Lenda do Padre Roque Gonzales e Coração

Quem foi o Padre Roque Gonzalez?

O homem de nome Roque Gonzalez de Santa Cruz nasceu já completamente inserido em meio à fé e aos costumes relacionados ao cristianismo, em uma época em que essa crença estava com bastante força em toda a Europa, praticamente. Ele nasceu no ano de mil quinhentos e setenta e seis, em Assunção.

O que também acabou contribuindo para a sua carreira, que iremos especificar posteriormente nesse texto, foi o fato de a família em que Roque Gonzales nasceu, era extremamente destacada nos âmbitos social e político, o que favorece a manutenção de costumes tradicionais. Seus pais tinham como nome Maria de Santa Cruz e Bartolomeu Gonzales de Valverde, sendo que Roque era um dos dez filhos desse casal. Enquanto a maioria dessas crianças cresceram e se tornaram grandes nomes políticos e com bons cargos administrativos, apenas Roque e mais um de seus irmãos decidiu fazer parte do sacerdócio cristão.

Como Se Deu O Interesse De Roque Por Essa Carreira?

No ano de mil quinhentos e oitenta e oito, na própria cidade de Assunção mesmo, houve a visita de alguns padres que pertenciam à chamada Companhia de Jesus e, ali, começaram a realizar alguns trabalhos que estavam relacionados com a chamada Ordem Religiosa da época, que tinha como função e como objetivo, basicamente, levar a religião às pessoas e fazer com que elas se convertessem ao Catolicismo.

Isso porque nessa região ainda havia uma inúmera quantidade de pessoas, principalmente pertencentes à etnia indígena guarani, que não eram católicos, o que fazia com que esses padres se empenhassem ainda mais em sua missão. Observando isso, Roque começou a se interessar pelas atividades dos sacerdotes que visitavam Assunção, começando a frequentar a Igreja de maneira mais periódica, se tornando, por fim, um coroinha dos padres da Companhia de Jesus.

Além disso, Roque fazia questão de sempre ajudar os índios guaranis, o que fez com que todos notassem desde sempre a sua benevolência e caridade. O que acabou contribuindo para que isso ocorresse também apresenta caráter familiar, visto que a mãe de Roque apresentava um parentesco com os índios guaranis, tanto que eles costumavam se comunicar na língua guarani periodicamente. Essa grande proximidade de Roque com os guaranis promoveu uma enorme facilidade na catequização dessa população indígena.

Um Pouco Mais Sobre a Carreira De Missões De Padre Roque Gonzales

Apresentando todo esse histórico, Roque acabou, de fato, dedicando a sua vida à Igreja Católica. A partir do momento em que se tornou Padre, realizou diversas missões para a promoção do catolicismo e para a catequização de cada vez mais fiéis para a Igreja.

Além disso, como já era de se esperar, o Padre Roque Gonzales continuou de maneira firme e representativa, a auxiliar as populações indígenas, não apenas se restringindo à população de indígenas da etnia guarani, o que acabou fazendo a diferença positivamente na vida dessa população que tanto foi explorada pelos colonizadores.

Por todos os seus feitos, no ano de mil novecentos e noventa e oito, por meio de uma visita do Papa João Paulo II no Paraguai, o Padre Roque Gonzales foi canonizado, uma vez que já havia sido beatificado no ano de mil novecentos e trinta e quatro, juntamente com outros dos que foram chamados de Os Três Mártires das Missões. Sendo assim, Roque Gonzales acabou se tornando o primeiro santo de nacionalidade paraguaia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.