São Timóteo e São Tito

São Timóteo e São Tito possuem a comemoração do seu dia litúrgico juntos pela igreja católica, sendo o dia 26 do mês de janeiro escolhido. Ambos foram discípulos de São Paulo, e foram conhecidos por sua fidelidade a ele, além de sua importante companhia em todas as viagens feitas por São Paulo. Após o fim de sua vida, eles continuaram sua obra de missionário, e ambos foram mortos por meio de martírio.

São Timóteo

Nascido em Listra, na Ásia, possuía mãe judia, chamada Eunice, e tinha como pai um grego pagão. Apesar da contrariedade do pai, a mãe Eunice decidiu educar o filho Timóteo na educação baseada na fé judaica. Assim como a mãe, sua vó também era judaica. Todos estavam presentes quando São Paulo visitou Listra, e lá ele pregou falando que o Messias que os judeus acreditavam já estava na Terra, por meio de Jesus Cristo. A partir disso, a família toda se converteu para a fé cristã. Nessa época Timóteo tinha 20 anos, e então após o ocorrido ele passou a seguir São Paulo como discípulo.

Além de se tornar discípulo de Paulo, logo Timóteo se tornou seu grande amigo, sendo considerado um irmão por ele, e o braço direito do Apóstolo. Timóteo é muito citado no Novo Testamento, mais precisamente por 24 vezes, durante o livro dos Atos dos Apóstolos, além das cartas de Paulo, que inclusive possuem duas direcionadas a Timóteo. O Novo Testamento retrata a confiança de Paulo em Timóteo, pois ele era enviado muitas vezes no lugar de São Paulo em locais que ele não poderia ir. Ele aprendeu a pregar e também passou pelas perseguições que os Apóstolos de Jesus Cristo Passaram.

O Justo Vive da Fé! São Timóteo

O Justo Vive da Fé! São Timóteo

Sua Vida Como Missionário

No Novo Testamento é relatado que São Timóteo esteve junto de São Paulo nas viagens feito a Roma, Atenas, Êfeso, Corinto, Filipos e Tessalônica. Quando Timóteo se encontrava em Êfeso, Paulo escreve uma carta a ele. Ele é citado nas saudações de diversas cartas. Quando São Paulo foi preso em Roma, Timóteo permaneceu ao seu lado, sem pestanejar.

É importante destacar que a confiança de São Paulo foi algo muito importante, quando Timóteo se juntou a ele era muito jovem, e de aparência frágil além de ser tomado pela timidez. Em certa ocasião em que ele foi enviado por São Paulo à comunidade de Corinto, ele foi apresentado por Paulo da seguinte forma: “Eu vos enviei Timóteo, meu filho muito amado e fiel no Senhor. Ele vos recordará as minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas as igrejas”. (1Cor 4,17).

Sabe-se que São Paulo ficou preso em Cesaréia Marítima, em Israel, por cerca de dois anos, e acredita-se que São Timóteo ficou preso junto dele. Após dois anos Paulo foi levado par Roma e Timóteo foi libertado, porém ele acompanhou seu mestre, indo até Roma para ajudar ele no que fosse necessário. Após certo tempo São Paulo o enviou para Êfeso.

Em Êfeso ele se tornou bispo da cidade, e quando São Paulo retornou, nomeou Timóteo como Líder da igreja em toda a Ásia Menor. Conta-se que durante a sua liderança a fé cristã foi acesa por toda a região, sendo que ele exalava a fé em si. As cartas de Paulo direcionadas a ele nesse período são consideradas importantes documentos da história da igreja católica.

26 de Janeiro - Dia de São Timóteo e São Tito

26 de Janeiro – Dia de São Timóteo e São Tito

Morte

São Paulo foi novamente preso um tempo depois, e a maioria dos seus discípulos haviam o abandonado. Ele então escreve uma nova carta a São Timóteo, pedindo para que ele vá se encontrar com ele. Além de Timóteo havia Tito, outro discípulo fiel de São Paulo. Ele pediu ainda que eles levassem um manto, e também livros e pergaminhos, mesmo se encontrando em uma masmorra, ele queria manter os estudos e escrever mais. O que mostra como  São Paulo confiava nele.

