Nossa Senhora de Fátima

A religião é um dos assuntos mais complexos existentes no dia de hoje. Isso porque existem inúmeras religiões no mundo. Estimativas apontam que existam mais de 3 mil dessas religiões em atividade no planeta. Cada uma com sua crença, seus valores e costumes.

No entanto, uma das religiões que mais despontam desse vasto cenário é a cristã, que conta com três vertentes principais, que são a católica, a protestante e a ortodoxa, sendo a primeira delas a mais conhecida.

Um exemplo é o Brasil, país com maior número de católicos no mundo. Tamanha é a devoção dos brasileiros pelo catolicismo, que aqui está localizado o maior santuário dedicado à Maria do planeta: A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, situada na cidade paulista de Aparecida do Norte.

Uma das características do catolicismo é a exaltação da Virgem Maria, que, segundo os católicos, foi a mãe de Jesus. E são vários os relatos de sua aparição pelo mundo. Um deles é a de Nossa Senhora de Fátima, que é o tema do nosso artigo de hoje. Aqui você vai conferir um pouco mais sobre ela, além de algumas informações interessantes sobre a sua aparição em território lusitano. Vamos lá?

Nossa Senhora de Fátima

A história da aparição de Nossa Senhora de Fátima remonta aos primeiros anos da década de 10 dos anos 1900. Três pastorinhos, no ano de 1917, afirmaram terem visto “uma senhora mis brilhante que o Sol”, no dia 13 de maio daquele ano.

Os três pastorinhos eram as seguintes crianças: Francisco, que, naquela época, tinha apenas 9 anos; Jacinta, que tinha 7 anos e Lúcia, a mais velha do trio, que tinha 10 anos. Muito religiosas, as crianças eram analfabetas, o que não as impedia de rezar e fazer suas preces à Deus. 

E foi justamente em uma dessas orações – para ser mais específico, em um terço- que os pastorinhos tiveram a chance de testemunhar a aparição de Nossa Senhora. Era meio- dia de 13 de maio de 1917. Enquanto rezavam o terço, os pastorinhos perceberam, em uma azinheira, um brilho diferente e muito forte. Assustados, decidiram ir embora. A misteriosa luz, então, passou a iluminar todo aquele espaço, e, ao se virarem, as três crianças perceberam Nossa Senhora.

De início, a santidade se identificou como Nossa Senhora do Rosário e, por conseguinte, disse que teria mensagens a dizer às três crianças.  No primeiro momento, Nossa Senhora disse à eles para que intensificassem as orações e, também, que passassem a se alfabetizar, já que seria muito importante para os encontros posteriores, que Nossa Senhora propôs que ocorressem todo dia 13, nos próximo cinco meses.  E, assim foi, de maio até o mês de outubro. Curiosamente, em agosto, o encontro não ocorreu no dia 13, mas sim no dia 19, por conta da prisão das três crianças. O local onde ocorreu a aparição de agosto ficava a mais ou menos 500 metros do local das aparições originais, num lugar conhecido como sítio dos Valinhos. 

Nas aparições de Julho e Setembro, Nossa Senhora prometeu às crianças que haveria um milagre a ocorrer no último encontro que teria com elas, ou seja, no dia 13 de outubro. É o Milagre do Sol. Então, nesse dia, mais de 50 mil pessoas se reuniram na Cova de Iria, local das aparições de Nossa Senhora, durante os meses – exceto em agosto- que Nossa Senhora se reuniu com as crianças.

Muitas pessoas realmente afirmaram terem visto o Sol “se movimentar” pelo céu, como se estivesse bailando. As três crianças disseram que, naquele momento, além de enxergarem o milagre, viram Jesus Cristo, São José e Nossa Senhora da Conceição no firmamento, abençoando a todos que estavam presentes naquele dia 13 de outubro. Outras pessoas, porém, argumentaram que não viram nada demais naquele dia. Institutos de Meteorologia e Astronomia relataram que não catalogaram qualquer indício de atividade extraordinária do Sol naquele dia, dizendo que a suposta “dança” que o Sol realizou no céu acarretaria perigos inimagináveis não somente à Terra mas, também, à todo o Sistema Solar. 

A complexidade em se discutir se houve ou não as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos e o milagre do Sol é muito grande. Isso porque são as palavras de pessoas que não acreditam contra as palavras daquela que acreditam. Ou seja, pode ser apenas um ponto de vista. Enquanto as pessoas que realmente acreditam na aparição realmente possam ter visto algo, as outras pessoas, céticas quanto a esse acontecimento, possam, portanto, não terem visto nada de surpreendente.

Curiosidades Sobre a Aparição de Nossa Senhora de Fátima

Segundo documentos daquela época, Nossa Senhora do Rosário apareceu às três crianças com o princípio de mostrar a elas a importância de Deus e da oração. Veio, também, deixar algumas premonições sobre o futuro da amizade. Alguns fatos contados pela santidade de fato, aconteceram, como fenômenos naturais que castigaram certos locais de Portugal e do mundo, Além disso, ela teria alertado também sobre algumas guerras que viriam a acontecer no planeta em um futuro próximo. 

Nossa Senhora do Rosário ganhou o nome de Nossa Senhora de Fátima por conta de sua aparição ocorrer na cidade lusitana de Fátima. No local de sua aparição, na Cova da Iria, foi erguido um santuário, onde marca a região exata de sua aparição. No local, pode-se encontrar uma réplica do altar que Nossa Senhora de Fátima pediu às crianças que erguessem em sua honra.  Sua data festiva foi efetivada no dia 13 de Maio, pela Igreja Católica, no ano de 1946, depois de suas aparições e o Milagre do Sol acabaram sendo reconhecidos.

No Brasil, existe o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Fátima, localizada no Rio de Janeiro. O local é uma réplica perfeita do santuário localizado em Fátima, sendo muito frequentado pelos devotos da Nossa Senhora, que tem como nome oficial Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A santidade batiza muitos locais pelo Brasil afora, como bairros, sendo essa atribuição uma das mais comuns. Um exemplo é o Bairro Nossa Senhora de Fátima, localizado no município de Itajubá, Minas Gerais. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.