Qual o Significado da Palavra Fé?

A palavra fé é bastante usada, mas, ainda assim, muitas pessoas acham difícil defini-la. O que é a fé, tal como descrito na Bíblia? Será que realmente funciona?

No Novo Testamento, a palavra fé é usada para traduzir a palavra grega pistis, que é o nome dado para uma crença com a ideia predominante de confiança, seja em Deus ou em Cristo. Resumindo, fé significa confiança, certeza e convicção.

Qual é a Definição de Fé?

A Bíblia contém uma definição clara da fé em Hebreus 11: 1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” Em termos simples, a definição bíblica da fé é confiar em algo que você não pode explicitamente provar.

Esta definição de fé contém dois aspectos: assentimento intelectual e confiança. Assentimento intelectual é acreditar que algo é verdadeiro. A confiança é, na verdade, baseada no fato de a algo é verdadeiro. Uma cadeira é, muitas vezes, usada para ajudar a ilustrar isso. Assentimento intelectual é reconhecer que uma cadeira é uma cadeira e concordar que ela é projetada para suportar uma pessoa que se sente sobre ela. A confiança é mostrada quando você se senta na cadeira.

Entender esses dois aspectos da fé é crucial. Muitas pessoas acreditam em certos fatos sobre Jesus Cristo. Muitas pessoas vão, intelectualmente, concordar com os fatos que a Bíblia declara sobre Jesus. Mas, apenas acreditar que esses fatos são verdadeiros não é o que a Bíblia define como “fé”. A definição bíblica de fé exige consentimento intelectual e confiança nos fatos. 

Acreditar que Jesus é Deus encarnado, que morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados e ressuscitou não é suficiente. Até os demônios creem em Deus e nesses fatos. Devemos confiar plenamente na morte de Cristo como forma de pagar pelos nossos pecados. Temos de “sentar na cadeira” da salvação de Jesus Cristo. Esta é a fé salvadora. A fé que Deus exige de nós para a salvação é a crença no que a Bíblia diz sobre quem é Jesus e sobre o que Ele realizou, confiando plenamente Nele para a salvação.

A definição bíblica da fé não se aplica apenas para a salvação. É igualmente aplicável ao resto da vida cristã. Se acreditamos no que a Bíblia diz, devemos, também, obedecê-la. Se acreditamos nas promessas de Deus, devemos viver em conformidade com elas. Se concordamos com a verdade dita na Palavra de Deus, devemos nos deixar transformar por ela.

Por que é que esta definição de fé é tão importante? Porque devemos confiar e concordar com os fatos? Porque “sem fé, é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11: 6). “Sem fé, não podemos ser salvos” (João 3:16). Sem a fé, a vida cristã não pode ser o que Deus quer que ela seja” (João 10:10). 

Exemplo de Fé no Novo Testamento

Um exemplo desta definição é encontrada em Mateus 9: 27-30, em que dois cegos pediram para que Jesus os curasse. Jesus primeiro lhes perguntou: “Vocês acreditam que eu sou capaz de fazer isso?” E a resposta deles foi: “Sim, Senhor”. “Então, Ele tocou os olhos, dizendo: Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm. E seus olhos foram abertos”.

Neste trecho da bíblia, a fé é mostrada como a certeza de que Jesus poderia curar os cegos. Ele também lhes deu a prova de que eles iriam receber o que pediram. Eles acreditaram, ou seja, eles já tinham fé antes que o pedido fosse atendido. 

Exemplo de Fé no Antigo Testamento

Outro exemplo de fé pode ser encontrado no Antigo Testamento, na passagem em que três amigos de Daniel que se recusaram a se curvar diante da estátua de ouro do rei Nabucodonosor. Aqueles que se recusavam a se curvar para a imagem, recebiam a ameaça de serem jogados vivos em um poço de fogo.

Os três jovens judeus, Hananias, Misael e Azarias, disseram: “Se for esse o caso, o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente, e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas, se não, fique sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses e nem adoraremos a sua imagem de ouro.” (Daniel 3: 17-18).

Eles não tinham a certeza de que Deus iria livrá-los da fornalha, salvando suas vidas, mas sua fé e confiança estavam presentes a todo o momento. Eles acreditavam que Deus os livraria porque estavam obedecendo seus mandamentos e não se curvaram para adorar quaisquer outros deuses. 

A Fé Sem Obras é Morta

O apóstolo Tiago, que era o meio-irmão de Jesus Cristo, escreveu em sua epístola sobre o que ele chamou de fé morta. A fé é morta é quando se acredita em Deus, mas não se obedece aos seus mandamentos.

Tiago passou a usar o exemplo de Abraão, que tinha fé, mas que também realizava obras, porque ele creu em Deus e obedeceu aquilo que Ele lhe mandou fazer. A verdadeira fé é mais do que apenas acreditar em Deus. Ela inclui agir de forma que se sirva a Deus e obedeça aos seus mandamentos.

A fé aumenta por meio da aproximação com Deus através da oração e do estudo da Sua Palavra, a Bíblia. Outra maneira de ter sua fé aumentada é lendo ou ouvindo exemplos de fé na Bíblia. Hoje, temos a Palavra de Deus completa em muitas traduções diferentes. A Bíblia é a palavra inspirada de Deus para a humanidade. Quando a lemos, a nossa fé (confiança e segurança) em Deus e Jesus Cristo aumenta e se torna cada vez mais forte.

O que é a fé? Para resumir, a fé é a confiança, segurança e confiança em Deus e em Jesus Cristo. A fé viva não é apenas acreditar que Deus existe. É demonstrar por uma atitude de obediência a Deus. Para que sua fé cresça cada vez mais, é preciso que você procure a Deus e se aproxime dele nas suas orações e atitudes. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.