Carisma dos Salesianos de Dom Bosco

O sacerdote italiano Dom Bosco nasceu sob o nome de João Melchior Bosco e dedicou a sua vida a ajudar crianças e jovens carentes a encontrar um futuro melhor através da educação. Uma de suas bandeiras foi a promoção do ensino profissionalizante para indivíduos que não tinham nenhuma oportunidade na vida. Foi fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos e cofundador da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Dom Bosco ensinou a todos com quem conviveu e a todos que se espelham em seu exemplo que o mais importante é oferecer a oportunidade de felicidade para o próximo para que se possa construir a verdadeira felicidade pessoal. A vida é um presente de Deus e assim deve ser entendida. João Paulo II aclamou Dom Bosco como “Pai e Mestre da Juventude”. O sacerdote foi canonizado.

A Trajetória de Dom Bosco

Filho de Francesco Bosco e Margherita Occhiena, a segunda esposa, Melchior tinha um irmão mais velho do primeiro matrimônio do pai nasceu no pequeno povoado de Castelnuovo Don Bosco no dia 16 de agosto de 1815. Aos dois anos de idade ele perdeu seu pai e a vida que já era humilde ficou ainda mais difícil. Vindo de uma infância pobre, Dom Bosco, sabia melhor do que ninguém o quanto era complicado para os jovens carentes não enveredar pelo crime.

Desde cedo à religiosidade fez parte de sua vida tendo feito a primeira comunhão no ano de 1826 e iniciando os seus estudos em 1828. Aos 20 anos, em 1835, entrou para o Seminário de Chieri sendo ordenado sacerdote em 1841 transferindo-se para Turim. Observando o grande número de jovens sem família na Itália no contexto da revolução industrial preocupou-se em desenvolver um planejamento de educação preventiva.

A Primeira Casa Salesiana

Milão contava com uma obra assistencial chamada oratório em que os jovens carentes recebiam ocupações de lazer, catequese e educação desde 1809. No ano de 1841 Turim passou a contar com um oratório também fundado pelo padre Giovanni Cochi. Inspirado por essas iniciativas Dom Bosco fundou também em 1841 mais um oratório em Turim que recebeu o nome de Oratório de São Francisco de Sales, essa foi a primeira casa salesiana.

A Fundação dos Salesianos

Dom Bosco enfrentava alguma oposição dentro da própria Igreja Católica devido a sua amizade estreia com muitos políticos influentes, algo que ameaçava a hierarquia da instituição religiosa. Como a pauta da separação do Estado e da Igreja estava em alta o religioso compreendeu que precisaria desenvolver uma estratégia para conseguir fundar a associação de auxílio aos jovens carentes com que tanto sonhava.

A solução veio de uma ideia do ministro Umberto Ratazzi que lhe disse para criar uma associação que tivesse moldes civis e que aos olhos do Estado estivesse mais próxima a ele enquanto que aos olhos da Igreja estivesse mais próxima dela. Depois de uma consulta ao Papa Pio IX ele deu seguimento ao seu plano criando no dia 18 de dezembro de 1859 de fundação da Sociedade de São Francisco de Sales.

No ano de 1862 os primeiros salesianos fizeram votos de castidade, obediência e pobreza. O trabalho no começo era feito no modelo dos oratórios, contudo, com o passar do tempo foi aumentando o seu raio de alcance atendendo também as demandas de colégios e escolas católicas dedicadas a meninos carentes. Foi em 1872 que Maria Domingas Mazzarello fundou junto com Dom Bosco a Congregação Filhas de Maria Auxiliadora voltada a cuidar de meninas carentes.

Salesianos Cooperadores

A primeira forma como essa congregação foi organizada incluindo padres, irmãos e leigos não satisfez a Igreja Católica uma vez que todas as organizações desse tipo deveriam ser compostas apenas por religiosos. Foi por isso que 1876 Dom Bosco criou a Associação dos Salesianos Cooperadores que permitia a inclusão de leigos. Homens e mulheres que desejavam colaborar com a educação dos jovens carentes podiam fazê-lo.

A Atualidade do Carisma de Dom Bosco

O trabalho de Dom Bosco para que todos os jovens pudessem ter acesso a educação e oportunidades profissionais é muito atual pelo fato de que uma grande parcela da população ainda está exposta a riscos sociais por suas condições de vida. Mais do que criar opções para esses jovens é importante estar disposto a trilhar o caminho com eles. Enveredar pelo caminho errado muitas vezes é bem mais fácil e visto como a única opção para muitas pessoas que nascem e crescem sem acesso a educação.

Canonização

Dom Bosco foi canonizado em 1929 com a aprovação do Papa Pio XI.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.