Cao Dai

A religião conhecida como Cao Dai ou como Caodaísmo promove o sincretismo entre diferentes religiões como cristianismo, hinduísmo, islamismo, confucionismo e budismo. Trata-se de uma religião relativamente nova, surgiu em 1926 no Vietnã, atualmente tem cerca de 8 milhões de seguidores. Essa religião é monoteísta – tem apenas um Deus – que é referenciado como sendo o mesmo Deus adorado em outras religiões monoteístas.

A representação gráfica do deus Cao Dai é feita através de um olho esquerdo centralizado dentro de um triângulo. A nomenclatura oficial dessa religião é Đạo Đại Tam Ky Tél Độ, que tem como significado “a terceira grande amnistia religiosa universal”. O fundador dessa nova religião foi Ngô Văn Chiêu que vivia ao sul do Vietnã.

Como Nasceu a Crença do Caodaísmo?

O fundador dessa religião, Ngô Văn Chiêu, nasceu numa família camponesa com poucos recursos, no entanto, quando completou sete anos de idade foi morar com uma tia que tinha melhores condições financeiras. O jovem sempre demonstrou grande interesse pelos estudos especialmente aqueles ligados a religião. A base dos estudos religiosos de Chiêu conta com conceitos do confucionismo, espiritismo, taoísmo e tradições orientais de uma forma geral.

A carreira profissional do jovem prosperava tendo conquistado um cargo no governo francês na Indochina. No ano de 1919 já nessa função profissional, Ngô Văn Chiêu, alegou ter recebido uma importante mensagem do chamado se supremo Cao Dai. O recado lhe foi enviado por esse ser superior durante uma sessão mediúnica em que o jovem estava procurando respostas para ajudar a saúde da sua mãe a melhorar.

A Religião do Cao Dai

O início oficial dessa religião se deu no dia 7 de outubro de 1926 e tinha na figura de Ngô Văn Chiêu, o seu principal profeta. Uma curiosidade é que esse dia é também a data da invasão feita pelo Japão a Indochina. Como resposta a essa ofensiva foi formado um exército de membros do Cao Dai que passou a influenciar a política nacional.

Repressão Comunista

No ano de 1975 o Vietnã se tornou um país comunista e o movimento do caodaísmo foi reprimido devido a sua força política. Esse fato foi o que promoveu a expansão do movimento dessa religião para outras partes do mundo, pois muitos membros do caodaísmo se viram obrigados a deixar o Vietnã e procurar um novo lar sem nunca deixar as suas crenças para trás.

Quais São as Principais Crenças do Cao Dai?

Monoteísmo

A principal característica dessa religião é ser monoteísta, o que significa que acredita na existência de um único Deus a quem chamam de Cao Dai.

Representação de Cao Dai

Algo interessante de destacar a respeito do deus Cao Dai é que ele não possui gênero definido e que é representado como um olho esquerdo dentro de um triângulo, símbolo que está presente em todos os templos dessa religião.

Todos os seres possuem uma parte de Deus

De acordo com as crenças do caodaísmo primeiro existia apenas Cao Dai que então decidiu criar o universo e dessa forma dividiu-se em pedaços para dar forma ao nosso planeta, aos animais e a tudo o que conhecemos. Dessa forma cada ser vivo possui um pedaço de Deus em si.

Reencarnação e Karma

Como se trata de uma religião de caráter sincrético une as principais crenças de outras religiões. Dessa forma os adeptos do Cao Dai acreditam em reencarnação e também no karma. As ações de uma pessoa influenciam diretamente no seu futuro, quem age bem é recompensado.

Religião Pacífica

Algo muito importante de destacar sobre o Cao Dai é o fato de que essa religião é pacífica pregando a não-violência, o vegetarianismo e a adoração pelos antepassados.

Santo Victor Hugo

Para o caodaísmo Deus já esteve entre os humanos personificado em figuras que se mostraram importantes para a humanidade. Além da presença de Deus a religião também prega que algumas pessoas que marcaram a história seriam na verdade santos como o escritor Victor Hugo. Joana d’Arc, Confúcio e até Jesus.

Os Três Grandes Períodos da Religião na História

Os seguidores do caodaísmo acreditam que a história religiosa está dividida em três períodos chave. O primeiro desses períodos teve início no ano de 2.500 a.C quando foi fundado o Judaísmo e o Hinduísmo através da inspiração de deus. Passados mil anos surgiram outras religiões como o Confucionismo, o Budismo, o Cristianismo e o Islã que deram início ao segundo período.

Contudo, as mensagens das religiões citadas acabaram sendo corrompidas o que trouxe a necessidade da criação de uma religião de caráter universal. Foi exatamente por isso que Deus criou o chamado terceiro período da religião (Grande Anistia) em que surgiu o Caodaísmo que reúne as principais mensagens. O objetivo central era unir a humanidade e as crenças religiosas. A escolha pelo povo do Vietnã para disseminar essa nova religião se deu porque Deus teria percebido que se tratava de pessoas abertas para o novo.

Como São as Práticas do Caodaísmo?

Os adeptos do caodaísmo podem praticar a religião de duas maneiras que são a exotérica e a esotérica. Basicamente a forma exotérica pode ser definida como sendo a prática dos leigos, pois consiste apenas em levar uma vida com boas práticas evitando o mal e seguindo os cinco preceitos que fundamentais que são: não roubar, não matar, não usar substâncias intoxicantes, não cometer adultério e não usar palavras para agredir os demais.

A via esotérica é também conhecida como Chieu-Minh Vo Vi e se mostra muito rigorosa porque objetiva elevar a pessoa que escolhe viver por ela. Os adeptos dessa via seguem dieta vegetariana e praticam meditação. Os padres dessa religião seguem essa via. As atividades que dizem respeito a religião devem ser realizadas durante o dia, podem ser feitas em casa ou nos templos.

4 Cerimônias por Dia

Quem é adepto do Cao Dai deve praticar 4 cerimônias ao longo dia nos seguintes horários: 6h, 12h, 20h e 0h. Para quem não consegue realizar as quatro cerimônias o exigido é que realize pelo menos uma por dia. As cerimônias devem ser realizadas com um altar que é o centro do culto e deve estar numa posição central dentro de casa ou do templo. Os seguidores do Cao Dai se sentam diante do altar e recitam as suas orações.

O Templo do Cao Dai

A sede da religião fica na cidade de Tay Ninh na qual é possível visitar um templo de Cao Dai. Os templos dessa religião apresentam um estilo eclético que combina referências a diferenças crenças. O resultado é um templo bastante colorido e alegre, pois combina referências de dragões chineses com as padronagens e as cores das mesquitas. Tem uma grande variedade de símbolos estampando esses templos como dragões, flores entre outros. O espetáculo é ainda mais bonito quando os adeptos da religião estão fazendo suas orações no templo uma vez que vão vestidos com trajes coloridos.

Phap-Chanh-Truyen – Constituição por Escrito do Cao Dai

A organização dessa religião é bastante parecida com a da igreja católica e tem no chamado Phap-Chanh-Truyen a sua constituição escrita. Os textos dessa constituição teriam sido enviados para mensageiros da religião em sessões em que os mesmos entravam em transe. Na estrutura do Cao Dai tem padres, bispos, cardeais, arcebispos e até mesmo papa. Para as mulheres é permitida a ordenação, no entanto, elas não podem assumir o cargo de papa. Aliás, a religião não tem um papa desde 1934.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.