Santa Zenaide

As irmãs santas, Zenaide e Filonila, são reconhecidas como santas anárgiras, o que significa que não aceitavam pagamentos em dinheiro por suas boas obras. As virgens santas foram médicas cristãs, são sobrinhas de São Paulo. No cristianismo oriental as irmãs são veneradas. Conheça mais da trajetória de vida de Santa Zenaide que pode ter seu nome grafado também como Zinaída, Zenaíde ou Zinaíde.

Trajetória de Vida de Santa Zenaide

Zenaide e Filonila nasceram numa família de posses na região de Tarso em que atualmente está a Turquia, na Ásia Menor. A inspiração para seguir a vida cristã veio de seu tio o apóstolo Paulo (grafado como Saulo algumas vezes) que teve sua vida transformada pela fé já que antes de se dedicar a Deus era um dos grandes perseguidores dos cristãos.

No momento em que as irmãs decidiram se entregar de corpo e alma a obra de Deus receberam o batismo cristão através de seu irmão Jasão de Tarso que estava entre os 72 discípulos enviados por Jesus para a Palestina e que mais tarde viria a ser o bispo da comunidade local que lhe dava nome, Tarso. As jovens então ingressaram na Academia Filosófica de Tarso em que se tornaram médicas. O passo seguinte foi renunciar as propriedades de sua família e deixar a sua mãe para viver numa cidade na Tessália.

Médicas que Não Cobravam

A região escolhida pelas irmãs médicas era reconhecida por estar repleta de santuários e nascentes em que se poderia obter a cura. Porém, a população mais pobre demandava de atendimento uma vez que os inúmeros médicos locais somente prestavam atendimento aos ricos cobrando valores exorbitantes por seus serviços. Esses médicos aproveitavam para cobrar ainda mais por amuletos de saúde se valendo da superstição das pessoas na época, as irmãs lutaram muito contra esse tipo de crença durante suas vidas.

As irmãs escolheram viver nas montanhas onde montaram uma espécie de capela em forma de barraca. Nesse local atendiam os mais necessitados sem lhes cobrar nada por isso. De acordo com a tradição que se espalhou muitos milagres ocorreram pela intervenção de Zenaide e Filonila. Enquanto Zenaide se dedicava especialmente a pediatria e ao cuidado clínico de enfermidades psíquicas sua irmã se dedicava a medicina experimental tendo recebido de Deus o dom da cura.

Pregando o Evangelho

Além de cuidar dos doentes as irmãs pregavam o evangelho e mesmo com todo o preconceito contra as mulheres conseguiram converter um grande número de pessoas ao cristianismo. Há que se destacar a coragem de Zenaide e Filonila de viverem sós e praticando o exercício da medicina na sua época.

Controvérsia Sobre a Morte das Santas

Existem duas versões para as mortes de Santa Zenaide e Santa Filonila, a primeira diz que Zenaide faleceu primeiro de morte natural tendo sua irmã seguido o mesmo caminho logo após. No entanto, a versão mais aceita é aquela que diz que as duas foram entregues em martírio, os pagãos vendo que a pregação e milagres das duas deixavam seus templos vazios resolveram apedrejá-las a até a morte numa determinada noite. A morte trágica teria inspirado mais pessoas a se converter ao cristianismo e deixar os cultos pagãos de lado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.