Santo Efrém nasceu no ano de 306 na região da Mesopotâmia, em Nisibina ou seus arredores. Tornou-se conhecido por seus hinos e obras, após ter estudado com o bispo da cidade passou a dar aulas numa escola com foco em poesia, canto e doutrina. No ano 367 se viu obrigado a se refugiar em Edesa pelo fato de que Nisibina havia sido ocupada pelos persas.
Nessa nova cidade continuou a trabalhar ensinando e também se dedicando a realizar escritos catequéticos, exegéticos além de hinos em siríaco. Os sírios tinham grande propensão a poesia e o trabalho de Santo Efrém apresentava uma exuberância fora do comum. Entrou para a história como o “Profeta dos Sírios” também sendo chamado de “Citara do Espírito Santo”. Efrém foi com certeza o mais bem-sucedido autor da literatura cristã. Saiba mais sobre os hinos e obras de Santo Efrém.
Trajetória de Santo Efrém
A extrema sensibilidade de Santo Efrém foi uma de suas características mais citadas ao longo dos anos em registros a respeito dele. De acordo com menções a seu nome diz-se que era tão comum vê-lo chorar quanto respirar. Tinha o dom das palavras e muita sabedoria, levou assim como os outros uma vida de castidade e penitência constante. Não há um registro preciso de quando ele se tornou um diácono.
Infelizmente é muito difícil distinguir dos escritos a respeito de Santo Efrém quais são os fatos verdadeiros e quais são apenas lendas. Algo que é recorrente em várias fontes a respeito desse santo é que foi um grande auxiliar dos mais pobres ajudando inclusive com a sepultura dos mais carentes numa época em que a miséria predominava. Ao longo do tempo a imagem de Santo Efrém que foi transmitida foi a de um diácono que além de ser um excelente compositor de hinos também se dedicou amplamente aos mais pobres.
Hinos e Obras de Santo Efrém
Quando faleceu no ano de 373, Santo Efrém, deixou uma grande variedade de escritos dentre os quais estavam hinos que foram inclusos nas celebrações litúrgicas. Muitas das suas obras foram traduzidas para o grego e para o latim. Algumas obras passaram por adaptações e foram feitas recopilações. Por ser imensamente venerado lhe atribuíam muitas obras que não eram de sua autoria, algo que ainda causa alguma confusão a respeito do seu legado.
Cantos de Louvor Para Nossa Senhora
O ponto alto do seu trabalho certamente são os cantos de louvor para Nossa Senhora em que há a celebração sua extraordinária beleza e graça. Nesses cantos fica claro que somente a mãe de Jesus poderia ter uma aparência semelhante à de Deus, ela é única e excepcional. Os pensamentos de Santo Efrém a respeito da Senhora se manifestam especialmente nos Hinos da Natividade.
Dom do Espírito Santo
Certa vez um dos santos sonhou que anjos desciam dos céus com um rolo em que haviam escritos de ambos os lados procurando a quem deveriam entregar. Ouviam que podiam entregar a este ou aquele até que tomaram a decisão de que na verdade todos eram dignos, mas somente deveriam entregar aquelas palavras para Santo Efrém. Quando o ancião que teve esse sonho despertou se deparou com Efrém em suas composições e teve certeza de que todas aquelas palavras provinham do Espírito Santo.