Mensagem A Nossa Senhora Dos Navegantes

A Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dada a mãe de Jesus, e também se encontra cultuada em religiões Afro-brasileiras, por meio do sincretismo.

O titulo Nossa Senhora dos Navegantes pode variar dependendo do país ou região, podendo ser também chamada de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora da Esperança.

Origem da Devoção a Nossa Senhora dos Navegantes

Desde a época da Idade Média, quando eram comuns as Cruzadas, onde o mar era atravessado para que houvesse proteção de peregrinos, os homens rezavam em sua intercessão para a Virgem Maria, chamando a de Estrela do Mar. Antes de saírem em sua missão, os homens iam a Santa Missa, para que pudessem pedir tal proteção. Data do século VII um hino litúrgico cantado em latim chamado “Ave Maris Stella”, que quer dizer “Ave, do mar estrela”, e pode ser um sinal da época em que Maria começou a receber tal titulo.

A fé nessa representação de Maria, mãe de Jesus, intensificou no começo do século XV, quando foi intensificada a navegação dos europeus, principalmente os oriundos de Portugal. Como as viagens pelo mar se tornaram comum, havendo a descobertas de inúmeras novas rotas e terras, também se tornou comum pedir a proteção para Nossa Senhora, de forma que eles voltassem com segurança para suas casas, perpetuando a partir dai essa crença. Acreditava que ela protegia contra os perigos dos mares e rios, e também das tempestades. Essa devoção também começou a ser espalhada pelo mundo.

Devoção em Portugal

A primeira estátua da Nossa Senhora dos Navegantes foi levada da Europa para a India, onde se ergueu uma capela em sua homenagem até o século XVII, depois ela foi levada para Portugal, para a cidade de Belmonte na Igreja da Sagrada Família.

Em Portugal a Nossa Senhora dos Navegantes é associada a proteção de todos os marinheiros, e também em todas as comunidades de pesca. A festa no país ocorre no dia quinze de agosto e há procissões em muitas comunidades e principalmente nas vilas de pescadores ao redor do país.

A cidade de Cascais abriga uma das maiores festa a devoção de tal santa, ocorrendo por doze dias interruptos, sendo do dia três ao dia quinze de agosto de todos os anos. Nessas semanas, a cidade reúne a população ao longo da baía, e além das orações a Nossa Senhora dos Navegantes, ocorre festivais gastronômicos e artesanais, e também fogos de artifícios lançado diariamente. No ultimo dia de festa há uma procissão pelas ruas da vila dos Cascais que se dirige a um barco, onde pede a benção tanto do mar como da vila. Além da vila de Cascais, ocorrem festas grandes em Caparica, e em Armação da Pêra, todas regiões costeiras do país. Em Armação de Pêra, há uma procissão feita com os barcos no mar.

Devoção no Brasil

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes embarcou junto aos milhares de navegadores europeus, principalmente portugueses e espanhóis, e se espalhou ao redor do mundo, chegando inclusive ao Brasil. Por volta de mil e quinhentos, quando foi descoberto as terras brasileiras pelos portugueses, as embarcações eram bem menores e bem menos seguras que as que existem disponíveis para viagens atualmente, por isso, o medo de embarcar em uma viagem naquela época era muito maior que atualmente. Um pouco de segurança surgia para eles quando rezavam para sua proteção.

Os recursos de navegação eram quase inexistentes, sendo que os viajantes se orientavam pelo sol durante o dia e pelas estrelas durante a noite. Por isso acredita-se que foi dado o nome de “Estrela do Mar” a virgem Maria, e após isso se tornando a Nossa Senhora dos Navegantes, pois essa era a guia dos homens naquela época.

Em Porto Alegre, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira. Nessa cidade todos os anos é realizada uma procissão fluvial no Rio Guaíba, ocorrendo o dia dois de fevereiro. A festa é muito famosa e reúne pessoas da cidade e turistas.

Em Pelotas, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes que vai até o Porto de Pelotas, durante as festividades, um dos momentos mais marcantes da comemoração dessa devoção. No ano de dois mil e dezoito ocorreu a octogésima nona festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes na cidade.

Diversas outras comunidades católicas brasileiras possuem Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira, principalmente as de região costeira. Ocorrendo sempre sua festa no dia dois de fevereiro, que no geral atraem muitos peregrinos para prestigiar as festas.

No Brasil, a Nossa Senhora dos Navegantes é sincretizada nas religiões afro-brasileiras, principalmente nos Estados da Bahia e do Rio Grande do Sul, onde ela está associada ao orixá feminino Iemanjá, que é a protetora dos mares nessas religiões do Candomblé e da Umbanda. Nessas religiões também se comemoram nos dias quinze de agosto ou oito de dezembro.

Essa associação entre a Nossa Senhora e o orixá esta intimamente ligada com a história do Brasil. No tempo da escravatura, foi firmada no Brasil pelos escravos as suas religiões de origem, aqui, escravizados e sofrendo, eles se apegaram a sua religião para ter certa esperança em suas vidas, porém até isso foi tirado deles. Não eram aceitas as religiões chamadas pagãs, qualquer coisa que se varia do cristianismo, sendo eles obrigados a aceitar essa religião que lhes era estranha. Dessa forma eles encontraram uma forma de continuar cultuando suas entidades, mas associando elas com santos católicos.

