Religiões Politeístas

As religiões são muito ativas no mundo, atualmente. Mais de três mil delas existem no planeta, sendo que, desse enorme aglomerado, três se despontam como sendo as maiores doutrinas: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo, sendo a primeira delas a maior.

O cristianismo, por exemplo, possui mais de 2,2 bilhões de fiéis, divididos entre as suas três principais vertentes, que são o catolicismo, o protestantismo e a igreja ortodoxa. Mais uma vez, a primeira vertente dela é a mais difundida no planeta, pois foi a primeira a existir.

O cristianismo tem uma estrutura semelhante com as outras religiões, já que possui apenas um ser divino, que é Deus, no qual deve ser adorado e a ele atribuído todas as coisas do universo.

No entanto, tal sistema, que é chamado de monoteísta, não é unanimidade entre todas as religiões existentes. Muitas delas são chamadas de politeístas, por cultuarem não apenas uma figura divina, mas vários. E esse é o assunto do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o politeísmo, bem como algumas religiões que são adeptas desse sistema. Vamos lá?

O Politeísmo

O politeísmo, como já foi mencionado anteriormente, é um sistema no qual vários deuses são cultuados por quem é adepto da religião que adota tal sistema. Fica claro também que, apesar da existência de vários deuses, não é obrigatório a veneração de todos eles, cabendo a cada pessoa escolher um para ser devoto ou um grupo específico. Isso pode ser visto no jogo Age Of Mithology, lançado pela Microsoft no início da primeira década dos anos 2000. No jogo, você deve controlar povos gregos e egípcios, por exemplo, devendo escolher um deus da cultura de ambos para ser o “padroeiro” do seu vilarejo ou cidade. 

Tal sistema adotado no jogo assemelha-se com a realidade, visto que, muitos gregos e egípcios escolhiam um ou dois deuses de todos da sua cultura para venerarem, em cerimônias de oferenda ou festas.

Os deuses que fazem parte de tais culturas são todos provenientes da mitologia, podendo ela ser grega, egípcia, nórdica, entre outros. É importante salientar que, nas religiões que aderem o sistema politeísta, são aceitos tanto deuses, quanto deusas e, também, seres divinos que não tem um gênero sexual definido.

Anos antes do Nascimento de Jesus Cristo e a consequente fundação do Cristianismo, os povos, sobretudo gregos, acreditavam em vários deuses, que fazem parte da Mitologia Grega e do imaginário de muita gente ao redor do mundo. Não só os gregos, mas outros povos imaginavam que, aquelas pessoas que, em vida, praticaram algum ato corajoso, digno de admiração, como um soldado em uma guerra, ao morrer, viraria um deus. Nas estórias contadas sobre a mitologia grega, deuses e deusas, às vezes, relacionavam-se com seres humanos, conhecidos como mortais. Da relação, surgiram os semideuses, que é a mistura entre os seres mortais e os imortais que, no caso, são os deuses. 

Os deuses presentes no politeísmo são divididos por atribuições, geralmente relacionadas a alguma coisa presente no dia a dia do povo que tem uma religião politeísta adotada. São eles:

  • Deus da Morte
  • Seres Divinos Celestiais
  • Deuses/Deusas do amor e da luxuria
  • Deusas mães
  • Deuses/Deusas responsáveis pela criação das coisas
  • Deuses ou Deusas aquíferas
  • Deus da agricultura, da música, da chuva
  • Deuses/Deusas do amor e do vinho; entre muitas outras atribuições, sendo que a divisão politeísta era feita, naquela época, como teológica, psicológica, física, material ou mista

As Religiões Politeístas na História

Como já dito no início desse artigo, as religiões politeístas eram mais conhecidas na Grécia Antiga, vista como o berço da democracia e da filosofia do mundo, e no Egito, onde é grande a gama de deuses cultuados. Vamos conhecer um pouco mais de cada um.

Mitologia Grega

A mitologia grega é, talvez, a mais conhecida do planeta, visto que ela é sempre alvo de livros, filmes e jogos (Age of Mithology, citado no início desse artigo, é um exemplo do emprego da mitologia grega no mundo dos games).

A mitologia na Grécia se resume a 12 deuses principais, que, segundo o mito, estão localizados no Monte Olimpo. São eles : Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Deméter, Apolo, Ares, Afrodite, Hefesto, Afrodite, Dionísio  e Hermes. Havia mais uma deusa entre eles, chamada Héstia, que desceu do Monte Olimpo quando uma cadeira foi oferecida a Dionísio, que é considerado o deus do amor e do vinho. Hades, também um deus, muitas vezes é excluído da contagem, por conta de o mesmo residir no submundo, e não no monte, como os outros deuses. Todos os deuses mencionados tinham poderes, diferentes um dos outros. Por conta disso, a veneração deles variava de povos para povos.  De todos os deuses, Zeus é o mais importante, sendo o mais conhecido da mitologia grega.

Outro exemplo de jogo que é baseada na mitologia grega é a aclamada franquia “God of War”. Nele, Kratos, um semideus, é colocado para enfrentar as divindades gregas, inclusive Zeus. Foi um sucesso no Playstation 2, 3 e agora no Playstation 4, da Sony. 

Mitologia Egípcia

A Mitologia Egípcia é caracterizada, assim como a grega, pelo culto a várias personagens vistas como divindades, venerando-as e vivendo cada vez mais sob os seus preceitos. A mitologia egípcia é a mais difícil de ser estudada, por conta da falta de documentos deixados por parte dos egípcios, fazendo com que se dificulte o estudo das crenças e valores defendidos pelos egípcios.

São vários os deuses que compõem a mitologia grega, no qual podemos destacar a Ísis, Anúbis, Rá, Osíris, Seth, Nut, Amon, entre outras.

Além das religiões grega e egípcia, outras que adotavam o sistema politeísta são a Romana, as Ilhas Britânicas, a Escandinávia, Ibéria, e algumas regiões eslavas. Isso não impede que haja reconstruções dessas antigas religiões, como o Xamanismo, a Wacca, Xintoísmo, entre outros.

Enquanto a maioria dos pensadores antigos dizia que os deuses tinham grande influência na vida humana, Epicuro, um filósofo grego, dizia que os deuses nada mais eram que seres humanos, que não poderiam ser corruptos e eram felizes, não influenciando em nada na vida do povo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.