São Xisto III

A figura do Papa São Xisto III entrou para a história por sua atitude firme enquanto diretor máximo da Igreja Católica e por sua amizade com Santo Agostinho que lhe aconselhava sobre os mais variados assuntos. O ponto mais interessante a respeito da trajetória desse personagem católico está no fato de que ele reconheceu os seus erros e corrigiu sua trajetória demonstrando humildade para ouvir os mais sábios.

Biografia de São Xisto III

Não existem muitos registros a respeito da vida de São Xisto III antes dele ser sagrado Papa. Dentre as principais marcas do seu pontificado estão a luta contra dissidências provenientes de heresias, sua relação de amizade com Santo Agostinho e sua preocupação com o futuro da Igreja.

Heresias

Num primeiro momento São Xisto III manteve uma postura neutra em relação as heresias como a doutrina pelagiana. Essa doutrina foi desenvolvida por um indivíduo cujo sobrenome era Pelágio e tinha como base a negação a existência do pecado original. De acordo com essa doutrina o ser humano teria por si mesmo a capacidade de não pecar não necessitando dessa maneira receber a graça de Deus.

Tendo postura neutra em relação a essa questão, São Xisto III, foi advertido pelo Papa Zózimo e por seu amigo Santo Agostinho de que deveria ter uma postura mais firme. Reconhecendo que estava agindo errado logo ele se tornou com forte combatente dessa heresia.

São Xisto III – Papa

O papado se deu em 432 e assim que assumiu o posto, São Xisto III, demonstrou que seria um papa de mãos firmes agindo de maneira severa com aqueles que se desviavam da doutrina católica considerada como a verdadeira. Para que tivesse uma forma de agir mais justa o então papa pedia aconselhamento constante para o seu amigo Santo Agostinho. Foi assim que ele conseguiu dar fim a heresia pelagiana.

Combate ao Nestorianismo

Outra controvérsia que foi combatida com severidade pelo Papa São Xisto III foi a doutrina criada por Nestório que questionava o papel da Virgem Maria na salvação. Sem deixar o seu lado conciliatório de lado o papa tratou de acabar com a questão que causava discórdia entre alguns padres como Cirilo, o patriarca de Constantinopla, e João da Antioquia.

Intervenção Política de São Xisto III

O papa São Xisto III sabia que seu poder poderia e deveria ser usado também para ajudar a resolver questões de cunho político. Sua ação foi bastante relevante como conselheiro de um patriarca chamado Proclo que estava sendo incitado pelo Imperador Romano do Oriente a ajudar no anexo da região de Iliría ao seu território. O papa conseguiu que o território se mantivesse como parte do Império Romano do Ocidente.

Aumento do Culto a Virgem Maria

No ano de 431, no Concílio de Éfeso, a Virgem Maria teve seu papel de Mãe de Jesus reconhecido. Uma das frentes mais defendidas pelo papa São Xisto III foi o aumento do culto a Nossa Senhora. Ele ampliou a Basílica de Santa Maria Maior dedicada a santa e com isso os fiéis católicos passaram a poder cultuá-la.

Outros Feitos de São Xisto III

Quando o papa São Xisto III soube que havia algumas tábuas de madeira que eram adoradas como tendo feito parte da manjedoura de Jesus na Palestina solicitou que elas fossem levadas para a basílica da Virgem Maria e então teve origem a tradição de montar o presépio no natal.

O papa ainda foi o responsável por tornar a Missa do Galo uma tradição natalina. Essa missa já era realizada em Jerusalém desde muito tempo, porém, foi São Xisto III que a popularizou. Durante seu pontificado muitas igrejas foram construídas e completamente reformadas.

Falecimento de São Xisto III

No dia 19 de agosto de 440 o papa São Xisto III faleceu e deixou como último desejo que seu sucessor fosse Leão Magno. Esse desejo se realizou e Magno se tornou um dos papas mais importantes da história da Igreja Católica. O dia escolhido para festejar São Xisto III foi 28 de março.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.