História de Santa Léia

O que se sabe a respeito de Santa Léia se deve ao testemunho de um dos seus amigos mais queridos, o erudito São Jerônimo. Com vocação para servir ao próximo, Léia, nasceu como uma romana nobre por volta do ano 370. De acordo com os poucos registros de sua vida é possível identificar que Leia tinha tudo para ser uma mulher rica com uma vida confortável, mas que resolveu atender ao chamado da sua vocação dedicando-se a fazer o bem.

Nobreza

Leia era uma mulher nobre que devido a esse fato empreendeu um casamento que a tornou ainda mais rica e bem posicionada na sociedade. Contudo, logo após seu casamento ficou viúva. Se tivesse seguido pelo caminho mais lógico, o de aproveitar o tanto que seu finado marido a havia deixado bem financeiramente, certamente nesse momento você não estaria lendo a respeito de sua história.

Inclusive nesse momento, Léia, recebeu uma proposta de casamento que para a época era considerada irrecusável. O nobre Vécio Agorio Pretestato que era cônsul romano e prefeito de Roma pediu Léia em casamento, porém, ela recusou. Os dois faleceram no mesmo ano, 384. A recusa se deu pelo fato de que Léia sabia que seu coração clamava por seguir o caminho da abnegação junto a Deus.

Pingente de Santa Léia

Pingente de Santa Léia

Mudança de Vida

Antes mesmo de se casar, Léia, já tinha o desejo de dedicar sua vida a cuidar do próximo. Não demorou para que após ter ficado viúva ela encontrasse uma maneira de dar outro sentido para sua vida. Léia era muito próxima a uma abadessa chamada Marcela que teve a ideia de fundar na casa da primeira uma comunidade de monjas. Foi a partir de então que Léia passou a conviver com as irmãs e participar de suas orações.

A mudança de vida foi completa, Léia, trocou seus grandiosos e luxuosos aposentos por uma pequena cela em que podia se dedicar as suas penitências e orações. A comunidade era formada por irmãs que vinham de todas as partes e Léia pode concretizar seu desejo de ajudar os mais necessitados.

Caridade

A caridade é um traço bastante marcante da vida religiosa de Santa Léia, logo que iniciou sua vida entre as irmãs vendeu os seus lindos e caros vestidos – tendo adotado como vestimenta um hábito feito a partir de um saco rústico – doando o dinheiro para os mais pobres além de ter passado a vida toda realizando – por escolha própria – as tarefas mais simples do mosteiro.

Santa Léia

Santa Léia

Quando ajudava os mais pobres fazia questão de fazer isso de maneira discreta para não receber elogios por suas atitudes. Por ser um exemplo para as demais monjas, Léia, foi eleita a madre superiora do mosteiro, posição que ocupou até o dia do seu falecimento. A religiosa foi um exemplo de bondade, sabedoria e humildade.

O falecimento de Santa Léia se deu no ano de 384 e o pouco que se conhece de sua história se deve aos registros deixados por escrito por São Jerônimo em cartas trocadas com a abadessa Marcela, não há muitos detalhes sobre Léia porque ambos a conheciam sendo assim ele procurou enaltecer as suas virtudes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.