Brincadeiras para Grupo de Oração Infantil

As crianças descobrem o mundo através das brincadeiras e por isso mesmo estratégias que estejam focadas no lúdico tem muito mais chances de se tornarem um conhecimento fixado na mente dos pequenos. A dica para quem está buscando evangelizar crianças é realizar com o grupo brincadeiras que através da descontração transmitam a mensagem desejada. A seguir listamos algumas opções de brincadeiras para grupo de oração infantil.

Dicas de Brincadeiras para Grupo de Oração Infantil

Brincadeira de Batata Quente

A batata quente nessa brincadeira simboliza o pecado, as crianças devem ser dispostas em círculo e a batata quente deverá ser passada de mão em mão enquanto todos cantam: “Por hoje não, por hoje não, por hoje não…Pecou!”. Quando chegar a palavra “pecou” a brincadeira para e aquele que estiver com a batata quente em mãos deve sair da roda. A brincadeira termina quando restar apenas um. A mensagem é a de que aquele que peca precisa confessar o pecado e por isso sai da roda enquanto o que não peca é o vencedor.

Brincadeira Tomé, cadê a sua fé?

Essa brincadeira parece com as de detetives que costumam prender a atenção das crianças. A ideia é simples, escreva em pedaços de papel o nome de Jesus e de Tomé, nos demais escreva apenas apóstolo. Dobre os papéis e faça com que cada criança pegue um descobrindo assim o seu papel.

Posicione as crianças num círculo, a criança que tirou o papel de Jesus deverá piscar discretamente para aqueles que acredita ser apóstolos. Quando um apóstolo receber a piscada deverá dizer alto: “Jesus está presente e vivo no meio de nós”. Cabe a Tomé descobrir quem está representando Jesus, afinal ele só acredita quando tem provas. No caso de Tomé identificar quem é Jesus ele deverá dizer para essa pessoa: “Mestre, é você mesmo!”.

Se Tomé estiver errado e a criança for um apóstolo aquele que representa Jesus deverá dizer para todos: “Tomé, cadê a sua fé?”. Então a brincadeira recomeça com um novo sorteio de papéis. Essa brincadeira ajuda a contar a história de Tomé e explicar que a fé não precisa estar ligada somente ao que podemos ver.

Brincadeira do Barco Bíblico

Para quem está tentando ensinar as passagens da Bíblia para os pequenos recomendamos essa brincadeira chamada de Barco Bíblico. Faça com que as crianças sentem no chão em forma de roda e enquanto toca uma música passem um barco de papel entre elas. O coordenador da atividade deverá pausar a música e quem estiver com barco deverá sortear uma pergunta a respeito da Bíblia e responder. A ideia é fixar conhecimentos então não deve haver recriminação se a criança não souber responder.

Brincadeira Noé, Posso Entrar?

Uma brincadeira que ajuda a contar a história do dilúvio e da barca construída por Noé de acordo com as instruções de Deus. O coordenador da atividade deverá distribuir entre as crianças cartões com o nome de diferentes animais. Cada um representará o animal que está no seu cartão. Será necessário ter alguém para representar Noé, pode ser um adulto ou uma das crianças.

As crianças que representam os animais devem ser posicionadas lado a lado no fundo da sala enquanto Noé fica a frente. As crianças/bichos devem perguntar: “Seu Noé posso ir? Quantos passos?” ao que Noé responde, por exemplo, “Elegante 3 passos”. A criança que representa o elefante dá 3 passos em direção a Noé imitando o animal.

O objetivo é que todas as crianças cheguem a arca, para que a brincadeira tenha um bom ritmo é interessante dizer ao Noé que distribua bem os passos evitando que alguns cheguem muito antes que os outros. Pode ter ainda uma frase coringa para todas andarem como “5 passos para a bicharada” em que cada um dá 5 passos imitando o bicho que representa.

Brincadeira Dança das Cadeiras ao Contrário

A ideia dessa brincadeira não é eliminar aqueles que não conseguem sentar quando a música para e sim fazer com que as demais crianças ajudem os que ficaram sem lugar para sentar. Se você tiver um grupo de 10 crianças crie uma roda de 6 cadeiras viradas para fora e coloque uma música para tocar. Quando a música parar todos devem tentar sentar, quem ficar sem cadeira deverá ser posicionado pelos colegas.

Pode ser sentando no colo de alguém, espremido no meio de dois colegas, a forma não importa, porém, todos devem se sentar. Conforme a brincadeira avança o número de cadeiras vai sendo reduzido e assim chegará um momento em que haverá apenas um lugar para sentar e todos deverão fazer esforço para que os participantes estejam agrupados.

A brincadeira busca mostrar que a fé é uma comunidade em que devemos sempre procurar meios de ajudar aos nossos irmãos, especialmente nos momentos de dificuldade.

Brincadeira o Pastor Reconhece as suas Ovelhas

Para essa brincadeira posicione as crianças num círculo e coloque um dos pequenos no centro da roda com os olhos vendados por um lenço. A roda deverá girar para qualquer lado e então quando a criança do centro bater o pé deve parar. A criança vendada aponta para um jogador e este deverá dizer: “Jesus é o meu pastor”.

O objetivo é que a criança que está no centro reconheça a voz do colega e diga quem ele acha que é. No caso de errar tem mais duas chances, se ele acertar a criança que foi descoberta passa a ocupar o seu lugar no centro da roda.

Brincadeira do Avião

Para essa brincadeira escolha uma das crianças que será o míssil e assim estará destacada das demais que devem ficar dispersas no ambiente. Ao sinal do coordenador da atividade a criança que é o míssil sai correndo atrás dos colegas imitando um avião.

Quando o míssil se aproximar dos demais eles podem parar num pé só e com os braços abertos imitando um avião, enquanto estiverem nessa posição não poderão ser apanhados. Se o míssil conseguir tocar numa criança que não esteja na posição de avião está deverá substituí-lo. A mensagem dessa brincadeira é que a imitação de Deus é sempre positiva e pode tirá-lo de situações ruins.

Gostou dessas sugestões de brincadeiras para grupo de oração infantil?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos e Materiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.