Mensagens para Nossa Senhora dos Navegantes

Mensagens para Nossa Senhora dos Navegantes

Mensagens para Nossa Senhora dos Navegantes

Para aqueles que têm fé em Nossa Senhora dos Navegantes acreditam que ela é um ser que pode guiar aqueles que necessitam ajudar a encontrar a direção certa no mar e dessa forma ocorrer uma boa viagem. Mas, além disso, a viagem que pedimos por sua intercessão não precisa ser no sentido completamente literal. Alguns acreditam que ela ajuda a passar pelas viagens que vivemos em nossa vida diária, e que ela ajudaria a superar as “tempestades” que surgissem na vida, até levar a um local seguro que seria a devoção completa a Jesus.

No sentido figurado, a vida é como uma viagem no mar, onde há uma frequência de momentos belos, e ao mesmo tempo, tempestades e momentos difíceis, e nessa viagem os astros podem nos guiar assim como eles podem nos guiar no mar. Aqui os astros são representações de nossa crença, o que pode levar a aproximar Nossa Senhora dos Navegantes de Estrela do Mar novamente. Com ela nos guiando, não é preciso temer os perigos do mundo e ameaças que podem levar ao naufrágio. Nossa Senhora dos Navegantes é então uma luz de esperança.

A relação com Iemanjá não deve ser descartada aqui, é possível associar as duas entidades e fortalecer a sua fé. Juntas elas protegem o mar e os rios, e também auxiliam na harmonia familiar, cuidam da vida dos casais, dos relacionamentos e casamentos, também protegem as novas vidas e as mulheres gravidas.

Ao pedir algo a Nossa Senhora dos Navegantes não esqueça de pedir proteção para aqueles que vivem em viagens no mar, pedir a proteção dos mares, que os seres humanos aprendam a cuidar da vida marítima. É possível também pedir amor farto em todos os aspectos de sua vida, abundância nos aspectos que lhe interessam, como nos negócios, no amor, na amizade, e harmonia nas suas relações sociais.

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei me em todas as minhas viagens.
Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada.
Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso.
As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer.
Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.”

Oração a Iemanjá

Oração a Iemanjá

Oração a Iemanjá

“Iemanjá, derramai vossos poderosos fluídos sobre todos nós. Que vossa misericórdia continue a se estender sobre todos os reinos. Que os fracos sejam protegidos pelos vossos braços e que os humildes sejam enaltecidos pelo ruído do mar. Que os movimentos das ondas transmitam muita paz e amor. Que os orgulhosos percam a arrogância e sintam como é bom ser bom, porque a maldade só nos torna pequenos perante o vosso reino, Senhora. Que os doentes recebam de vós, minha Santa Rainha, a cura para todos os males, através das emanações e de vossas vibrações e que nós sejamos purificados em vossas sagradas águas. Que a força do vosso reino seja para nós um escudo contra as más influências dos seres inferiores, pois ainda somos crianças no reino em que vivemos e mal o conhecemos. Que o vosso sagrado manto agasalhe todos os necessitados e traga o vosso calor de Santa Mãe, que vós sois. Senhora tende piedade de tantos que, como eu, vos invocamos neste momento sublime.

Atendei-nos em nossos pedidos. Senhora Rainha do Mar e para tanto deixamos nossas suplicas na sétima onda do vosso mar. Assim seja”

Oração de São Bernardo em relação a Nossa Senhora dos Navegantes

Oração de São Bernardo

Oração de São Bernardo

“Vós todos, quem quer que sejais, seja o que for que sentirdes hoje, em pleno mar, sacudidos pela tormenta e pela tempestade, longe da terra firme, mantende os olhos na luz dessa estrela para evitar o naufrágio. Se se levantarem os ventos da tentação, se vires aproximar-se o escolho das provações, olha para a estrela, invoca Maria! Se te sentires sacudido pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência ou do ciúme, eleva os olhos para a estrela, invoca Maria. […]

Se te sentires perturbado pela enormidade dos teus pecados, humilhado pela vergonha da tua consciência, assustado pelo temor do julgamento, se estiveres a ponto de naufragar nas profundezas da tristeza e do desespero, pensa em Maria. No perigo, na angústia, na dúvida, pensa em Maria, invoca Maria!

Que o seu nome nunca saia dos teus lábios nem do teu coração. […] Seguindo-a, não te perderás; rezando-lhe, não desesperarás; pensando nela, evitarás enganar-te no caminho. Se Ela te agarrar
pela mão, não te afundarás; se Ela te proteger, nada temerás; conduzido por Ela, ignorarás a fadiga; sob a sua proteção, chegarás ao objetivo. E compreenderás, pela tua própria experiência, como são verdadeiras essas palavras: ‘O nome da virgem era Maria’4”5.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.