Barbara Maix Frases

Em 6 de novembro de 2010, a bem-aventurada Barbara Maix, foi beatificada, a religiosa de origem austríaca teve desenvolver um trabalho muito bonito no Brasil sendo inclusive uma das fundadoras da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Ao longo de sua vida repleta de dificuldades, a freira, sempre manteve a esperança em dias de horizonte mais azul e uma palavra de conforto para aqueles que a cercavam. Conheça mais sobre a história da beata e ilumine sua fé com algumas de suas frases mais famosas.

Biografia de Barbara Maix

Barbara nasceu no dia 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria, sendo filha do funcionário público e posterior criado doméstico do imperador Ferdinand no Palácio de Schönbrunn, Joseph Maix e sua segunda esposa Rosália Mauritz. Embora tivesse uma função de destaque como camareiro do imperador, Joseph não tinha muitos recursos financeiros. Alguns dos irmãos de Barbara faleceram devido a desnutrição e outras moléstias.

A própria Barbara tinha uma saúde muito debilitada como uma consequência do Tifo e de uma série de privações pelas quais passou na sua infância. Ao completar quinze anos a futura religiosa já estava órfã de pai e mãe. Sozinha no mundo com mais cinco irmãs e tendo sido despejada da casa da família, a jovem Barbara, fez um curso de corte e costura para que pudesse atuar como modista.

A Religiosidade

Mesmo vivendo numa situação muito complicada a jovem encontrava tempo para dedicar às orações na igreja. A pregação dos padres redentoristas abriu a mente de Maix para a necessidade de se empenhar mais para ajudar na solução de problemas sociais gravíssimos pelos quais passava Viena. Uma das ideias que não lhe saía da cabeça era a de fundar uma congregação religiosa que se dedicasse ao imaculado coração de Maria.

Seguindo por esse caminho, em 1843, ela conseguiu abrir uma pensão que aceitava moças que estivessem desempregadas. Juntamente com o padre redentorista João Nepomuceno Pöckl, Barbara, conseguiu reunir um grupo de 17 jovens inicialmente. Em 1848 com 21 jovens integrando o grupo, Barbara e o padre Pöckl, se viram obrigados a abandonar Viena pelo advento da revolução liberal que perseguia a Igreja Católica.

Barbara Maix e o Brasil

Barbara Maix Junto a Várias Crianças em Uma Imagem Ilustrativa

Barbara Maix Junto a Várias Crianças em Uma Imagem Ilustrativa

Barbara, o padre Pöckl e as jovens do grupo iam para a América do Norte quando viram aportar no porto de Hamburgo um navio com destino ao Brasil. Compreendendo como um sinal de Deus, Barbara e seus companheiros de viagem embarcaram rumo a um país desconhecido para construir a sua linda obra religiosa. No dia 9 de novembro de 1848 o grupo desembarcou no Rio de Janeiro com fome, sem recursos e sem falar uma palavra de português.

As 22 integrantes do grupo foram recebidas pelas Irmãs Concepcionistas, a pedido do Bispo do Rio de Janeiro, Dom Manuel do Monte Rodrigues de Araújo. Durante seis meses as jovens se prepararam e então emitiram seus votos sendo que Babara Maix recebeu o nome religioso de Madre Maria Bárbara da Santíssima Trindade. Desde o início a beata sentia um chamado especial para ajudar os mais necessitados e pobres.

Congregação do Imaculado Coração de Maria

Quando as 22 jovens fizeram seus votos religiosos já ficou estabelecida juridicamente a Congregação do Imaculado Coração de Maria. Madre Barbara e suas companheiras enfrentaram inúmeras dificuldades, era uma época com alta taxa de orfandade haja vista que havia epidemias de várias doenças e a Guerra do Paraguai. No ano de 1854, a congregação, foi designada para assumir um orfanato em Niterói. Houve alguns atritos internos causados pela discordância de parte da diretoria do orfanato com a congregação.

Após esse episódio a congregação foi designada para assumir um Recolhimento, lugar que recebia crianças nascidas fora do casamento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foi criada uma conspiração contra madre Barbara que acabou sendo injustamente destituída de sua função de superiora da congregação. Em 1870 a religiosa partiu para o Rio de Janeiro, mas fez questão de dizer que perdoava a todas as que a haviam caluniado. No retorno a cidade maravilhosa a religiosa assumiu a direção de uma Escola Doméstica dedicada a atender mulheres jovens órfãs.

O Falecimento de Madre Barbara Maix

Aos 54 anos de idade, no dia 17 de março de 1873, a religiosa, faleceu no Rio de Janeiro devido a complicações de sua frágil saúde, ela sofria de asma e problemas cardiovasculares. Nesse dia a religiosa se sentiu mal e então sentou numa cadeira que sempre utilizava quando tinha crises de asma. Com um sorriso tranquilo nos lábios deixou nosso plano.

As irmãs que a haviam acusado injustamente em Porto Alegre haviam se retratado em cartas datadas de 1872 para o imperador e as autoridades eclesiásticas retirando todas as acusações contra Madre Barbara. As correspondências foram mantidas em segredo para que as irmãs que a haviam acusado não fossem humilhadas.

Milagre de Barbara Maix

O processo de beatificação de Barbara Maix teve início no ano de 1993 sendo que suas virtudes heroicas foram reconhecidas em 2008 e seu milagre aprovado em 2010. O milagre atribuído a madre diz respeito a cura completa do menino de quatro anos de idade, Onorino Ecker, que sofreu queimaduras de terceiro grau em 10 de julho de 1944, no interior do estado do Rio Grande do Sul. A recuperação reconhecida como milagrosa pelos próprios médicos se deu após a família organizar uma novena para a religiosa.

Frases de Barbara Maix

Confira algumas frases proferidas por madre Barbara Maix no decorrer de sua vida iluminada pelo bem que fez aos que a cercavam.

– “Após as horas sombrias chegam as horas alegres”

Nunca devemos nos deixar abater, uma mensagem vinda de uma religiosa que nunca abaixou a cabeça, mesmo quando suas próprias companheiras de congregação se voltaram contra ela.

– “Tenha ânimo e coragem, pois Deus vê a nossa luta!”

A forma como nos posicionamos diante dos desafios conta muito na forma como eles serão resolvidos.

– “O corpo somente tem vigor, porte e beleza quando os seus membros atuam em conjunto mútuo, o mesmo acontece com uma comunidade que somente se torna bela, vigorosa e poderosa quando tem o impulso do amor fraterno, doação mútua dos seus membros”

As grandes conquistas e transformações somente são obtidas quando todos se dão as mãos e trabalham juntos.

– “Deus jamais permitiria que fossemos iludidas em nossa confiança”

A fé deve ser sempre forte e a guia de todas as nossas ações.

– “Devemos mostrar com exemplos aquilo que ensinamos usando as palavras”

Não devemos pregar uma ideia e agir de maneira oposta. Nada ensina mais do que o exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.