Religião e Sociedade

A Religião é um dos assuntos que mais rende polêmica no mundo atualmente. Isso porque existem várias delas pelos quatro cantos do planeta (contabilizado um total de 3 mil religiões existentes no mundo, fato este que pode contribuir para as polêmicas) e muitos são os conflitos motivados por entraves entre as doutrinas.

A influência de tais seitas na vida da sociedade é outro assunto para lá de polemizado. Isso se deve aos constantes atos de violência envolvendo o fanatismo religioso, fato este que leva a morte de várias pessoas inocentes.

Neste artigo, vamos debater um pouco mais sobre a influência religiosa que existe entre o meio social nos tempos mais arcaicos até os mais contemporâneos. Além disso, iremos ver também sobre as religiões com maior número de adeptos no mundo.

A Religião Desde os Primórdios da Sociedade

Desde a invenção da escrita, há mais de três mil anos antes do nascimento de Cristo, muito se falava em seres de ordem superiores e divindades, que julgavam controlar todas as ações terrestres, começando pela luz do sol a até mesmo a movimentação dos rios em seus leitos, por exemplo. Prova disso é a atribuição a esses fenômenos a responsabilidade de um determinado deus. É por conta disso que, em alguns povos, cultuava-se o deus Sol, a deusa Água, o deus Ar, entre outros.

Não podemos afirmar, com clareza, a existência de religiões de períodos que antecedem a invenção da escrita, por causa da não detecção de elementos que possam comprovar que a sociedade daquela época praticava ritos ou tinham crenças. Entretanto, isso pode ser comprovado mais adiante, com a evolução das pesquisas tanto arqueológicas quanto de ordem histórica.

Com a evolução humana, foi possível a inscrição de forma legível, sobre os costumes e tradições de um determinado povo. Podemos comprovar isso através dos desenhos feitos nas pedras de cavernas ou rochedos, as quais recebem o nome de pintura rupestre. Nesses desenhos, são retratados fatos e acontecimentos do cotidiano daquelas pessoas, onde podem estar retratados, por exemplo, a caça, a pesca, plantações, danças, enfim, costumes próprios daquela época. 

Mas, foi somente com a escrita que os rituais religiosos começaram a aparecer.  Foram muitas as inscrições encontradas relatando rituais, crenças e também mitos envolvendo algum deus ou divindade superior.  Desde os anos que antecederam o nascimento de Cristo até os dias de hoje, muitas seitas e doutrinas surgiram, cada qual com suas regras e deveres.

Podemos destacar uma religião que exerceu enorme influência na vida da sociedade, desde os primeiros séculos depois de Cristo, passando pela Idade Média e chegando a alguns anos antes do século XX: a Igreja Católica.

Uma vertente do Cristianismo, o catolicismo, de início, era perseguido por outras religiões, tratando todos aqueles que se submetiam a seguir tal religião de uma maneira nada humana. Somente depois, com o início do declínio do império romano, é que a ICAR (sigla de Igreja Católica Apostólica Romana) começou a crescer e a se tornar uma importante instituição no meio social. 

Depois do poderio adquirido pela Igreja, a mesma passou a influenciar, e muito, na vida da sociedade, juntamente com a nobreza e as autoridades da época. Tamanha era a sua influência, que todas as decisões, mesmo elas sendo do Estado, deveriam ser analisadas pela Igreja e terem o seu aval. Naquela época, o pagamento de indulgências era comum, bem como a compra de “pedaços” no paraíso, para onde os cristãos têm crença de ir depois que morrerem.

E, assim, perdurou por muitos séculos, até que o protestantismo entrou em cena, em meados da Idade Média. Martinho Lutero, um sacerdote, não concordando com algumas regras da Igreja resolveu se afastar e criar a Igreja Protestante, que é remetida hoje às Igrejas Evangélicas. A partir daí, iniciou-se o declínio da Igreja Católica, mas que não a impediu de ainda ser uma instituição de renome e influência. Atualmente, cerca de 30% da população mundial (para ser mais exato: 2,2 bilhões de pessoas) são adeptas do catolicismo, e as decisões que acontecem no Vaticano, sede oficial da Igreja que fica em Roma, na Itália, são notícia em toda a imprensa, nacional e, obviamente, internacional. 

A Religião e a Sociedade

Como podemos perceber nos parágrafos anteriores, a religião tem uma grande influência não só na vida das pessoas, mas também nas decisões políticas e – não muito – nas relações econômicas.

Nos tempos atuais, também podemos ver vários conflitos entre países envolvendo seitas e doutrinas. Por exemplo, os ataques terroristas que comumente acontecem no Oriente Médio e em países da África, na maioria das vezes, têm origem em desavenças religiosas.

Por conta disso, várias campanhas já foram lançadas por várias entidades religiosas, com o propósito de dar fim ao fanatismo religioso, dando espaço a todos as religiões e aos fiéis de cada uma delas. 

Como já dito anteriormente, o Cristianismo experimentou um declínio depois da Idade Média, com as revoluções e a fundação da Igreja Protestante por Martinho Lutero. O que é mais conflitante é que a sede da Igreja Católica está localizada justamente no continente – Vaticano, Roma, na Itália – ou seja, um dos berços da religião católica. Todavia, em países da América e da África, o crescimento do Catolicismo, bem como das outras vertentes cristãs, continua a todo vapor.

Especialistas sugerem que esses locais serão os novos pólos das religiões cristãs. No Brasil, por exemplo, está localizado o maior templo mariano de todo o mundo: o Santuário Nacional de Aparecida, ou Basílica de Aparecida, que está localizada na cidade de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo.

As Maiores religiões presentes no mundo são o Cristianismo e o Islamismo. O Cristianismo, como se sabe, foi uma religião fundada por Jesus Cristo, e tem a Bíblia como sua orientadora, já que nela contém toda a palavra e todos os mandamentos de Jesus Cristo. Já no Islamismo, o Alcorão é o livro sagrado de tal religião. Além disso, Maomé é considerado por eles como o último profeta divino, diferentemente do Cristianismo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.