São Jorge

No dia 23 de abril é comemorado o dia de São Jorge, patrono da Inglaterra e da Catalunha. Ele foi canonizado por: pelo Papa Gelásio I. Não existem informações comprovadas a respeito do nascimento de São Jorge e historiadores não entraram em um consenso sobre a verdadeira data. No entanto, a sua data de morte é estimada em 23 de abril do ano 303 dC.

História de São Jorge

Jorge nasceu na Capadócia, a parte moderna da Turquia, e era filho de um oficial romano e uma nativa grega da cidade de Lida. Ambos eram cristãos e de famílias nobres. Georgios, o nome do santo na versão original grega, foi criado para seguir sua fé.

Quando completou idade suficiente, ele foi recebido no exército de Diocleciano. Após completar 20 anos da idade, Jorge se tornou guarda imperial para o Imperador de Nicomédia.

Em 24 de fevereiro do ano 303 dC, o Imperador Romano Diocleciano, que odiava os cristãos, anunciou que todos os religiosos que faziam parte do exército seriam presos e que os outros soldados deveriam matá-los e oferecê-los como um sacrifício aos deuses romanos.

Jorge recusou-se a acatar a ordem e disse a Diocleciano que estava com raiva, mas que valorizava muito a sua amizade com seu pai. Quando ele revelou as suas crenças, Diocleciano tentou salvá-lo, insistindo para que ele se convertesse e passasse a acreditar nos deuses romanos. Ofereceu-lhe terras, dinheiro e escravos em troca de oferecer um sacrifício aos deuses romanos, e fez várias outras ofertas que Jorge recusou.

Finalmente, depois de esgotar todas as outras opções, Diocleciano ordenou a execução de Jorge. Durante a preparação para sua morte, Jorge deu o seu dinheiro aos pobres e foi enviado para várias sessões de tortura. Ele foi dilacerado em uma roda de espadas e precisou ser reanimado três vezes, mas ainda assim ele não se afastou de Deus.

Em 23 de abril do ano de 303 dC, ele foi decapitado. Seu corpo foi enviado para a cidade de Lida para o enterro, e outros cristãos foram até lá para honrá-lo como um mártir. 

São Jorge e o Dragão

A imagem mais popular do santo o retrata montado em um cavalo branco lutando contra um dragão. Essa versão surgiu no século 11, na Capadócia. Existem várias histórias sobre o santo que luta contra dragões, mas na versão ocidental, existe uma lenda de que um dragão fez seu ninho em um poço que fornecia água para Silene, cidade localizada na Líbia.

As pessoas não conseguiram coletar a água e, por isso, tentaram remover o dragão de seu ninho em várias ocasiões. A fera deixava temporariamente seu ninho quando era oferecido a ele uma ovelha por dia, até que as ovelhas desapareceram e o problema voltou a perturbar as pessoas.

Foi quando eles decidiram que oferecer uma donzela seria tão eficaz quanto uma ovelha. Então, as pessoas da cidade escolheram a vítima. O rei pediu que ela fosse poupada, mas o povo não aceitou. Ela foi oferecida ao dragão, mas antes que pudesse ser devorada, Jorge apareceu. Ele protegeu-se com o sinal da Cruz, enfrentou e matou o dragão.

Depois de salvar a cidade, os cidadãos abandonaram seu paganismo e foram todos convertidos ao cristianismo. Esta é a lenda mais conhecida sobre a relação de São Jorge com o dragão. 

Fatos Interessantes Sobre São Jorge

Fato 1: São Jorge se destaca entre outros santos e lendas porque ele é conhecido e reverenciado por muçulmanos e cristãos.

Fato 2: Diz-se São Jorge matou o dragão perto do mar em Beirute, assim, a Baía de São Jorge foi assim nomeada em sua homenagem.

Fato 3: O dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril, mas, se a data cai antes da Páscoa, é celebrada na segunda-feira anterior.

Fato 4: A Igreja Ortodoxa Russa celebra três dias de festa em memória de São Jorge todos os anos: No dia 23 de abril, que é a data oficial; em 3 de novembro, para comemorar a consagração de uma catedral dedicada a ele na cidade de Lida; e em 26 de novembro, data em que ficou pronta uma igreja na cidade de Kiev, que foi construída e dedicada a ele.

Fato 5: Na Bulgária, o seu dia de festa é comemorado em 6 de maio, com o abate e torrefação de um cordeiro. 

Fato 6: No Egito, a Igreja Ortodoxa Copta chama São Jorge de “Príncipe dos Mártires” e celebra o seu dia em 1º de maio. Há uma segunda celebração, em 17 de novembro, em honra da primeira igreja dedicada a ele.

Fato 7: São Jorge é o santo padroeiro da Inglaterra e da Catalunha e sua cruz pode ser encontrada em toda a Inglaterra.

Fato 8: Em pinturas mais antigas, São Jorge é retratado usando armadura e segurando uma lança ou lutando contra um dragão, que representa os inimigos de Cristo.

Fato 9: Apesar de ser o padroeiro da Inglaterra, é bem provável que ele nunca tenha sequer colocado seus pés na terra da rainha.

Fato 10: Por causa de dúvidas sobre a sua verdadeira história, o Papa Paulo VI rebaixou São Jorge de santo para um “culto opcional” no ano de 1969. O Papa João Paulo II o reintegrou como um santo católico no ano 2000. 

Orações a São Jorge

Oração 1:

São Jorge,

Soldado heróico e defensor da fé, você se atreveu a criticar um imperador tirânico e fora submetidos a uma tortura horrível. Você poderia ter ocupado uma alta posição militar, mas preferiu morrer em nome do seu Senhor. Nos conceda a grande graça da coragem cristã heróica que deve marcar soldados de Cristo. Amém.

Oração 2:

Fiel servo de Deus e mártir invencível, São Jorge. Abençoado por Deus com o dom da fé, e inflamado com um amor ardente de Cristo. Lutou bravamente contra o dragão de orgulho, falsidade, e engano. Nem dor, nem tortura, nem espada e nem a morte poderiam separar-te do amor de Cristo.

Eu fervorosamente imploro que me ajude com a tua intercessão a superar as tentações que me cercam, e de suportar corajosamente os que me oprimem, para que eu possa pacientemente carregar a cruz que é colocada sobre mim; e não deixe que o sofrimento a as dificuldades me separem do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.