstatt, União Apostólica Feminina de Schoenstatt, União de Famílias de Schoenstatt, União dos Homens de Schoenstatt, União de Mães de Schoenstatt e União dos Enfermos de Schoenstatt.
  • O Apostolado específico da Obra de Schoenstatt é formado pelas Campanhas da Mãe Peregrina de Schoenstatt, Terço dos Homens Mãe e Rainha, Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt.
  • E há também o Movimento Popular, que é formado por todos que visitam os Santuários dedicados a Mãe Rainha, ou participam de peregrinação a ela, e também por aqueles que recebem formação segundo a espiritualidade de Schoenstatt.

A Juventude Feminina De Schoenstatt

Movimento de Schoenstatt

Movimento de Schoenstatt

Esse é um dos ramos da Obra Internacional do Movimento de Schoenstatt. Ela se iniciou no dia 15 do mês de agosto do ano de 1931, sendo o primeiro destaque desse movimento a jovem Eugênia Maringher, que mesmo jovem era um exemplo dos ideais de toda a obra criada pelo Padre Kentenich. Eugênia se tornou a primeira Assessora geral da Juventude de Schoenstatt na Alemanha. No Brasil essa juventude teve início no ano de 1940, sendo o primeiro local o Estado do Paraná.

As ideias seguidas pelas participantes da Juventude Feminina são o de seguir a Virgem Maria. Elas se chamam de “lírios” espalhados pelo mundo, e Maria é o Grande Lírio, ou também chamada de Rainha Lirial.

A Juventude Masculina de Schoenstatt

Esse é outro ramo da Obra Internacional do Movimento de Schoenstatt, sendo esse um ramo enorme e mais proeminente. Dentro dele próprio há divisão em etapas onde são consideradas as idades. Os meninos que possuem de 9 a 13 anos são chamados de Cruzados, os jovens com 14 a 17 anos são chamados de pioneiros, e os acima de 18 anos são chamados de Universitários.

Juventude Masculina de Schoenstatt

Juventude Masculina de Schoenstatt

Para entrar para a juventude Masculina é preciso seguir o Código da Aliança, que na verdade são orientações de como se portar no seu dia a dia, e dessa forma cumprir o desejado para alcançar sua formação pessoal. Esse código foi inspirado em escritos de Joseph Engling. No total são 12 leis, e essas são divididas em quatro subgrupos, confira:

O grupo chamado de Vida Pessoal tem em seus mandamentos:

  • Atuar sempre com lealdade;
  • Entrego-me por inteiro em cada ação;
  • Quero triunfar com pureza através do meu amor.

O próximo grupo é chamado de Vida Comunitária e possui os seguintes mandamentos:

  • Tomo iniciativas para servir;
  • Valorizo e respeito cada pessoa;
  • Destaco-me pela minha alegria e pela minha amizade.

Há também o grupo chamado de Vida Ambiental, que diz:

  • Realizo meu trabalho com amor e responsabilidade;
  • Cuido das coisas e emprego-as para o bem comum;
  • Amo e protejo a Criação.

E o último grupo é chamado de Vida Espiritual:

  • Sou amigo de Cristo na sua Igreja;
  • Amo e sirvo a Maria;
  • Sou um apóstolo de Cristo.

Esses são dois das muitas vertentes do Movimento da Mãe Rainha.

Orações a Mãe Rainha três Vezes Admirável de Schoenstatt

Existem diversas orações em homenagem a Mãe Rainha, abaixo:

Maria, grave-me em teu coração

“Maria, em vosso coração, grava-me profundamente com letras de sangue e fogo, pois sou vosso para sempre! Em amor e gratidão, seja vosso nome, ó Mãe, grava em meu coração, eternamente. Amém.”

Rainha, eu creio
“Rainha, eu creio em vosso poder. Ó Mãe Admirável, eu creio sem ver.
Vossa soberania vitoriosa me dá alento e confiança de que não falhará. Eu vos amo, ó Mãe, que sempre me amais. Eu vos amo também quando nada me dais.
Aumentai a minha fé, a confiança e o ardor. “Em tudo me dai conhecer o vosso amor.”

Consagração a Mãe Rainha
“Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós! Em prova de minha devoção para convosco, consagro-vos, neste dia, os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser, porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.”

Ave Maria, por tua pureza
“Ave Maria, por vossa pureza, conserva puro meu corpo e minha alma. Abre-me largamente o vosso coração e o coração de vosso divino Filho. Concede-me um profundo reconhecimento de mim mesmo e a graça da perseverança até a morte. Dá-me almas e tudo mais toma-o para vós.”

Oração à Mãe e Rainha:

“Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. Mostra-Te Mãe na minha vida. Toma-me nos Teus braços, toda vez que sou frágil. Mostra-Te Rainha e faz do meu coração o Teu trono. Reina em tudo o que eu fizer. Eu Te corôo como Rainha dos meus empreendimentos, dos meus sonhos e dos meus esforços. Mostra-Te vencedora no meu dia a dia, esmagando a cabeça da serpente do mal, nas tentações que me afligem. Vence em mim o egoísmo, a falta de perdão, a impaciência, a falta de fé, de esperança e de amor. Tu és Três Vezes Admirável. Eu sou mil vezes miserável. Converte-me Mãe, para a glória de Teu Filho Jesus. Amém.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.