Centro Dharma

Poder encontrar a sua paz interior é essencial para conseguir estar em paz com o mundo ao seu redor e com as pessoas. No Centro de Dharma da Paz Shi De TchöTsog é possível mergulhar nos estudos filosóficos e na prática do budismo tibetano. Trata-se de uma associação religiosa que não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o budismo e o desenvolvimento da Cultura da Paz.

A fundação do Centro Dharma se deu em 1988 sob a reponsabilidade de mestre budista tibetano S. E. Lama GangchenTulkuRinpoche. A base da atuação dessa associação são os ensinamentos de BuddhaShakyamuni em que as pessoas são mobilizadas, sensibilizadas e inspiradas a agir mais plenamente em relação as demais pessoas e ao mundo que as cerca.

O Budismo Tibetano

Conhecido por outros nomes como lamaísmo ou budismo vajrayana, a vertente tibetana do budismo, se caracteriza por práticas de meditação baseados em intrincados rituais que incluem leituras de Saddhanas (nome dos textos litúrgicos dessa religião) assim como o manuseio de instrumentos musicais específicos.

Um dos grandes diferenciais dessa vertente do budismo é a sua ligação íntima com a arte por meio de belas esculturas e pinturas bastante elaboradas. Também é válido ficar atento as ordens monásticas em que a relação construída entre lamas e alunos configuram um dado relevante.

Dalai Lama

Embora o budismo tibetano não esteja organizado na forma de uma instituição possui representação na importante figura de Dalai Lama. Faz parte da vertente conhecida como maaiana. Dentre as principais escolas desse tipo de budismo estão Kagyu, Nyingma, Sakya e Gelug que é a escola do próprio Dalai Lama. 

Lamaísmo

Você com certeza já ouviu falar a respeito de lamaísmo, o nome usado para identificar o budismo tibetano, mas sabe de onde ele vem? Sua origem está no tibetano Lama que significa “mestre” ou então “superior” que se refere aos monges tibetanos que dentro da hierarquia são os mestres superiores.

O uso do termo lamaísmo começou a ser feito pelos europeus que estudavam a religião como uma maneira de fazer diferenciação com o budismo indiano. Alguns especialistas em budismo são contrários ao uso de diferentes nomenclaturas para fazer essa distinção uma vez que entendem que ela não existe na prática.

Doutrina e Popular

Assim como diversas outras religiões, o Lamaísmo, conta duas vertentes que são o de doutrina e o popular. Nessa doutrina que tem como base a filosofia da tradição do Mahaiana não se encontra tão forte a presença de magia. Porém, no culto popular é possível verificar a existência de inúmeras divindades, tem um viés mágico.

É curioso perceber que a doutrina em si não é tão conhecida pelas pessoas em geral quanto as manifestações populares. Bem provavelmente por isso que existe uma espécie de exagero em relação ao seu caráter mágico. Esse desconhecimento pode atingir também as práticas monásticas. 

Conheça Um Centro Dharma

Depois de ter conhecido um pouco mais a respeito do budismo tibetano também conhecido como lamaísmo é interessante que você conheça um centro Dharma. O Centro de Dharma da Paz Shi De TchöTsog está localizado na Rua Apinagés, 1861 em Sumaré, São Paulo (SP). Para facilitar saiba que esse local fica a apenas cinco quadras da estação de metrô Vila Madalena.

Os contatos para quem se interessou em conhecer esse centro Dharma são o e-mail info@centrodedharma.com.br e o telefone (11) 3871-4827. A loja presente no centro funciona de terça a sexta das 13h às 21h e aos sábados das 15h às 18h30. A secretaria do espaço atende de terça a sexta das 10h às 19h e no sábado das 14h30 às 19h. Pode ser um passeio bem interessante para quem deseja encontrar a sua paz interior.

Noite dos Iniciantes

Para que novos interessados em frequentar o centro Dharma possam se familiarizar com as atividades é realizada uma noite dos iniciantes. Pode ser bom ir ao centro numa dessas noites para ter a chance de entender melhor como funciona a religião budista tibetana bem como o sistema do próprio centro. Estar aberto para novas perspectivas na vida é sempre positivo, pois nos mostra que existem outras possibilidades. 

Loja Centro Dharma

O centro em questão conta com uma loja em que é possível adquirir produtos ligados a religião budista. Quem desejar pode inclusive adquirir os seus itens preferidos através do próprio site. A loja é uma forma de despertar o interesse de mais pessoa para o trabalho que é feito nesse centro.

Conhecimento e Iluminação

Quem chega a um centro Dharma está em busca de algo e encontra o que estava procurando quando aprende a olhar para dentro de si e compreender melhor a filosofia por trás do budismo. O autoconhecimento é essencial para se possa encontrar respostas para questões que você nem sabia que estava se fazendo.

O budismo se caracteriza por ser uma fonte de conhecimento profundo, quem deseja entender melhor precisa estar pronto para muita leitura e claro para ser iluminado. A meditação é uma maneira de entrar em contato com o seu eu interior e então ter uma visão clara de tudo o que precisa mudar na sua vida para conseguir estar em paz consigo mesmo e com o que está a sua volta. 

Cultura da Paz

Um dos conceitos mais fortes do budismo é a cultura da paz, trata-se de uma consequência do autoconhecimento. Chega um momento em que você está tão perto de si mesmo que compreende de uma forma muito intensa que uma relação de paz com o entorno é o que fará toda a diferença para a sua vida daquele ponto em diante.

Uma religião que se caracteriza e que sempre é lembrada por ter esse foco na promoção da paz, algo assim de nenhuma forma pode não ser positivo, não é mesmo? Conhecendo um centro Dharma você poderá ter um contato mais intenso com essa religião bem como com as práticas do budismo dentre as quais estão à meditação.

Então que tal reservar um tempo da sua vida para conhecer um centro Dharma próximo a você? Uma aventura rica em cultura já está garantida, pode ser que você encontre muito mais do que isso. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.