Religião Evangélica

O termo “Evangelismo” é bastante abrangente e inclui um grande número de tradições, denominações, organizações e igrejas protestantes. É derivada da palavra grega “euangelion”, que significa “boas novas”. Assim, a fé evangélica centra-se na boa notícia da salvação trazida aos pecadores por Jesus Cristo.

Antes de começarmos a falar sobre a religião evangélica, precisamos voltar para o início do cristianismo, que pode ser dividido em: católicos, ortodoxos e protestantes. O último grupo representa os seguidores da religião evangélica que conhecemos hoje.

Esses grupos tiveram três tipos de adeptos em algum momento de sua história:

  • 1 – Tradicionalistas: Que seguem um conjunto de tradições, mais do que apenas as encontradas na Bíblia.
  • 2 – Liberais: Eles criam suas próprias crenças, baseados em sua própria opinião.
  • 3 – Verdadeiros Crentes

Quem São os Verdadeiros Crentes?

  • Acreditam na trindade do único e verdadeiro Deus (Pai, ​​Filho e Espírito Santo)
  • Acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus e que é verdadeira.
  • Acreditam que Maria, sendo uma virgem, foi concebida pelo Espírito Santo e deu à luz o Senhor Jesus Cristo.
  • Acreditam que toda a humanidade pecou e que o pecado separou o homem de Deus.
  • Não deseja continuar a viver um estilo de vida de pecados.
  • Creem que Jesus morreu na cruz para tomar sobre Si o castigo pelos nossos pecados.
  • Creem que Jesus ressuscitou dos mortos.
  • Acreditam que Jesus oferece a vida eterna a qualquer um que tiver fé n’Ele.
  • Terão a vida eterna, porque creem no Senhor Jesus Cristo como Salvador.
  • Desejam viver em obediência a Deus.

Não são apenas os evangélicos que podem ser verdadeiros cristãos, existem também católicos, protestantes e ortodoxos que o são. Mas não são todos os católicos, protestantes e ortodoxos que são verdadeiros cristãos. Isso porque muitos nasceram em famílias seguidoras dessas religiões e continuaram nelas apenas por causa da tradição, mas apenas por costume e não por uma vontade verdadeira. Outros, dentro desses grupos, têm criado suas próprias crenças religiosas baseadas, principalmente, no que parece certo para eles.

Alguns católicos, protestantes e ortodoxos são verdadeiros crentes porque têm fé em Jesus Cristo. Eles acreditam que Ele morreu na cruz e ressuscitou dos mortos para salvá-los. Arrependeram-se de seus pecados e confiam que Jesus Cristo irá perdoá-los e salvá-los da condenação eterna. Esta verdadeira fé resulta em uma vida transformada.

Todos os cristãos, sejam evangélicos ou não, devem fazer uma autoavaliação de sua própria vida. Apenas ir até a igreja nunca vai salvar ninguém. A salvação é um ato de fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Os Grupos Evangélicos

Entre os grupos protestantes, muitos se voltaram mais para o tradicionalismo e o liberalismo. Então, os que buscam manter-se fieis às características tradicionais, passaram a se autodenominar fundamentalistas. Para eles, é importante que os evangélicos não se esqueçam de alguns princípios básicos fundamentais:

  • A verdade encontrada nas Escrituras
  • O nascimento virginal e a divindade de Jesus
  • A ressurreição corporal de Jesus
  • A autenticidade dos milagres de Cristo
  • Por último, algo que não é unanimidade entre todos os fundamentalistas, mas no qual muitos creem, que é a segunda vinda de Cristo ao mundo

Na medida em que o movimento fundamentalista começou a se concentrar no conceito de separação de todos os que não tinham as mesmas ideias, parte deste grupo de fundamentalistas não queria adotar uma abordagem de isolamento, então eles começaram a chamar-se evangélicos e se distanciaram do título de fundamentalistas.

As Doutrinas Evangélicas

Os evangélicos, em geral, têm muito em comum, mas ainda assim são divididos por doutrinas. Embora todos eles aceitem a autoridade da Bíblia, eles a interpretam de maneiras diferentes e são essas ideias que acabam formando grupos dentro da religião evangélica.

Alguns batizam crianças, outros apenas adultos, alguns falam em línguas, enfatizam o trabalho social, etc. Há também divergências em relação ao papel e comportamento da mulher, como ter que usar apenas saias ou vestidos longos e cabelos compridos, não poderem se tornar pastoras, entre outras.

É importante que esta “divisão” sirva apenas para que cada um possa frequentar uma igreja que melhor condiz com as suas ideias. Mas que não seja uma barreira entre os evangélicos.

Crenças da Religião Evangélica

Como falamos anteriormente, dentro da religião evangélica existem alguns grupos que se dividiram com base em ideias diferentes. Entretanto, de um modo geral, existem algumas características que são comuns a todos os grupos. Algumas dessas crenças são:

Bíblia: Acreditam que ela é a Palavra de Deus e deve ser seguida a risca para alcançar a vida eterna.

Deus: Acreditam que Deus é o criador do universo. Pai, Filho e Espírito Santo são um só.

Jesus: Os evangélicos creem que Deus, o Filho, veio ao mundo como um homem para morrer na cruz em nome de todos. Um sacrifício sem pecado em nome da humanidade.

Perdão: Os evangélicos acreditam que o perdão dos pecados é concedido somente para aqueles que o recebem pela fé. Ele deve ser recebida como um presente, porque toda a glória pertence a Cristo.

Arrependimento: Para os evangélicos, o arrependimento dos pecados é fundamental para a sua salvação.

Obras: Eles acreditam que fazer boas obras é a resposta de gratidão ao perdão de Deus.

Herança Divina: Para os evangélicos, a verdadeira herança divina é a reconciliação e a amizade com um Deus Santo, que é habitado pelo Espírito Santo e vida eterna.

Fatos Sobre a Religião Evangélica

1 – O número de evangélicos aumenta a cada dia: Os evangélicos foram o único segmento do cristianismo que teve um crescimento significativo nos últimos anos. O número de evangélicos cresceu cerca de dois milhões de 2007 a 2014.

2 – Os Evangélicos São o Único Grupo Cristão Que Tem Mais Novos Adeptos do Que Pessoas Abandonando a Religião: Apenas cerca de 8,4% deixaram o cristianismo evangélico nos últimos anos, enquanto 9,8% se juntaram a religião.

3 – Os Evangélicos Estão Se Tornando Cada Vez Mais Etnicamente Diversos: A porcentagem de evangélicos que não são brancos aumentou de 19 para 24%.

4 – A Religião Evangélica Cresceu Entre os Latinos: Entre os hispânicos, a quantidade de evangélicos aumentou de 16 para 19%.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.