Igreja Ortodoxa

O conceito de Igreja Ortodoxa pode parecer um pouco confuso para algumas pessoas que não conseguem identificar qual é a diferença entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. Antes de qualquer coisa é necessário esclarecer que a Igreja Ortodoxa é uma igreja cristã, mas como o seu nome mesmo sugestiona se trata de uma igreja com base mais rígida.

Um dos motivos que causa certo conflito entre a igreja católica e a ortodoxa é o fato que a segunda diz que é a igreja que possui a doutrina correta. A base da crença ortodoxa conta com princípios sistemáticos em que estão inclusos conhecimentos científicos também. O conceito contrário ao dessa igreja é o heterodoxia.

O Surgimento da Igreja Ortodoxa

Para entender as diferenças entre as igrejas católica e ortodoxa é interessante voltar um pouco no tempo e entender o surgimento da última. Essa igreja surgiu da primeira grande divisão no Cristianismo que recebeu o nome de Cisma do Oriente. O momento em que ela surgiu foi o século IX. A divisão aconteceu por uma série de razões.

Roma foi escolhida como a sede da Igreja Católica depois que os apóstolos Pedro e Paulo faleceram, pois foi lá onde eles foram martirizados. Devemos atentar para o fato de que nessa época, primeiros séculos depois de Cristo, Roma não somente era a sede da Igreja Católica, mas também a capital do Império Romano. No ano de 330 a sede do império foi remanejada para Constantinopla que fica no Oriente.

A divisão começou quando em 396 o então imperador Teodósio dividiu o império romano em dois para que pudesse deixa-lo para seus dois filhos. Roma passou a ser a capital do Ocidente e Constantinopla a do Oriente. Segue então uma história de conquistas em que o império romano do ocidente entra em decadência, mas ainda mantém a sua supremacia religiosa mantendo a sede oficial da Igreja sendo o local em que o Papa reside.

O Duro Golpe na Igreja Católica

Em paralelo a decadência do ocidente, o império romano do Oriente, se manteve forte e passou a se chamar Bizâncio. Os bizantinos viviam em conflito, pois tinham diversas tradições pagãs, mas se viam cada vez mais envolvidos pelas questões religiosas. Em muitos casos os bizantinos privilegiavam os conceitos pagãos o que batia de frente com a igreja de Roma que mantinha sua retidão na fé. Como os bispos e demais religiosos do Oriente dependiam demasiadamente do imperador permitiam que condutas heréticas fossem seguidas. Os conflitos com os religiosos de Roma cada vez mais aumentava, pois os ocidentais questionavam essas condutas enquanto os religiosos do oriente desejavam mais poder dentro da Igreja.

Então aconteceu a ruptura entre a igreja do Oriente e a igreja do Ocidente, para se ter uma ideia foram mais de 200 anos de rompimento. Durante esse momento os imperadores do Oriente foram responsáveis até mesmo por atos violentos contra papas do Ocidente. Devido a uma série de outros conflitos o povo do oriente passou a entender que poderia existir somente um império cristão da mesma forma que existe apenas um Deus.

Cisão de 1054 – A Cisão Definitiva

Embora acima tenhamos relatado uma série de questões históricas que acirraram os ânimos entre os impérios romanos do Oriente e do Ocidente, tendo até mesmo um rompimento, a verdadeira cisão que deu origem a Igreja Ortodoxa se deu em 1054. A ascensão do Império Romano Germânico com a dinastia dos Otos (962) foi mal vista pelos orientais e cada vez mais as relações estavam estremecidas entre Oriente e Ocidente.

O objetivo de manter uma igreja no Oriente era difundir o cristianismo nessa região, mas com o passar do tempo as diferenças culturais e o desejo de ter supremacia em sua Igreja por parte dos orientais fez com que ocorresse um distanciamento de Roma. No ano de 1054 o questionamento da autoridade papal se tornou ainda mais enfática de maneira que o então Papa Leão IX excomungou o patriarca Miguel Cerulário uma vez que este não aceitou a interferência de um enviado do ocidente. Com isso se deu o cisma e surgiu a Igreja Ortodoxa com suas próprias regras.

Igreja Ortodoxa – A Igreja de Oposição

Para os ortodoxos a sua é a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo e ela faz oposição a igreja católica do ocidente. Exatamente por isso é que essa igreja pode ser chamada de Igreja Cismática de Oposição a Igreja Latina.

Igreja Ortodoxa X Igreja Católica – As Diferenças

O Poder do Líder Máximo

Para a Igreja Católica o Papa é o líder máximo que deve ser seguido fielmente, ele é que tem o poder de decisão. Já para os ortodoxos a principal figura na hierarquia é o Patriarca que tem como função manter a igreja unida, mas que não tem o mesmo poder que o Papa possui. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa.

A Cruz

Outra diferença que podemos observar entre as duas igrejas é em relação a sua cruz. Uma cruz ortodoxa possui três barras, a de cima foi adicionada para conter a inscrição INRI (que significa Jesus de Nazaré). A outra barra que foi adicionada é para os pés de Jesus, pois para os ortodoxos os pés foram mantidos separados durante a crucificação e não unidos como para os católicos.

Castidade

Essa é certamente a principal diferença que podemos identificar entre as duas igrejas. Para os católicos o voto de castidade é obrigatório para padres e bispos enquanto que para os padres ortodoxos é opcional. Já para os bispos ortodoxos é obrigatório.

Calendário

Para os católicos usam o calendário Gregoriano que tem 365 dias. Já os ortodoxos o calendário oficial é o Juliano que possui 378 dias (13 dias a mais).

Imagens

Na Igreja Católica não há nenhum tipo de restrição as estátuas de santos, nas igrejas Ortodoxas existem apenas representações em forma de pintura, nada de estátuas.

A Quaresma

Para os católicos a quaresma dura 40 dias e para os ortodoxos o período de quaresma é de 47 dias.

Comemoração de Natal

Para os católicos o natal é comemorado no dia 25 de dezembro, para os ortodoxos essa comemoração acontece no dia 7 de dezembro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.