Umbanda

A Umbanda é uma região de origem brasileira, mas que conta com diversos elementos da cultura africana. Ela é resultado da mistura causada pelo tráfico de escravos africanos para o Brasil no início do século 20. Eles chegaram aqui já com suas crenças, porém se viram obrigados a se converter ao catolicismo. Então, as duas religiões acabarem se fundindo e dando origem à Umbanda como conhecemos hoje.

Continue acompanhando e saiba mais sobre a religião:

Curiosidades Sobre a Umbanda

1 – Além do catolicismo, a umbanda conta também com elementos da religião espírita, tradições indígenas e filosofias esotéricas.

2 – O criador da umbanda se chamava Zélio Fernandino de Moraes. Quando tinha apenas 17 anos ele foi a um centro espírita e lá se descobriu médium. Incorporou um espirito conhecido como Caboclo das Sete Encruzilhadas, que lhe disse que sua missão era trazer uma nova religião, que se chamaria umbanda, e que tinha como principal objetivo unir as famílias. Então, ele seguiu as palavras e passou a ser chamado de o Pai da Umbanda.

3 – Os eventos de incorporação de espírito da umbanda são chamados de giras, em uma referência ao movimento que as pessoas fazem com o corpo nesses encontros.

4 – A expressão macumba, usada de forma pejorativa para se referir às religiões afro-brasileiras, em especial a umbanda, na verdade se refere a um instrumento utilizado para acompanhar as músicas cantadas durante as giras. Se formos levar ao pé da letra o significado, chamar alguém de macumbeiro significa apenas que ele toca um instrumento bastante semelhante ao que conhecemos como reco-reco.

5 – Diferente de grande parte das religiões, na umbanda não há diferenciação entre os seus membros e todos são tratados de forma igual, sem levar em consideração a condição social, cor ou sexo.

6 – A razão pela qual os seguidores da umbanda utilizam velas em seus rituais nada mais é do que uma influência da religião católica. Os católicos sempre tiveram o costume de acender velas para os santos na hora de fazer orações e isso acabou influenciando os escravos, dando origem a este costume na umbanda. A diferença está no fato de que, na umbanda, as velas são usadas em diversas cores diferentes. Cada cor é usada para invocar uma entidade diferente.

7 – O atabaque é um instrumento extremamente importante e sagrado dentro da umbanda. Eles são usados nas incorporações de espíritos e existe um toque específico para cada tipo de ritual. Após usados, eles são envolvidos em lençóis especiais e são tratados com muito cuidado e respeito.

8 – É comum ouvirmos falar a respeito de Exu e Pomba-Gira de forma pejorativa, como se fossem entidades demoníacas. A verdade é que o primeiro representa o homem e a segunda representa a mulher. Ambos possuem características, digamos, divertidas e descontraídas.

9 – No dia 15 de novembro é comemorado o Dia da Umbanda, uma data que deve ser usada para conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecer a religião e, principalmente, de respeitá-la.

10 – Um dos grandes objetivos da umbanda é unificar os povos e não há razão para que as pessoas tenham medo de seus praticantes.

11 – Apesar de ser considerada uma mistura de crenças, que inclui matrizes africanas, a umbanda é considerada uma religião 100% brasileira.

12 – Grande parte dos chamados orixás são santos católicos, mas que ganharam um novo nome dentro da religião umbandista.

A Importância do Fim do Preconceito

Como se pode ver, a umbanda é uma religião como qualquer outra, com suas crenças e costumes, e não há razão para que as pessoas sintam medo ou discriminem seus seguidores. É preciso que as escolas ensinem essa parte tão importante de nossa história e de nossa cultura.

A falta de conhecimento é o principal ingrediente do medo, e, pior, do preconceito. Por isso, procure se informar e conhecer antes de formar a sua opinião. Ninguém é obrigado a acreditar em algo ou seguir uma religião, mas é muito importante respeitar.

Se você tem curiosidade sobre a umbanda e tem vontade de conhecer melhor a religião, procure por terreiros na sua cidade. Certamente será muito bem recebido, pois, como dissemos anteriormente, a umbanda é uma religião que tem como principal objetivo agregar as pessoas e recebê-las bem independente de qualquer coisa.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.