Curiosidades Sobre Dom Bosco

Conhecido sob a alcunha de ‘Pai e Mestre da Juventude’, Dom Bosco, está no hall dos santos modernos e tem uma bela história de luta pela educação dos menos favorecidos. Nascido no ano de 1815, na Itália, ficou órfão de pai aos dois anos de idade, tendo sido criado por sua mãe Margarida num lar humilde. Desde criança ele se ocupava de levar a palavra de Deus para os meninos menos favorecidos buscando lhes causar uma boa influência.

Ordenou-se sacerdote no ano de 1841, em Turim, e dedicou sua vida para ajudar jovens revoltados e que não tinham perspectivas de futuro. Tem em seu histórico a fundação de duas importantes congregações, a dos padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora, que tem como objetivos oferecer ensino para meninos e meninas carentes. A seguir você conhecerá algumas curiosidades a respeito de Dom Bosco.

Curiosidades Sobre Dom Bosco

Santo

Dom Bosco foi proclamado santo no ano de 1934, o Papa João Paulo II, o aclamou como ‘Pai e Mestre da Juventude’. A sua principal obra foi ajudar a desenvolver a ideia do ensino preventivo para evitar que a juventude sem oportunidades enveredasse pelo caminho do crime.

Padroeiro de Brasília

Muitos não sabem, mas o pároco e santo italiano que nunca visitou a América do Sul, é o padroeiro de Brasília, a nossa capital federal. O motivo para a escolha foi um sonho que o religioso teve em 1883, ele se viu visitando o continente sul-americano e depois de passar por diversos lugares se viu numa região entre os paralelos de 15’ e 20’ onde um anjo lhe disse que observasse aquele ponto que era uma espécie de ‘terra prometida’ e que teria uma riqueza impossível de conceber. Esse sonho foi mencionado desde o início da construção de Brasília.

SDB

No ano de 1859, São João Bosco, deu início a Congregação Salesiana, que teve aprovação do Papa Pio IX no ano de 1874. O principal objetivo da instituição vinculada a Igreja Católica que passou a ser chamada de salesianos de Dom Bosco (SDB) é evitar que jovens carentes em situação de risco tornem-se problemas sociais. A congregação é formada por irmãos que fazem votos de pobreza, castidade e obediência.

Inspiração em Sua Própria Vida

O desejo de transformar a vida de jovens sem oportunidades nasceu em Dom Bosco motivada pela sua própria história, pois ele mesmo foi um jovem carente. Tendo nascido num lar humilde e sem ter seu pai para prover o sustento encontrou forças na palavra de Deus para se manter no caminho da retidão. No ano de 1826 fez a sua primeira comunhão e deu início aos seus estudos em 1828. Ingressou no seminário ao completar 20 anos e se ordenou sacerdote em 1841. Foi depois de sua ordenação que se transferiu para Turim.

Filhas de Maria Auxiliadora

A partir de 1863 a oficina dos salesianos começou a acolher meninas órfãs sob a supervisão de Padre Domingos Pestarino. Num dado momento Dom Bosco sugeriu que fosse criada uma congregação somente para as meninas no dia 5 de agosto de 1872 que recebeu o nome de Filhas de Maria Auxiliadora. A primeira superiora dessa instituição foi Maria Mazzarello.

Beatificação e Canonização de Dom Bosco e a História Italiana

A beatificação de Dom Bosco aconteceu em 1929 junto com a Concordata de São João de Latrão entre o Reino da Itália e a Santa Sé. Não foi uma coincidência, o Papa Pio XI permitiu que a beatificação de Dom Bosco ajudasse a promover a imagem de Mussolini, pois acreditava que ele era um homem da providência. No entanto, quando percebeu os rumos que a Itália havia tomado sob o comando do ditador fascista escrever encíclicas condenando tais ideologias. Quando Dom Bosco foi canonizado, em 1934, já havia outro clima entre a Igreja e o estado italiano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.