Cristão Tube

O Cristianismo é, de longe, a religião com o maior número de adeptos no mundo. Com um número estimado em mais de 2,2 bilhões de seguidores por todo o mundo, o Cristianismo, segundo a história e a Bíblia, foi fundada por Jesus Cristo, entre os anos de 30 a 50 d.C, e, séculos depois, se transformou numa potência, sendo decisivo nas influências políticas e sociais por onde passava.

O Cristianismo possui três vertentes principais, que são a católica, a protestante e a ortodoxa, sendo a primeira delas a maior e com mais número de fieis. O Brasil, por exemplo, é o país com o maior número de católicos (curiosamente, a nação não adota qualquer tipo de religião oficialmente).

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a religião cristã, suas vertentes e, também, sobre o site Cristão Tube, que é um polo na internet ao que se refere à música cristã. Vamos lá?

O Cristianismo

Como já mencionando no início desse artigo, a religião cristã foi criada por Jesus Cristo, anos antes ou depois de sua morte, baseada na fé abraâmica e no monoteísmo, ou seja, que aceita somente um Deus como o centro de tudo, diferenciando-se das religiões gregas e egípcias, que aceitam mais de um deus para veneração. Iniciou-se sorrateiramente, como uma seita judaica – já que Jesus Cristo cresceu e foi criado seguindo os preceitos do judaísmo – até que, depois de um período onde foi perseguida e os seus seguidores, mortos por Roma, passou a ser a religião oficial do Império Romano, na época que o declínio do império começou.

Devemos destacar que, apesar de o cristianismo compreender vários dogmas a serem seguidas, as três vertentes se diferenciam um pouco em seus regimentos internos. Por exemplo, enquanto na católica se admite os santos e aparições de Nossa Senhora, no protestantismo, apenas Jesus e Deus são levados em conta. A Ortodoxa é a vertente mais conservadora das três, que valoriza as práticas rudimentares do Cristianismo.

Os fundamentos do Cristianismo se assemelham ao do Judaísmo e também ao do Islamismo, na qual todas pregam o monoteísmo, ou seja, acreditam em um só Deus (o nome de Deus pode variar de religião para religião, permanecendo o mesmo princípio). 

O Cristianismo e a Civilização Ocidental

Depois de ser uma religião proibida no Oriente Médio, durante a ofensiva romana, e passar a ser a religião oficial do Império – mesmo que seja perto da sua derrocada – o Cristianismo experimentou um grande crescimento por toda a Europa, e por uma parte do Oriente Médio. Durante muitos séculos, mais precisamente, dentre os séculos VI e XVII, o cristianismo era religião mais importante de todo o mundo. A Igreja Católica Apostólica Romana, que era a única vertente cristã existente, dominava tudo e todos, o modo de pensar, o modo de vestir e até mesmo o modo de se portar perante a sociedade.

Na época das Grandes Navegações, o que se deu no final do século XV e no século XVI evidenciou ainda mais a soberania cristão-católica que a instituição saboreava na Europa na idade média. Quando da chegada dos primeiros navegantes da Espanha e de Portugal às terras americanas, os achadores da nova terra, de imediato, perceberam que era necessário “educar” os nativos que aqui encontraram para se adequar aos padrões europeus. 

Para isso, foi fundada a Companhia de Jesus, que tinha como objetivo o envio de missionários jesuítas para as novas terras com o intuito de catequizar os indígenas a aceitarem a nova religião, mas sem abandonar seus costumes e o que os europeus chamavam de vícios (como andar nus, praticarem ritos e outras ações que não firam a honra da religião cristã, entre outros).

É curioso notar que, em certos casos, os indígenas é que educaram os europeus em alguns aspectos. O hábito de se banhar todos os dias vem dos indígenas, já que os europeus, por residirem em locais mais frios, somente encaravam a ducha em épocas mais frescas, ou seja, durante a primavera e o verão no hemisfério norte, por não haver, naquela época, um método de fazer com que a água ficasse quente. 

Como já mencionado no início desse artigo, o Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo, e isso advém dos tempos das Grandes Navegações, onde a riqueza histórica e cultural da religião no país pode ser notada em várias cidades que foram pano de fundo para os maiores acontecimentos da história na formação do país. No estado de Minas Gerais, por exemplo, são várias as cidades que carregam consigo um pouco do grande patrimônio que o período da mineração lhe propiciou. Várias são as igrejas em estilo barroco carregadas de ouro, pedras preciosas e imagens de santos com muitas centenas de vida.

Em outros lugares, também, muito se sentiu a presença do cristianismo. Nos Estados Unidos, a maior potência econômica e Militar do mundo, a religião oficial é a protestante, a segunda maior vertente do Cristianismo. 

Louvar a Deus Por Meio de Canções

Embora o Cristianismo tenha perdido um pouco de sua ascensão, a religião não deixou de ser uma das mais influentes do planeta. Prova disso é a figura do Papa, pelos católicos, que está representado por Jorge Mario Bergoglio, ou seja, o Papa Francisco.  Autoridade máxima da Igreja Católica, todas as atenções são viradas para lá diante de algum anúncio a ser feita ou notícia saída do Vaticano.

No Brasil, embora seja um país majoritariamente católico, os números indicam que o número de protestantes vem crescendo muito nos últimos anos e, em alguns anos, irá superar o número de católicos. Vários sãos os nomes que usam da voz para louvar a Deus por meio da música sacra ou da música gospel. E, para isso, foi criado o Cristão Tube.

Nesse site, considerado o “Youtube Cristão”, você vai encontrar vários vídeos que remetem a canções e jingles religiosos, bem como alguns dos clips de música gospel dos mais variados artistas. Ficou com curiosidade? Acesse o site e desfrute do melhor da música religiosa.

http://www.cristaotube.com.br/ 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.