Algumas pessoas nascem sob a luz da generosidade e fazem de sua missão aqui na Terra ajudar o próximo. Esse certamente é o caso de Madre Assunta Marchetti que foi Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. Conheça um pouco mais sobre a história de vida da madre que foi beatificada em 2014 e leia algumas de suas frases inspiradoras.
Quem Foi Madre Assunta Marchetti?
Beatificada no dia 25 de outubro de 2014 em São Paulo, a religiosa nasceu no dia 15 de agosto de 1871 em Lucca (região da Toscana) na Itália. Seu nome de batismo é Maria Assunta Caterina Marchetti e seu batismo foi realizado na paróquia Santa Maria Assunta que ficava situada ao lado da casa de seus pais, já estabelecendo um laço forte com a religião que lhe acompanharia por toda a vida.
A família Marchetti era humilde, os pais eram moleiros e além de Maria Assunta tinham outros dez filhos. A mãe da futura madre tinha a saúde muito frágil e contava com a filha para cuidar de todas as crianças. Como precisava prestar ajuda a mãe Maria Assunta postergou seu sonho de se tornar freira. A religião se mantinha muito presente na vida dessa jovem italiana.
José Marchetti – O Irmão de Maria Assunta
Um personagem decisivo para a construção da bela história da madre foi seu irmão José Marchetti que foi ordenado padre em 1892. Não demorou para que de sacerdote diocesano ele se tornasse um missionário de São Carlos Barromeu. Como missionário seu papel era acompanhar os imigrantes italianos que partiam em viagens de péssimas condições para começar a sua vida em terras distantes, especialmente as Américas.
Numa dessas viagens de acompanhamento uma mulher que tinha acabado de dar a luz faleceu e deixou além de um bebê um pai desesperado que entregou o filho ao padre. Quando desembarcou em São Paulo o padre entregou o pequeno bebê a um orfanato e entendeu que era mais importante garantir um bom futuro para as crianças que perdiam os pais nessas viagens do que ser missionário de bordo.
No ano de 1895 o padre já havia conseguido construir dois orfanatos, um na Vila Prudente e outro no alto do Ipiranga, em São Paulo. Tendo uma grande demanda de órfãos para cuidar ele retornou a Itália onde convenceu sua irmã Maria Assunta a acompanha-lo a América para ajudar a tomar conta dos pequeninos. Maria e duas amigas emitiram os seus primeiros votos religiosos ainda na Itália e se dirigiam ao Brasil. O padre faleceria com apenas 27 anos de idade de febre tifoide, mas conseguiu encaminhar sua irmã para uma linda missão.
A Missão de Madre Assunta Marchetti
Fazia parte da missão da madre Assunta Marchetti além de ajudar os mais necessitados enfrentar o ambiente hostil que se formava em São Paulo. Nessa época outras religiões tinham grande participação na sociedade e havia certa desconfiança de algumas delas a respeito das boas intenções dos católicos que ali se instalavam.
Os orfanatos construídos por José Marchetti estavam abertos para os órfãos de pais imigrantes que faleceram no caminho até o Brasil assim como daqueles que morreram no trabalho nas fazendas de café. Todos que precisavam eram bem recebidos, da mesma forma que havia espaço para os italianos as portas se abriam para os africanos.
Sofrimento
A madre sofreu por muitos anos com uma ferida em sua perna decorrente do seu contato com os doentes. Nos últimos meses de sua vida ela precisou usar uma cadeira de rodas para se locomover, mas isso não a impediu de ajudar o próximo. Seu falecimento aconteceu no dia 1º de julho de 1948 no orfanato Casa Madre Assunta Marchetti onde ainda estão os seus restos mortais.
Frases de Madre Assunta Marchetti
‘Tudo o que aconteceu é bom porque vem de Deus’
Essa era uma das frases mais proferidas pela madre que servia de inspiração para as outras religiosas.
‘Mostremos com o nosso exemplo, aquilo que com palavras ensinamos’
Para a madre mais importante do que dizer para os outros como agir é lhes dar o exemplo.
‘Trabalhamos para o verdadeiro bem da nossa congregação’
A madre tinha bem claros os seus objetivos e o que deveria fazer para alcança-los.
‘Tudo está bem mesmo aquilo que não compreendo’
A fé de madre Assunta Marchetti era tão grande que ela compreendia que até o que parecia errado provavelmente estava certo, pois foi Deus que quis assim.
‘Estou contente onde a obediência me quer’
A disciplina de madre Assunta Marchetti também era um dos seus grandes diferenciais.