Esta menina que nasceu e cresceu em Santa Catarina entre 1919 e 1931 e foi uma menina que teve uma morte fortemente marcada, pois foi assassinada de forma muito brutal até mesmo para os dias de hoje.
Este assassinato foi feito por um estuprador e ocorreu em 1931 chocando toda região que até nos dias de hoje conhece esta menina como sendo a “Nossa Albertina”, como muito preferem a definir, esta beata que ainda não é santa teve e ainda tem diversos milagres e curas de pessoas que foram atribuídos a esta beata que tem tudo para ser mais uma santa brasileira.
Por isso, é muito importante que quando falamos em termos de beata Albertina Bekenbrok, que pensemos nesta menina como uma pessoa que já conseguiu passar por todo o processo de beatificação imposto pela igreja, portanto tem um forte potencial para se tornar mais uma santa aqui no Brasil e que se pense nesta figura como um exemplo de fé e caridade e de modo principal em termos de santidade.
Como Foi a Sua Vida?
Albertina Berkenbrock, foi uma menina que viveu de 1919 a 1931 em Santa Catarina e teve uma vida de camponesa até mesmo pelo fato do contexto que se vivia no Brasil, nesta época que era basicamente um contexto de um país agrícola.
Outra questão, que também se deve levar em conta principalmente quando levamos em conta a questão da Santa Catarina, está no contexto religioso e teológico pelo qual a igreja católica vivenciava nesta época, se mostrando como algo de fundamental importância que procuremos saber.
Nesta época, o Brasil vivia um contexto mais digamos assim voltado para um regime de exceção do que para um regime democrático, era a época do voto de cabresto, o Brasil vivia sob um regime oligárquico que somente as oligarquias tinham direito.
Em meio a este contexto de um país oligárquico, se vivia em uma sociedade pela qual é considerada como sendo uma sociedade tradicional, por isso é muito importante que se pense na sociedade em que viveu Albertina Berkenbrock, como uma menina que viveu em uma sociedade que imperava princípios e valores tradicionais de sua época.
Dentre estes princípios e valores, podemos destacar a forte presença da igreja católica no Brasil como promotora destes valores na sociedade brasileira, que praticamente não tinha por nenhum concorrente direto ou indireto, ainda hoje a igreja se mostra como forte mas nesta época a sua influência na formação humana era muito maior nesta época em que viveu Albertina Berkenbrock.
E em meio a este cenário religioso histórico e cultural foi onde a Albertina, se criou e começou a ter a sua vida simples de camponesa, que até a sua morte não representava nada que a grande maioria dos brasileiros tivessem tido naquele momento histórico e cultural do Brasil digamos assim estivessem habituados.
Por isso é muito importante salientar a sua vida simples e humilde que esta menina levou.
Como foi a Morte Trágica de Albertina Berkenbrock?
Já falamos aqui um pouco sobre a morte desta menina, agora vamos detalhar com mais profundidade sobre como ocorreu esta morte e por que, que esta morte é considerada como algo tão trágico assim.
Tudo começou na tarde do dia 15 de Junho daquele fatídico 1931, quando um estuprador se aproximou de Albertina Berkenbrock e tentou estuprar está menina que nesta época tinha 12 anos mas Albertina, não ficou imune lutou heroicamente contra este estuprador.
Em meio a sua luta corporal, para preservar a sua pureza espiritual, o estuprador então a degolou, além da tentativa de estupro houve a degolação desta menina, isto trouxe uma enorme comoção social e politica nesta época.
Esta morte, chocou muitas pessoas ao longo do tempo e tenha certeza que até mesmo nos dias de hoje este tipo de morte pode chocar a muitos por isso, uma das motivações para se ter postulado o processo canônico de santificação, foi justamente este o fato desta menina ter uma morte tão marcante.
Por que Esta Menina do Interior foi Beatificada?
Esta menina do interior foi beatificada, recentemente devido a uma série de fatores como por exemplo:
- Um assassinato de maneira brutal; Esta menina foi assassinada de forma brutal quando um estuprador decidiu que mataria a alguém naquele dia;
- Um milagre atribuído a ela; Foi atribuído um milagre a esta menina, que foi comprovado cientificamente pela igreja católica.
Como Funciona o Processo de Santificação e Beatificação?
A igreja católica, toma por uma série de medidas pelas quais se deve ser tomadas como algo como de fundamental importância, principalmente quando falamos em termos de processos canônicos que podem ser tomados como base para que se possa desenvolver.
Assim podemos afirmar, que o processo canônico de beatificação e santificação de pessoas, é um processo pelo qual é considerado como algo extremamente rígido de modo especial nos dias de hoje, portanto não podemos afirmar que a beata Albertina Berjen brock, foi de alguma forma beneficiada ou algo assim.
O processo canônico envolve os seguintes passos:
Primeiro passo; Uma pessoa física ou mesmo jurídica, como por exemplo, a paróquia da entrada ao processo de canonização, no caso a Beata Albertina Berkenborcck foi uma pessoa física, junto a diocese local, o bispo então nomeia um postulador que fica encarregado de fazer uma vasta investigação sobre a vida do candidato a santo, dentro disso é elaborado um dôssie que o próprio bispo da entrada junto a congregação sagrada dos santos.
Segundo Passo; Depois disso é feito uma análise de toda a documentação e se estiver tudo em ordem então espera-se por um milagre.
Terceiro Passo; No caso da beata Albertina Berkenbrock, este milagre ocorreu. E está se esperando por mais um para que finalmente se possa fazer a santificação desta forte candidata a santa.
Qual Foi o Milagre Atribuído a beata Albertina Berkenbrock?
O primeiro milagre, que foi atribuído a esta beata, foi a cura de alguns enfermos na região de onde ela foi morava e onde foi morta ainda até hoje existem muitas pessoas que relatam curas e milagres diversos o grande problemas de saúde que segundo alega um encarregado das investigações, precisa ser relatados e enviados documentos para que a igreja possa comprovar.
É preciso que esta mulher seja reconhecida como santa, que ocorra uma comprovação científica de algum milagre atribuído a beata Altbertina Berkenbrock, para assim se poder fazer a finalização deste processo, não adianta as pessoas falarem que foram curadas pela beata senão enviam comprovações, segundo declarou o vice-postulador recentemente.
Esta é a última exigência que a igreja faz, para que seja feito o processo de beatificação desta santa e assim, se possa ter uma base para que se tenha um bom começo e possa ser realizado o processo de beatificação de maneira correta.
Por que Existem Tantas Exigências Assim por Parte da Igreja?
Para que se possa evitar por fraudes e por problemas diversos, que possam mais adiante impedir que se faça o correto e justo julgamento desta beata que, com certeza deve ser santificada em breve por ser uma grande e imensa contribuição par a preservação de valores cristãos pelo Brasil e pelo mundo.
É muito importante, diria até mesmo necessário que quando pensemos em beata Albertina Berkenbrock, que procuremos pensar em termos do que ela nos deixou em termos de legado que é sua resistência e defesa pela pureza que lhe custou a vida.
Comente e compartilhe!