A morte de São Timóteo pode ser encarada como uma prova de seu amor a Jesus Cristo. Ele interferiu um culto que ocorria na cidade, em nome de uma deusa chamada Diana, fazendo um discurso sobre como aquilo não era benéfico ao povo. Revoltados com a sua intromissão, os líderes do culto religioso logo incitaram a população contra ele, que começaram a bater nele, com pauladas, tacar pedras e dar diversas pancadas. Ele morreu nesse dia, por causa de sua fé. Seu dia é celebrado no dia 26, pois é um dia após a celebração do dia litúrgico de São Paulo (25 de janeiro).

Oração a São Timóteo

Pai de amor, que escolheste Timóteo para ser um grande apóstolo, convertei-nos também a nós e inspirai-nos gestos de renovação da sociedade e das nossas comunidades eclesiais. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”

São Tito

São Tito era outro grande companheiro de São Paulo, ele também é mencionado em diversas epístolas paulinas, no Novo Testamento. Ele esteve junto de São Paulo em Antioquia e também no Concílio de Jerusalém. São Tito é listado como um dos setenta Discípulos, sendo esses os primeiros seguidores de Jesus.

São Tito

São Tito

Ele nasceu como gentio, ou seja, um não israelita. Segundo a Lei Mosaica (Lei de Moíses), as pessoas deveriam ser circuncisadas, porém Paulo se recusou a fazer isso com Tito, já que ele acreditava que Cristo havia libertado os fiéis de costumes antigos.

São Tito esteve junto de São Paulo e São Timóteo na viagem para Êfeso, de lá São Tito foi enviado para Corinto, onde deveria conseguir contribuições para a igreja, em nome dos cristãos empobrecidos. Ele esteve junto de Paulo depois na Macedônia, onde levaram boas noticias da sua missão em Corinto.

São Tito só aparece novamente nas escrituras de São Paulo, quando Paulo é preso pela primeira vez, quando é mencionado que ele estava se empenhando em Creta, organizando a igreja. Depois ele é citado novamente se despedindo de São Paulo para viajar até Dalmácia, não é relatado como ele morre, mas acredita-se que ele tenha se tornado bispo de Gortina, ordenado por Paulo, e tenha morrido aos 95 anos.

Há a igreja de São Tito, que possui a sua relíquia, seu crânio, que é venerada por inúmeros fiéis.

Algumas Controvérsias

“Há algumas teorias que dizem que ‘Tito” era um nome informal usado por Timóteo, dessa forma as passagens que fazem citações a ele seriam todas se referindo a uma pessoa só, Tito ou Timóteo seria o mesmo discípulo. Porém a epístola Paulo II Timóteo traz certa informação que seria capaz de contestar a teoria, já que nela é citado que Tito havia ido a Dalmácia.

Antes do ano de 1854 sua festa não se encontrava no Calendário, depois ela foi adicionada para o dia 6 de fevereiro. No ano de 1969 que a igreja católica decidiu mudar para a data de comemoração junto a de São Timóteo.

São Timóteo e Tito

São Timóteo e Tito

Oração a São Tito e São Timóteo

“Deus, nosso Pai, nós vos pedimos perdão e a graça da conversão. Vós nos chamais a compartilhar, mas nós teimamos em tudo reter; vós nos chamais ao despojamento de toda ganância e soberba, mas nós agimos com avareza e acima de tudo colocamos o nosso amor próprio; vós nos chamais ao respeito, à gratidão, à justiça, à ternura, à compreensão, mas nós blasfemamos contra Deus, desonramos nossos pais, somos injustos e mesquinhos, desafetuosos e implacáveis; vós nos chamais à verdade, e mentimos; vós nos chamais à bondade, e somos cruéis; vós nos chamais à amizade, e traímos nossos amigos e o próprio Deus. Porém, a vossa misericórdia supera nossos pecados e nossas fraquezas. Se vos somos infiéis, vós permaneceis fiel, pois não podeis negar-vos a vós mesmo. Amém.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.